Como avaliar e contratar uma empresa de TI

A busca por uma empresa de TI para prestação de serviços especialistas é um projeto que deve ser levado a sério. Afinal, mais do que contratar uma empresa que irá prestar suporte de TI, estamos falando do estabelecimento de uma parceria.

É preciso avaliar aspectos técnicos, mas também de relacionamento, além da postura do fornecedor no mercado, sempre visando estabelecer uma parceria assertiva e focada em resultados.

A seguir, veja 5 coisas que você deve analisar na hora de contratar uma empresa de TI:

1- As certificações da empresa de TI

As certificações são as garantias de que o fornecedor é especializado nas soluções tecnológicas que oferece. Quanto mais certificações a empresa tiver, significa que ela tem pessoal especializado e segue os padrões de boas práticas para a prestação do serviço.

As certificações internacionais também mostram que a empresa está preparada para te ajudar a enfrentar os desafios tecnológicos que o seu negócio enfrenta.

2 – Os clientes referência

Todos os bons fornecedores estabelecidos no mercado têm casos de sucesso para contar. Certifique-se de que você terá acesso a uma lista de clientes referência, para quem você possa ligar para fazer perguntas sobre o fornecedor que está avaliando.

Se possível, visite os clientes e tenha uma conversa pessoal, entendendo quais eram os desafios deles antes de contratar aquele serviço e se estão satisfeito. Se o forncedor tiver clientes com perfil similar ao seu, um tanto melhor, pois você poderá se identificar com os desafios deles e ter a certeza de que está diante de resultados que podem ser úteis para você também.

3 – A qualidade do atendimento

Bom relacionamento é um fator fundamental para iniciar uma parceria com um fornecedor. Repare na velocidade do atendimento dos vendedores, na atenção dada pelo pessoal que lhe atende ao telefone etc. Se você reparar que há gargalos no relacionamento, já é um bom motivo para ficar alerta. Todas as empresas que prestam bons serviços, incluindo o suporte de TI, têm excelente atendimento.

4 – As boas práticas e a capacitação da equipe

Procure conhecer a equipe do fornecedor de TI, veja se há por parte do empregador uma preocupação com a capacitação de seu pessoal e se os profissionais estão atualizados com as boas práticas do mercado – para isso é interessante envolver alguém do seu departamento de tecnologia para avaliar os detalhes técnicos.

Uma equipe bem gerida e motivada, com certeza poderá lhe prestar um serviço de qualidade. Do contrário, é motivo para se preocupar.

5 – A entrega de soluções completas

Certifique-se de que fornecedor de serviços de TI que você está avaliando entrega serviços completos baseados em pessoas, processos e tecnologia. Este trinômio é decisivo na atualidade, pois as empresas, cada vez mais, precisam atrelar seus resultados aos bons profissionais, a processos enxutos e assertivos e com o apoio da tecnologia.

Desconfie de fornecedores que são excelentes tecnicamente, mas têm deficiência na gestão de pessoas e não têm processos bem definidos para a prestação dos serviços.

Estas dicas te ajudaram? Você está em busca de um fornecedor de serviços TI? Conte pra gente nos comentários!

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