Como é possível reduzir paradas na produção, com a gestão da infraestrutura de TI?
25/05/2022Guia do suporte de TI para indústrias: elimine as falhas da sua produção
06/06/2022Se você tem uma empresa, com certeza já ouviu falar sobre os serviços de TI. Isso porque, essa é uma solução que atende a infraestrutura como um todo.
A transformação digital é uma verdade que, sobretudo, promove o desenvolvimento competitivo e, é claro, o crescimento do negócio. Por isso, é parte do papel do gestor garantir a manutenção da infraestrutura tecnológica da empresa.
No entanto, para atingir o melhor resultado, é preciso ter um ótimo conhecimento no assunto. E foi por isso, que criamos essa matéria.
Continue a leitura e descubra sobre os erros tecnológicos que sua empresa deve ter agora. Além disso, quais são os 3 grandes problemas da indústria, que essa solução é capaz de solucionar.
Danos que a falta dos serviços de TI pode trazer para sua empresa
Nós assistimos a evolução tecnológica dia após dia. Por isso, é muito comum que as empresas não acompanhem esse movimento com a mesma velocidade.
De todo modo, a falta de atualização de um dispositivo, software ou qualquer outro componente da infraestrutura de TI, pode trazer falhas para a sua produtividade. Entre elas:
- Falhas na cibersegurança;
- Atraso ou falta de backup;
- Gargalos no planejamento de TI.
Correções da infraestrutura feitas pelos serviços de TI
Comunicação interna comprometida
É muito comum que os setores de TI sejam uma ilha ao centro da empresa. E esse fator limita a comunicação entre as áreas.
Esse limite, além disso, faz com que os outros setores não reportem as melhorias necessárias para otimizar os processos. Apenas com uma comunicação interna eficiente e ativa, é possível ter uma resposta rápida às falhas, além da implantação de novas soluções para atender as tarefas de cada setor.
Processos ineficientes da gestão de TI
Deixar que o setor de TI seja visto apenas como um serviço de manutenção da infraestrutura é, acima de tudo, perder tempo e dinheiro.
Mesmo porque, o setor de TI deve estar em conformidade com a política interna da empresa. Assim, deve trazer para o negócio, soluções que atendam aos níveis táticos e operacionais.
Nesse ponto então, os serviços de TI possibilitam a organização de toda essa infraestrutura, para que esta se torne uma ferramenta de aceleração competitiva do negócio.
Falhas nos softwares
Você, como gestor e profissional da área de TI já deve saber que essa é uma das demandas mais comuns dessa área.
Mas, se esse é um problema que acontece com uma frequência muito alta na empresa, isso é falta de um bom serviço de TI. Mesmo porque, a parada constante de e-mails, aplicativos e softwares de atendimento, causa grandes gargalos na produção.
E, se isso acontece de forma constante, é hora de pensar se esse problema é apenas no software. Ou, se é necessário fazer um bom mapeamento, para identificar onde está a falha no processo.
Riscos na segurança de dados
Um dos assuntos mais importantes para as empresas que são digitalizadas, é a segurança de dados. Mesmo porque, temos um aumento significativo nos casos de ataques hacker.
No entanto, sem a operação de uma boa estratégia de cibersegurança, junto com os serviços de TI especializados, sua empresa está sob perigo. Além da possibilidade de invasões e roubos de dados, você ainda pode, não estar enquadrado na LGPD.
Tudo isso permite, então, trazer uma série de prejuízos e, até mesmo o fechamento da sua empresa.
3 problemas que os serviços de TI podem solucionar
Agora que você já entendeu como essa solução pode ajudar na correção dos problemas da sua infraestrutura, é hora de conhecer 3 dos diversos grandes problemas que serão solucionados com essa implantação.
1. Alto custo de manutenção
Já vimos anteriormente que a infraestrutura de TI de uma empresa deve ser atualizada com frequência. Ou seja, a falta dessa atualização pode trazer custos muito altos de manutenção para o seu negócio.
É parte dos serviços de TI observar quando algum componente fica obsoleto, entender se há a possibilidade de atualização, manutenção ou, se a troca é algo que trará melhores resultados.
Mesmo porque, manter um maquinário ou equipamento que já tenha seu tempo de uso ultrapassado, exige um número alto de manutenções e, como consequência, um custo maior.
Em contrapartida, fazer a troca por um componente novo significa, muitas vezes, investir um pouco mais de uma única vez, e se livrar das paradas por um longo tempo.
2. Carência de gestão e monitoramento
Como garantir a eficiência do seu setor de TI sem monitoramento? Não há mais saída, para quem deseja extrair o máximo das soluções tecnológicas do negócio. Mesmo porque, essa é a forma mais segura de se antecipar aos problemas e possíveis falhas.
A gestão e o monitoramento da sua área de TI são responsáveis diretos pelo mapeamento dos problemas na infraestrutura. Em especial, para identificar necessidades, como: atualizações pendentes, melhorias, trocas de componentes de softwares, renovações de licenças, entre muitos outros.
3. Profissionais desqualificados
No geral, esse não é um problema exclusivo da área de TI. No entanto, empresas de todos os setores e tamanhos concordam: é muito difícil encontrar profissionais desse nicho, com conhecimentos necessários para elevar o nível de maturidade digital do negócio.
Por isso, a contratação dos serviços de TI proporciona à empresa contratante, a possibilidade de somar ao seu time interno, profissionais altamente qualificados.
Métricas para saber se os serviços de TI são eficientes
Se você chegou até aqui, deve estar considerando a possibilidade de contratar a solução para a sua empresa, não é mesmo? E você está certo! A sua indústria pode atingir níveis operacionais e de performance ainda mais altos.
No entanto, você só conhecerá esses resultados, com as métricas corretas. Assim, antes e após implantar os serviços de TI na sua empresa, calcule:
- A reincidência dos problemas relacionados à infraestrutura de TI e quais são os reparos feitos quando eles aparecem;
- Dificuldade de comunicação com o setor de TI, sobre as ocorrências e chamados;
- A média de tempo que seu departamento leva para atender essas ocorrências;
- Ausência de estratégias preventivas de problemas na infraestrutura de TI;
- A integração de todos os sistemas e funções, para o pleno funcionamento operacional da empresa;
- Manutenção das partes básicas da infraestrutura, como cabos e afins, por exemplo.
E então, sua empresa já conta com todos esses benefícios? Em nosso blog, você pode conhecer mais sobre como os serviços de TI ajudam as empresas. Acesse e confira.