Service Desk: 3 dicas para otimizar sua produção com essa solução
Strati_Logo-versoes_2020_NEGATIVO-COLORIDO
  • Home
  • A Strati
  • Gestão de Infraestrutura
  • Gestão de Nuvem
  • Segurança Cibernética
  • Conteúdo
✕
✕
  • Home
  • A Strati
  • Gestão de Infraestrutura
  • Gestão de Nuvem
  • Segurança Cibernética
  • Conteúdo
Fale com um especialista
ITIL-e-Cobit-escritos-em-fundo-azul-com-ícones-de-pessoas-e-gráficos
ITIL e Cobit: qual é a relação segundo os especialistas da Strati
08/06/2022
Como escolher opções de Firewall empresarial com proteção e desempenho poderosos?
21/06/2022
ITIL-e-Cobit-escritos-em-fundo-azul-com-ícones-de-pessoas-e-gráficos
ITIL e Cobit: qual é a relação segundo os especialistas da Strati
08/06/2022
Como escolher opções de Firewall empresarial com proteção e desempenho poderosos?
21/06/2022

3 dicas para elevar a performance da produção com service desk

08/06/2022
Categorias
  • Digital Work
Tags
  • gestão da infraestrutura de TI
  • gestão de infraestrutura de TI
  • Gestão de TI
ilustração-de-linha-de-produção

A partir do momento que a tecnologia passa a ser parte de uma empresa, a aplicação do service desk se torna crucial.

O mercado nunca esteve tão competitivo e, com isso, as indústrias têm enfrentado grandes desafios. Acompanhar a demanda dos consumidores é, ao mesmo tempo, disputar a rapidez dos acontecimentos.

Por isso, é essencial que os gestores tenham a tecnologia como aliada da produtividade das indústrias. E levem em conta, portanto, que ter um meio ágil de comunicação de ocorrências na infraestrutura é crucial para eliminar as falhas do setor.

Nessa matéria, vamos falar como usar essa solução de forma estratégica, para atingir um bom desempenho. Continue a leitura e descubra!

Afinal, o que é o Service Desk?

Antes de citar os impactos, vamos falar do que se trata essa ferramenta que compõe os serviços de TI.

Trata-se do suporte aos chamados abertos pelos usuários de rede, via portal de serviços, telefone ou e-mail, que caem para uma equipe de especialistas em suporte de TI.

A ideia dessa ferramenta é garantir que o usuário receba uma posição já no primeiro contato. Assim, mesmo que não seja possível resolver essa demanda na mesma hora, o usuário é guiado a um analista, para dar sequência ao caso.

3 dicas para extrair o máximo do Service Desk contratado

1. Ele deve fazer parte da gestão de infraestrutura de TI

Trata-se da solução responsável pela gestão de todos os ativos tecnológicos que compõem a infraestrutura de TI da empresa. Para tanto, um conjunto de processos que envolvem a coleta, o armazenamento, processamento, distribuição e análise dos dados da empresa formam essa solução.

Ou seja, é a parte dentro da área de TI, responsável pelo cuidado com as informações que servem de base para as decisões do negócio. E esses deveres vão além da manutenção dos dispositivos que compõem a infraestrutura. Elas atuam, sobretudo, na gestão dos recursos humanos e no alinhamento dessa estrutura com as políticas internas e projetos estratégicos do negócio.

Ou seja, é uma solução que visa aplicar os meios mais práticos, simples e funcionais para otimizar os processos, além de torná-los mais eficientes.

2. Atendimento imediato ao controle de estoque

Principalmente sobre a matéria-prima. Esse é um grande desafio para a gestão da cadeia produtiva do negócio. Nesse ponto, esse setor deve estar alinhado com a área de compras. E qualquer falha nos sistemas usados podem trazer grandes prejuízos.

Mesmo porque, quando a compra de insumos é feita em quantidade errada, atrasa a produção dos produtos. E assim, gera a insatisfação dos clientes.

Mas, existem também, os casos muito comuns, por sinal, sobre o armazenamento indevido desse material. Assim, quando é preciso usar esse conteúdo no trabalho, ele não está mais em condições de garantir a qualidade final.

No entanto, as falhas de estoque não são apenas sobre a matéria-prima. Também é muito comum que os lapsos no controle de estoque de produtos aconteçam. Assim, quando as entradas e saídas de produtos não recebem a gestão correta, a programação da produção fica comprometida.

Por isso, é crucial manter uma estratégia de comunicação de falhas emergenciais para esse setor. E o service desk é a ferramenta ideal para essa demanda.

3. Programação de manutenção de equipamentos e processos de produção

Um dos maiores erros da gestão industrial é, sem dúvidas, o descumprimento da agenda de manutenções das máquinas.

