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26/01/2023Sabemos que o monitoramento de TI não é uma tarefa nada padronizada como, por exemplo, uma linha de produção ou outras atividades do tipo. Esse setor exige que os profissionais da sua equipe tenham bastante agilidade e criatividade para poder lidar com as incertezas e os imprevistos em sua rotina. Por isso, não adianta ter apenas bons recursos. Você precisa, também, que sua operação esteja funcionando 100% do tempo, garantindo a sua produtividade.
Sendo assim, contar com um suporte ideal para essa função, passa a ser um fator crucial para garantir que nada faltará à sua equipe e todos exerçam suas funções com total qualidade. E isso tudo inclui a segurança, os dispositivos, os sistemas utilizados e outros ativos de TI. O princípio do monitoramento de TI é a proatividade. Ou seja, busca evitar todos os problemas e agir antes que tragam problemas ao seu negócio.
Por isso, nesse texto, vamos te mostrar o que um suporte de TI ideal precisa ter para realizar o monitoramento adequado da sua empresa. Acompanhe a leitura e confira!
O que é o monitoramento de TI?
Primeiramente, é importante você saber o que é o monitoramento de TI. Ele é fruto de todo um planejamento feito, visando fiscalizar a eficiência da sua TI, englobando hardwares, softwares e seus colaborares. Esse processo tem grande importância, pois, impacta diretamente a segurança de dados sigilosos, além dos custos da empresa.
Quando há uma redução nos riscos de falhas de TI, também há uma boa diminuição em seus custos. Caindo a inatividade dos seus processos e fazendo os investimentos corretos, é possível evitar aquelas falhas que poderiam ser irreparáveis. E, com certeza, o monitoramento participa de uma grande parte disso.
Quando você conta com um bom suporte de TI ao seu lado, a gestão da sua empresa passa a ter acesso a diversos dados robustos que são úteis para projeção de futuras demandas. Assim, passa a ter decisões mais assertivas com os objetivos do seu negócio.
Qual a importância do monitoramento de TI?
Um bom monitoramento de TI pode alavancar qualquer tipo de negócio. Isso porque, ele é a garantia do bom funcionamento de todos os seus sistemas, além de prever as mudanças que precisarão ser feitas. Quando uma nova tecnologia é implantada na empresa, por exemplo, pode ser que o sistema precise ficar no ar por tempo integral.
Mas, para dar conta de toda essa demanda, somente os profissionais da sua equipe não é o suficiente. É preciso que todo esse gerenciamento seja feito em conjunto com um suporte especializado para auxiliar a sua empresa nessa tarefa.
Como um suporte de TI pode potencializar o monitoramento?
Bom, você que tem uma pequena ou média empresa, deve se questionar sobre como manter o bom monitoramento de TI sem a devida experiência, sem uma equipe especializada para isso e ainda manter bons resultados. A melhor opção para você, é contar com uma consultoria de TI. Mas, você sabe como ela pode te ajudar? Isso depende das necessidades da sua empresa.
Esse suporte poderá ser responsável pelo planejamento do seu setor de TI ou, até mesmo assumir todas as funções sobre ele. A empresa que você contratar pode, por exemplo, implementar um projeto específico, colaborar com as tomadas de decisões do negócio, controlar tarefas e realizar o acompanhamento do seu time.
Você vai contar com profissionais altamente qualificados para atender qualquer necessidade do setor de TI, entregando os melhores resultados. Dessa forma, pode gastar mais energias com outras áreas da sua empresa e ficar despreocupado em relação a tecnologia da informação.
O que um bom suporte precisa ter?
Bom, agora que você já viu o que é o monitoramento de TI e como ele pode potencializar sua empresa, chegou a hora de conhecer alguns pontos bem importantes que devem ser analisados no momento de fechar o negócio com seu novo parceiro.
Essa escolha é muito importante e precisa ser levada a sério. Pois, estamos tratando do monitoramento do seu setor de TI, que é um dos mais relevantes para a boa produtividade do seu negócio. Uma escolha por impulso e sem muita pesquisa pode, futuramente, afetar o seu processo e resultar em altos custos.
Então, confira abaixo, alguns pontos que você deve analisar na hora dessa escolha tão importante:
1 – Conheça a atual situação da sua empresa
O primeiro passo antes de começar a pesquisa pela consultoria de TI ideal para o seu negócio, é conhecer a atual situação da sua empresa. Ou seja, veja quais são as maiores dificuldades e problemas enfrentados nesse setor.
Dessa forma, é possível mostrar para o consultor o cenário que ele irá assumir e, a partir daí, desenvolver as melhores estratégias e melhorias para seu negócio. Nesse caso, é importante contar com um suporte de TI com experiência no mercado, que possa atender de fato, e da melhor maneira possível, todas as suas necessidades.
Uma rápida pesquisa no site da empresa já pode te ajudar. Veja se ela possui bastante conteúdo, mantém as redes sociais ativas, já possui selos ou premiações, entre outros fatores. Assim, você pode reduzir bastante a chance de errar nessa escolha.
2 – Busque por indicações
Um outro ponto muito importante no momento de escolher a consultoria de TI para sua empresa, é buscar por indicações de outras empresas. Além disso, procure por opiniões de profissionais da área que possam te passar uma visão mais experiente e técnica sobre aquela empresa.
Buscando no Google, por exemplo, você também pode receber bons insights. Veja as avaliações que o público deu para tal empresas e seus serviços de TI. Todo bom suporte costuma ter bons comentários em sites de avaliações e nos mecanismos de busca.
3 – Marque uma reunião com a empresa
Essa ação também tem grande importância. Entrar em contato e marcar uma reunião com a empresa que você está contratando, mesmo que à distância via internet, pode ajudar muito em sua tomada de decisão. Faça perguntas relevantes para conhecer melhor sua metodologia e as ferramentas que ela utiliza.
Além disso, explique as necessidades atuais da sua empresa, quais são os objetivos que você deseja atingir e como eles podem te ajudar com isso. O suporte ideal, terá total segurança em falar sobre seus serviços. Se você perceber que aqueles profissionais não estão sendo muito claros ou não sabem muito do que estão falando, é melhor marcar reuniões com outras empresas.
Seguindo essas dicas, com certeza, você vai ser assertivo no momento da escolha do seu novo parceiro para o monitoramento de TI.
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