O que é uma infraestrutura de TI modernizada?

Muito se fala em novas ferramentas e tendências na área de tecnologia da informação, mas alguns gestores ainda têm dúvida sobre qual delas é a mais adequada. Por causa disso, alguns profissionais ainda se perguntam o que é uma infraestrutura de TI modernizada e qual é o momento propício para realizar mudanças nessa área. A resposta é depende. Infelizmente não há uma regra pronta ou um modelo que possa ser seguido por todas as empresas. Mas um fator é certo: modernizar a infraestrutura de TI da organização pode sanar gap’s na estrutura.

Alguns benefícios vindos da modernização da infraestrutura de TI são mais detectáveis e prováveis de acontecerem em qualquer empresa, como aumento do desempenho de dispositivos físicos (servidores, por exemplo) e diminuição do consumo de energia. Além disso, uma estrutura nova e com padrões atuais traz segurança para a diretoria já que equipamentos obsoletos não estão preparados para proteger a empresa contra ataques virtuais. Nesse caso, há a necessidade de buscar soluções avançadas de firewalls e antivírus atualizados. A modernização também pode gerar oportunidades de capitalização, pois confere competitividade à empresa.

Por onde começar o processo de modernização?

Agora que você já sabe os benefícios de uma infraestrutura de TI modernizada, está na hora de escolher a solução correspondente às reais necessidades da sua empresa. Vamos começar?

Busque excelência operacional

Novos recursos de Hardware e Software maximizam a eficiência operacional e oferecem mais segurança para sua empresa. Faça uma pesquisa de mercado antes de escolher aquela que será responsável pela implantação ou mesmo modernização de um sistema.

Forneça serviços modernos

Cogite soluções em nuvens públicas, privadas ou híbridas para fornecer serviços sob medida de acordo com sua demanda de serviços. Como já abordamos aqui no blog, a computação em nuvem (Cloud Computing) traz diversos benefícios, como redução de custos, escalabilidade de infraestrutura, evolução tecnológica e mobilidade. Essas características (principalmente a escalabilidade) são fundamentais para que o retorno sobre o investimento seja maior do que com a infraestrutura anterior, que pode ter se tornado obsoleta.

Crie novas oportunidades de negócio

Tendências são quase sempre bem-vindas. Não são todas as vezes porque depende muito dos objetivos e perfil do seu negócio. Não adianta nada fazer investimentos milionários em “bugigangas” que não trarão valor ou benefícios a sua empresa, não é mesmo? Isso não quer dizer que você tenha que fazer cara feia para tudo o que vier de novo ou o que é apontado pelos especialistas como a revolução dos tempos. É preciso primeiro conhecer a solução e saber exatamente onde ela será inserida e por quê. Só depois disso recomendamos buscar novas ferramentas. Um grande exemplo de tendência que se tornou realidade para quase a totalidade das empresas é o Big Data e as interações e serviços na web. Esse tipo de serviço parece se encaixar em todas as empresas que mantém presença online, já que armazena e analisa dados importantíssimos para a elaboração de estratégias mais assertivas.

Entendeu por que uma infraestrutura de TI modernizada pode ser o que faltava para o seu negócio? Se ficou com alguma dúvida ou tem sugestões de temas, por favor deixe um comentário.

Assine nosso canal para receber
conteúdos relevantes para o seu negócio.