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28/06/2022
Manual do ITIL: tudo o que você precisa saber, antes de contratar serviços de TI
28/06/2022Gestores de todas as indústrias já ouviram falar sobre a ISO 20000. E, assim como as demais certificações, essa também é crucial para garantir a qualidade das atividades da área de TI.
Ao contratar alguns serviços de gestão de TI, por exemplo, é importante entender quais são os impactos desse selo, para a performance da sua produção. Mesmo porque, para elevar o nível dessas atividades, é necessário aplicar algumas regras.
Por isso, nessa matéria, vamos falar sobre essa certificação e por que você, gestor, deve se atentar à esse detalhe. Continue a leitura e leve todos os benefícios para dentro da sua empresa!
O que é a ISO 20000?
Conhecida também como ISO/EIC 20000, essa certificação é mundial, portanto, importante para qualquer empresa que quer ganhar competitividade no mercado.
Trata-se, portanto, da certificação que exige uma série de quesitos, que têm como base um grupo de boas práticas das atividades de TI. Com isso, extrai-se a mais alta qualidade desses serviços.
Após aplicar todas essas normas, então, é possível obter o certificado ISO/IEC 20000. Para tanto, uma entidade certificada pela ISO/IEC faz uma auditoria independente e, caso esteja tudo de acordo com as exigências, ela emite a recomendação da certificação.
Por que investir no certificado ISO 20000?
Obter um selo que garante a qualidade dos seus processos de produção, é investir na imagem da indústria. Isso porque, os clientes sentem mais confiança em contratar quem investe em processos seguros e ágeis de trabalho.
Portanto, é crucial que, ao contratar um parceiro de TI, você considere uma empresa que já tenha esse certificado. Com isso, ela já virá com tudo o que o seu negócio precisa, para manter os altos níveis de satisfação.
Mesmo porque, toda a prestação dos serviços vai ser feita, com base nos documentos, regras e boas práticas exigidas.
Mas, para além das adequações, as empresas que contam com essa certificação, com certeza conseguem ter uma redução de custos expressiva, bem como, a otimização dos processos. Isso reflete, de forma positiva, na satisfação dos cliente.
Quais são os pilares da certificação ISO 20000?
Agora que você já conhece as vantagens, vamos falar sobre as exigências dessa certificação. A gestão dos processos, a fim de organizar a definição dos objetivos, se dividem da seguinte forma:
Processos de Relacionamento Comercial
Nesse ponto, as pessoas tratam das relações entre a empresa, com clientes e fornecedores. Assim, faz-se a conferência dos processos, bem como, dos ajustes necessários.
Processos de Planejamento e Implantação de Serviços de TI
Aqui, aplica-se a metodologia Plan, Do, Check, Act (PDCA):
- Plan/Planejar: é a definição dos processos e metas essenciais para se obter um serviço de TI de alta qualidade;
- Do/Fazer: aplicar o que foi planejado;
- Check/Avaliar ou Checar: é o ato de acompanhar os resultados e práticas, para fazer o controle do atingimento de metas;
- Act/Agir: fazer os ajustes e reajustes, para garantir a melhoria contínua dos processo e resultados.

Processos de Entrega de Serviços
Trata-se dos acordos de níveis de serviço, conhecidos também como SLAs. Geralmente, esses níveis são combinados entre a área de TI e os setores que demandam atendimento.
Além disso, consideram também, as emissões e distribuições de relatórios relacionados à continuidade e da disponibilidade dos atendimentos. Por isso, é nesse tópico que garante-se ainda, a gestão da contabilidade e orçamento dos custos.
Processos de Solução, Liberação e Controle
Aqui, tratamos sobre os processos que têm relação direta com o atendimento dos incidentes, bem como, dos problemas que podem surgir na gestão dos serviços de TI.
Ou seja, são as atividades de monitoramento e a gestão das configurações e mudanças.
Como organizar sua indústria, para receber a certificação ISO 20000
Para receber a validação da norma ISO/IEC 20000, sua empresa deve, antes de mais nada, firmar o objetivo principal dessa certificação. Por isso, é crucial desenhar todos os procedimentos que são de responsabilidade do setor de TI, que vão receber atenção na auditoria.
Mesmo porque, esse trabalho é feito por uma empresa independente. Ou seja, cabe ao auditor conferir esses processos e validar, para que a empresa receba essa certificação.
Uma vez que sua empresa é aprovada, o certificado tem duração de 3 anos. No entanto, é normal que haja a conferência anual dos requisitos. Por isso, a presença de uma empresa especialista em TI pode manter a indústria alinhada com a norma ISO 20000.
Assim, fica mais fácil de manter o nível e o certificado.
Por isso, contrate uma empresa de gestão de TI com certificação ISO 20000
Agora que você já entendeu a importância dessa certificação, para um bom funcionamento da sua empresa, considere a contratação de um parceiro certificado.
Essa atitude vai trazer para a sua indústria, as melhores práticas, além do cumprimento das normas da ISO/IEC. Ainda assim, essa empresa vai trazer para a sua equipe interna, a orientação necessária, sobre o Sistema de Gestão de Serviços de TI (SGS).
Esse pode ser, ainda, um caminho para que os próprios colaboradores tomem a atitude de receber essa certificação e garantir que a empresa se mantenha certificada.
Contrate a Strati MSP e tenha uma parceira certificada!
Além de garantir que a sua TI funcione de acordo com as demandas do seu negócio, além de ter um atendimento muito ágil sempre que necessário, nós levamos, ainda, a certificação ISO 20000.
Com isso, solucionamos as instabilidades, falta de proatividade e transparência entre serviços e clientes. Mesmo porque, esse é o DNA da Strati: oferecer uma relação que toda TI deveria ter.
Para tanto, nós reunimos, na Strati MSP, as soluções mais eficientes do mercado, com um combo de ferramentas de alta performance, para promover para a sua indústria:
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Com essa solução, você vai elevar a maturidade digital da sua empresa, eliminar as paradas da sua produção e, sobretudo, se destacar no mercado.
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