Boletim semanal de cibersegurança Strati de 24 de fevereiro a 02 de março
02/03/2023Principais tendências e desafios para o departamento de TI em 2023
03/03/2023A tecnologia da informação, sem dúvidas, se tornou uma área estratégica e essencial para qualquer negócio, independentemente do seu segmento. Pois, ela conta com uma função vital para a segurança dos processos e efetividade do negócio. E é por conta da expansão desse departamento, que o compliance em TI tem se tornado cada dia mais importante.
Essa política, tem sido capaz de fazer com que a empresa tenha mais integridade na sua infraestrutura de serviços digitais.
Então, se o que você deseja é lidar com as ameaças atuais, investir nesse modelo de abordagem é essencial. Pensando nisso, criamos esse conteúdo para que você tenha todas as informações que precisa sobre o tema na palma da sua mão e conheça a melhor forma de aplicá-lo no seu departamento!
Quer saber mais sobre o assunto?
Não pare de ler o texto e veja o que preparamos a seguir!
O que é compliance em TI?
Quando falamos no âmbito jurídico e empresarial, esse termo refere-se a um conjunto de práticas e disciplinas que têm como objetivo fazer cumprir normas legais e regulamentares.
Mas, na área de TI, a palavra proveniente da língua inglesa, não é tão diferente do que a explicação dada acima. O compliance, refere-se à segurança de dados e políticas de acesso e tecnologias antifraude que garantem a confiabilidade das informações.
Dessa forma, com essa política, os times conquistam um alto padrão de segurança de dados, garantindo, também, uma maior orientação sobre o que realizar para fazer com que suas informações sejam protegidas e o fluxo de trabalho tenha um baixo risco.
Qual a relação entre compliance em TI e segurança da informação?
Não existem dúvidas de que os dois conceitos estão atrelados à proteção de dados e prevenção a ciberataques. No entanto, ambos possuem alguns aspectos que os diferenciam.
O compliance, está voltado para atender as exigências legais impostas por instituições reguladoras, como por exemplo: o governo, entidades do poder público e, até mesmo, algumas políticas de empresas aliadas.
Já a segurança da informação, envolve algumas medidas que são definidas pela própria organização. Por exemplo, quem será o responsável por implementar as medidas protetivas e com quais instrumentos serão aplicados, como Firewalls, antivírus, entre outras ferramentas.
No entanto, apesar de diferentes, ambas as partes se complementam entre si, formando uma governança corporativa e auxiliando no planejamento e controle da TI e seus softwares.
Conheça os 3 pilares fundamentais do compliance!
Os pilares fundamentais que complementam o compliance, podem ser divididos em três categorias que se completam no fim. São eles:
Prevenção
Em algum momento você já deve ter escutado aquele ditado: “É melhor prevenir do que remediar”. Sendo assim, esse torna-se o primeiro e mais fundamental pilar do compliance.
Para que o mesmo seja estabelecido da melhor forma na empresa, é preciso que a companhia elabore políticas de contas claras, orientando como os colaboradores devem agir para estarem em conformidade com o plano.
Detecção
Por mais que sejam importantes as medidas preventivas dentro de uma organização, não é sempre que as mesmas funcionam 100%.
Sendo assim, a detecção assume o papel por meio de ferramentas, sistemas, dispositivos tecnológicos e canais de denúncia.
Correção
E para finalizar, o último pilar fundamental do compliance, é a correção. Esse, é um fator decisivo para desvios e negligências em relação à companhia.
Se existe algo errado, o problema precisa ser corrigido de imediato, assim como, medidas disciplinares para servir de exemplo para todos que fazem parte do corpo profissional da empresa.
5 benefícios para você aderir ao compliance em TI ainda hoje!
Uma política de compliance, é essencial para que você esteja de acordo com todas as normas exigidas.
Além de tudo o que te contamos durante esse artigo, existem algumas outras vantagens para você ao aderir a essa prática. Confira abaixo:
- Melhora na segurança da informação;
- Aumento da eficiência do trabalho de gestão;
- Refino no gerenciamento de dados em larga escala;
- Ganho de confiança do público;
- Maior transparência.
Agora que você já está entendemos melhor sobre essa política e tudo o que ela pode te oferecer, chegou a hora de descobri como aderi-la em seu setor de TI!
Como obter o compliance em TI para o seu departamento de tecnologia da informação?
Integrar o compliance em TI no dia a dia do departamento, pode ser uma tarefa feita com alguns passos simples. Com essa prática em ação, é possível ajudar os times a entender a importância da estratégia no ambiente de trabalho.
Sendo assim, confira agora esse passo a passo que elaboramos para você!
1° passo – Conheça as regras do setor: os analistas que são responsáveis por integrar a política, precisam entender as regras que afetam a área e as regulações do setor.
2° passo – Treine os seus profissionais: essa etapa é muito importante para alinhar todos com o mesmo conhecimento, utilizando uma metodologia de ponta.
3° passo – Tenha uma boa comunicação: explique para todos os funcionários quais são os motivos da mudança, para que não ocorram discórdias ou resistências e que os mesmos entendam a importância de realizá-la.
4° passo – Faça revisões periódicas: os padrões do mercado estão em constante mudança. Por isso, esteja sempre alinhado com as novidades. Isso minimiza a chance de o negócio não ter uma norma atualizada.
5° passo – Audite rotinas: para garantir que a nova política esteja funcionando em sua devida forma, realize auditorias frequentes. Assim, ajustes podem ser feitos com precisão quando necessário.
6° Passo – Monitore seus resultados: por fim, monitorar resultados a médio e longo prazo, é muito importante. Pois, a partir da análise de dados, é possível avaliar onde estão os problemas e como otimizá-los.
Agora ficou fácil aderir a essa nova prática em seu departamento, não é mesmo?
Que tal continuar lendo artigos como esse para ficar por dentro de tudo o que tem acontecido no mercado tecnológico?
Não deixe de nos acompanhar em nosso blog e saber tudo o que precisa. E se você quiser ficar atento a todas as nossas novidades e conferir algumas dicas, nos acompanhe em nossas redes sociais!