Porque, quando esses equipamentos estão com defeitos, eles podem comprometer a qualidade da entrega dos pedidos, ou, causar desperdícios dos insumos. Ainda assim, uma hora essas máquinas podem parar de vez.

Sem a condução correta do processo de produção, como é possível saber onde estão os gargalos da produção? Portanto, a ferramenta se mostra crucial, mais uma vez, para facilitar o agendamento e a comunicação de possíveis falhas na produção. Em especial, no período 24×7.

Por que investir na gestão de infraestrutura de TI com o Service Desk incluso?

Todos nós sabemos que os processos de produção devem seguir uma série de normas e exigências do mercado. Além disso, deve cumprir metas, valores e prazos pré-programados.

Acontece que, no meio dessa série de processos, muitos gestores têm um grande desafio: manter o domínio de todas essas técnicas, em especial, durante a expansão do negócio.

Por isso, é crucial contar com a tecnologia para tornar esse processo mais fácil. Ou seja, a uso de soluções e softwares é uma estratégia inteligente, como o Service Desk, por exemplo. Ao adotar essa prática, é possível localizar e eliminar os gargalos de comunicação, que afetam o desempenho.

De todo modo, é essencial achar as opções que atendam às demandas da sua empresa de forma direta, de acordo com os detalhes do seu negócio, como: porte, orçamento disponível para o investimento e técnicas internas aplicadas.

Dessa forma, todos os sistemas usados na produção são integrados, para um resultado ainda mais eficiente.

ilustracao de maos segurando tablet controlando producao

Quais são os benefícios desse investimento para a sua indústria?

Como já falamos acima, a tecnologia deve ser uma aliada na otimização da performance da produção. E isso pode acontecer de muitas maneiras. Por exemplo:

Aumento da produtividade

Usar softwares obsoletos pode diminuir a eficiência do trabalho de forma significativa. Por isso, as demandas abertas através do Service Desk ajudam a monitorar e corrigir essa falha, atualizando os sistemas ou reorganizando essa aplicação.

A tecnologia, nesse caso, atua com a automação de todas as atividades de trabalho, facilita o acompanhamento dos fluxos e a otimização da operação.

Além disso, a gestão passa a contar com mais indicadores, para aumentar a qualidade e reduzir riscos.

Redução de riscos

A linha de produção é um ambiente que traz muitos riscos para os funcionários da empresa. Esse não é um segredo. Mas, a tecnologia pode ser uma ferramenta que minimiza esse problema.

Mesmo porque, os gestores podem aplicar essas soluções para diminuir o perigo dos acidentes. Com isso, é possível programar todas as manutenções necessárias e melhorar a qualidade dos equipamentos.

Redução dos custos

Ao aplicar a gestão com o Service Desk integrado na linha de produção, os custos se tornam mais baixos. Esse é o efeito da aplicação da tecnologia, como estratégia de melhoria.

Por isso, após sua empresa investir nessa solução, os gastos com a energia elétrica, por exemplo, serão reduzidos.

Qual é a melhor opção de Service Desk para a minha empresa?

Sem dúvidas, a Strati MSP traz a solução completa que a sua indústria precisa, para garantir a alta performance do seu negócio.

Com ela, além do Service Desk, nós oferecemos ainda o Field Service, Network Operations Center e muitas outras ferramentas atualizadas, para o seu negócio. Peça um orçamento agora e entenda como é possível personalizar essa solução para a sua empresa!

Compartilhe

Posts relacionados

consultoria-em-cibersegurança
17/06/2025

Consultoria em Cibersegurança:  proteja dados, reduza riscos de ataques e fortaleça a resiliência da sua empresa  


Leia mais
28/02/2025

Gestão de Ativos de TI: como organizar e rastrear seus recursos de TI para maximizar a eficiência   


Leia mais
19/02/2025

Como o Digital Work está transformando a gestão de TI nas empresas 


Leia mais

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter!
Strati_Logo-versoes_2023_STRATI_BOSSA_BRANCO

Com mais de 30 anos de atuação no mercado, somos uma one-stop-shop para soluções em gestão de infraestrutura de TI, nuvem e segurança cibernética.

STRATI SOLUÇÕES E SERVIÇOS EM TI LTDA - CNPJ: 22.091.954/0001-90

Serviços
  • Gestão de Infraestrutura
  • Gestão de Nuvem
  • Segurança Cibernética
Conteúdo
  • Conteúdo
  • Últimas Notícias
  • Artigos
  • Materiais Gratuitos
  • Podcast
Sobre Nós
  • A Strati
  • Strati – Contato
  • Trabalhe Conosco
  • Política de Privacidade

© Strati - São Paulo: Av. Ibirapuera, 2033 - Cj 21, Moema, São Paulo - SP - CEP 04029-100
2025 Strati - Full Service Provider. Todos os direitos reservados.