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19/07/2022Assim como as boas práticas de produção das indústrias, o ITIL existe para guiar o profissional de TI, a atingir os resultados esperados.
Por isso, quando um gestor cogita contratar os serviços de TI, para garantir que a sua infraestrutura não tenha falhas, é crucial considerar esse ponto. Mesmo porque, esse é um meio de garantir a alta qualidade dos serviços prestados.
Por isso, nessa matéria você vai conferir um manual completo sobre o assunto. Continue a leitura e descubra sua real importância!
O que é o ITIL?
Information Technology Infraestructure Library. Em tradução livre, ITIL significa “Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação”. Se levarmos em conta o ponto de vista literal da tradução, vamos entender que esse é o conjunto de livros que documenta as melhores práticas da gestão de TI.
Então, trata-se de um copilado de diversos materiais, reunidos em muitos anos de estudos e aprendizados.
É crucial lembrar, então, que essa ferramenta aborda, de forma exclusiva, a gestão da tecnologia. E assim, consegue trazer impactos benéficos para a infraestrutura como um todo.
O ITIL surgiu nos anos 80, a partir da necessidade de organizar as premissas desse trabalho. Mesmo porque, até essa época, não havia muitos critérios tangíveis sobre o assunto.
Com o tempo e com todos os avanços tecnológicos, os responsáveis por esse catálogo notaram a necessidade de atualizações. Além de perceberem que era sobre o Gerenciamento de Serviços em Tecnologia da Informação. E não apenas sobre a infraestrutura tecnológica das empresas.
Principais características do ITIL
Essa é uma biblioteca que tem como base, todas as funções, processos e demais habilidades que fazem com que a entrega do serviço seja, de fato, de alta qualidade.
Em suma, são todos os processos que fazem as ações obterem a máxima eficácia. Além disso, não se refere a metodologias, normas ou imposições. Mas, são boas práticas.
Ou seja, é a aplicação do bom senso verdadeiro, que o mundo da TI adaptou para cada segmento ou empresa. É um material rico e de referência, para tornar a operação tecnológica mais ágil e eficaz, seja através dos desenhos de processos ou tomada de decisões, entre outros.
Como aplicar essas boas práticas, ao Gerenciamento de Serviços de TI?
Antes de mais nada, é crucial entender o que é o Gerenciamento de Serviços de TI. Portanto, essa gestão é formada pelo conjunto de práticas focadas em gerar valor para os clientes, a partir da tecnologia da informação.
Com ela, é possível estruturar de forma eficiente, todos os ativos tecnológicos, para atender todas as áreas e demandas do negócio.
Para tanto, é essencial entender como esse gerenciamento é organizado. Continue a leitura e descubra!
Por habilidades
Aqui, falamos de:
- Profissionais e pessoas capacitadas;
- Know-how, aplicação prática e motivações;
- Desenho de processos e nível de qualidade;
- Organização dos Recursos Humanos e agilidade na comunicação;
- Competências da liderança, para fazer a gestão dos recursos.
Por ativos
Nesse ponto, então, podemos considerar:
- Divisão das demandas, de acordo com a quantidade de funcionários, evitando sobrecargas;
- Dados que conduzem o trabalho;
- Recursos que otimizam as tarefas;
- Infraestrutura que atenda a todos os processos, de todas as áreas da empresa;
- Capital de investimento, para manter a estrutura e investir em melhorias e inovações.
E então, por serviços
Mesmo porque, o ITIL entende que são os serviços que geram valor para o negócio. Portanto, funcionam da seguinte forma:
- Aumenta o desempenho;
- Reduz a inconstância da performance;
- Diminui as deficiências.
E é exatamente por esse motivo, que o ITIL entende que os trabalhos devem estar alinhados com as estratégias do negócio. Então, a empresa contratada deve dispor dos serviços, de acordo com os ativos do negócio.
Essa é, sobretudo, uma forma eficiente de avaliar o valor real do serviço.

Sobre o valor do serviço que o ITIL considera interessante para a empresa
Como a principal forma de medir os resultados da aplicação do ITIL no Gerenciamento de Serviços de TI, o valor gerado deve ser levado em conta.
No entanto, ele é dividido em duas partes, quais sejam: utilidade dos serviços e garantia dos serviços. Entenda o que é cada um delas:
- Utilidade dos serviços: trata-se da expectativa do cliente, sobre o serviço. Ou seja, é quando o serviço está, de fato, adequado ao propósito de expansão do negócio;
- Garantia de um serviço: aqui, estuda-se o quanto os serviços trazem a plena satisfação do cliente. Para tanto, deve-se levar em conta as capacidades, critérios de performance, segurança e disponibilidade.
A Strati trabalha de acordo com as melhores práticas de TI
Agora que você já entendeu a importância da aplicação do ITIL, vamos lhe mostrar por que a contratação de gestão de TI deve estar alinhada a essas premissas.
Nossos especialistas entendem que, para atingir a máxima performance, é crucial aplicar as boas práticas, somadas à melhor seleção de ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado.
Por isso, estruturamos uma solução robusta, para a gestão de TI da sua empresa. Pensamos, portanto, em um recurso que se adequa às demandas da sua indústria.
Conheça o Strati MSP
Com base no ITIL, o Strati MSP garante que sua estrutura de TI e sua segurança da informação terão atuação. Assim, não atendemos apenas a sua infraestrutura, mas, a sua estratégia da segurança da informação como um todo.
Nessa solução, sua indústria poderá contar com o suporte de TI que está sempre atento à operação tecnológica da sua TI, para evitar paradas na sua produção e invasões na sua rede.
O atendimento proativo é feito a partir de ferramentas, como:
- Network Operations Center: aqui, sua empresa terá uma equipe multidisciplinar, formada por uma série de especialistas em áreas diversas da TI. Tudo isso, dentro das melhores práticas orientadas pelo ITIL;
- Service Desk: oferecemos o suporte remoto para a sua indústria, com base no Single Point of Contact (SPOC). Assim, os usuários da sua rede podem abrir chamados via portal de serviços, telefone e e-mail;
- Field Service: quando seu chamado exigir a presença física de um técnico na sua indústria, nós enviamos um de nossos profissionais. Isso pode acontecer sobre manutenções preventivas, visitas técnicas ou atendimentos emergenciais.
Por isso, não espere mais para levar todos esses resultados para o seu negócio. Entre em contato agora mesmo, com um de nossos especialistas, e peça o seu orçamento. Estamos esperando por você!