Entenda porque o outsourcing de TI é uma tendência que sua empresa deve adotar

A terceirização de serviços já é um processo vivenciado por muitas empresas há algum tempo. E este modelo de trabalho, também pode – e deve – ser aderido quando o assunto é Tecnologia da Informação (TI).

Seja para iniciar ou dar continuidade a um projeto, ampliar os negócios ou automatizar as rotinas organizacionais, sua empresa precisa acompanhar as tendências tecnológicas. Falando nisso, você já sabe o que é outsourcing de TI? Ainda não? Pois leia nosso post e saiba porque a sua empresa precisa adotar esta prática já!

Mas afinal, o que é Outsourcing de TI?

Quando você opta por terceirizar a gestão e controle dos sistemas de Tecnologia da Informação de sua empresa, você está contratando um serviço de Outsourcing de TI. Se a sua organização tem um volume muito grande de processos comunicacionais, e não possui profissionais suficientes para atender a toda esta demanda, tal contratação é essencial para o sucesso de seu negócio.

Para não ter que construir um setor de TI, muitas empresas entendem que é mais viável a contratação de um destes serviços de maneira terceirizada. Além dos benefícios financeiros, este tipo de trabalho permite uma melhor utilização e desempenho das atividades nesta área.

Saiba quais são as vantagens de implantar este sistema

Inúmeras são as vantagens para as empresas que aderem ao Outsourcing de TI. Uma delas está na garantia de ter uma gestão eficiente do sistema, que possibilita maior segurança, eficiência e funcionalidade, tudo isso por meio de uma equipe altamente qualificada e treinada na execução das mais inovadoras ações do ramo. Além disso, a manutenção e restauração de sistemas é muito mais eficiente, pois conta com toda a infraestrutura da empresa que presta o serviço.

Outro ponto relevante é que este tipo de operação permite a redução de custos organizacionais, pois não necessita que a empresa tenha setores especializados em Tecnologia da Informação. Com isso, é possível prever facilmente quais as despesas com esta tecnologia e, assim, fazer outros investimentos igualmente importantes.

Como e quando contratar um sistema Outsourcing?

O primeiro passo antes de contratar um sistema Outsourcing de TI é entender a real necessidade de sua empresa. Para isso, identifique e avalie as oportunidades. Verifique quais são os processos críticas neste setor, o que precisa ser feito e aprimorado. Em seguida, delineie qual o seu cenário atual e alinhe suas projeções futuras com o outsourcing.

Em seguida, procure uma empresa qualificada, que ofereça soluções em Tecnologia da Informação e atenda às demandas de desenvolvimento, análise e otimização de estruturas organizacionais. Adiante, prepare o processo de transição, caso sua organização já possui um deste departamento. Se for este o caso, ordene os processos e informe a todos os profissionais o que irá acontecer. Isso minimizará possíveis resistências a este novo sistema e ajudará na colaboração de todos.

Iniciadas as mudanças ou a nova implantação, acompanhe todo o processo. Avalie o desempenho do prestador de serviços e, sempre que julgar necessário, faça com ele todos os alinhamentos.

Você entendeu como é importante ter um Outsourcing de TI na sua empresa? Ficou com alguma dúvida sobre este assunto? Comente abaixo que ajudaremos a esclarecer todas as suas questões!

Assine nosso canal para receber
conteúdos relevantes para o seu negócio.