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21/06/2022A partir do momento que a tecnologia passa a ser parte de uma empresa, a aplicação do service desk se torna crucial.
O mercado nunca esteve tão competitivo e, com isso, as indústrias têm enfrentado grandes desafios. Acompanhar a demanda dos consumidores é, ao mesmo tempo, disputar a rapidez dos acontecimentos.
Por isso, é essencial que os gestores tenham a tecnologia como aliada da produtividade das indústrias. E levem em conta, portanto, que ter um meio ágil de comunicação de ocorrências na infraestrutura é crucial para eliminar as falhas do setor.
Nessa matéria, vamos falar como usar essa solução de forma estratégica, para atingir um bom desempenho. Continue a leitura e descubra!
Afinal, o que é o Service Desk?
Antes de citar os impactos, vamos falar do que se trata essa ferramenta que compõe os serviços de TI.
Trata-se do suporte aos chamados abertos pelos usuários de rede, via portal de serviços, telefone ou e-mail, que caem para uma equipe de especialistas em suporte de TI.
A ideia dessa ferramenta é garantir que o usuário receba uma posição já no primeiro contato. Assim, mesmo que não seja possível resolver essa demanda na mesma hora, o usuário é guiado a um analista, para dar sequência ao caso.
3 dicas para extrair o máximo do Service Desk contratado
1. Ele deve fazer parte da gestão de infraestrutura de TI
Trata-se da solução responsável pela gestão de todos os ativos tecnológicos que compõem a infraestrutura de TI da empresa. Para tanto, um conjunto de processos que envolvem a coleta, o armazenamento, processamento, distribuição e análise dos dados da empresa formam essa solução.
Ou seja, é a parte dentro da área de TI, responsável pelo cuidado com as informações que servem de base para as decisões do negócio. E esses deveres vão além da manutenção dos dispositivos que compõem a infraestrutura. Elas atuam, sobretudo, na gestão dos recursos humanos e no alinhamento dessa estrutura com as políticas internas e projetos estratégicos do negócio.
Ou seja, é uma solução que visa aplicar os meios mais práticos, simples e funcionais para otimizar os processos, além de torná-los mais eficientes.
2. Atendimento imediato ao controle de estoque
Principalmente sobre a matéria-prima. Esse é um grande desafio para a gestão da cadeia produtiva do negócio. Nesse ponto, esse setor deve estar alinhado com a área de compras. E qualquer falha nos sistemas usados podem trazer grandes prejuízos.
Mesmo porque, quando a compra de insumos é feita em quantidade errada, atrasa a produção dos produtos. E assim, gera a insatisfação dos clientes.
Mas, existem também, os casos muito comuns, por sinal, sobre o armazenamento indevido desse material. Assim, quando é preciso usar esse conteúdo no trabalho, ele não está mais em condições de garantir a qualidade final.
No entanto, as falhas de estoque não são apenas sobre a matéria-prima. Também é muito comum que os lapsos no controle de estoque de produtos aconteçam. Assim, quando as entradas e saídas de produtos não recebem a gestão correta, a programação da produção fica comprometida.
Por isso, é crucial manter uma estratégia de comunicação de falhas emergenciais para esse setor. E o service desk é a ferramenta ideal para essa demanda.
3. Programação de manutenção de equipamentos e processos de produção
Um dos maiores erros da gestão industrial é, sem dúvidas, o descumprimento da agenda de manutenções das máquinas.
Porque, quando esses equipamentos estão com defeitos, eles podem comprometer a qualidade da entrega dos pedidos, ou, causar desperdícios dos insumos. Ainda assim, uma hora essas máquinas podem parar de vez.
Sem a condução correta do processo de produção, como é possível saber onde estão os gargalos da produção? Portanto, a ferramenta se mostra crucial, mais uma vez, para facilitar o agendamento e a comunicação de possíveis falhas na produção. Em especial, no período 24×7.
Por que investir na gestão de infraestrutura de TI com o Service Desk incluso?
Todos nós sabemos que os processos de produção devem seguir uma série de normas e exigências do mercado. Além disso, deve cumprir metas, valores e prazos pré-programados.
Acontece que, no meio dessa série de processos, muitos gestores têm um grande desafio: manter o domínio de todas essas técnicas, em especial, durante a expansão do negócio.
Por isso, é crucial contar com a tecnologia para tornar esse processo mais fácil. Ou seja, a uso de soluções e softwares é uma estratégia inteligente, como o Service Desk, por exemplo. Ao adotar essa prática, é possível localizar e eliminar os gargalos de comunicação, que afetam o desempenho.
De todo modo, é essencial achar as opções que atendam às demandas da sua empresa de forma direta, de acordo com os detalhes do seu negócio, como: porte, orçamento disponível para o investimento e técnicas internas aplicadas.
Dessa forma, todos os sistemas usados na produção são integrados, para um resultado ainda mais eficiente.

Quais são os benefícios desse investimento para a sua indústria?
Como já falamos acima, a tecnologia deve ser uma aliada na otimização da performance da produção. E isso pode acontecer de muitas maneiras. Por exemplo:
Aumento da produtividade
Usar softwares obsoletos pode diminuir a eficiência do trabalho de forma significativa. Por isso, as demandas abertas através do Service Desk ajudam a monitorar e corrigir essa falha, atualizando os sistemas ou reorganizando essa aplicação.
A tecnologia, nesse caso, atua com a automação de todas as atividades de trabalho, facilita o acompanhamento dos fluxos e a otimização da operação.
Além disso, a gestão passa a contar com mais indicadores, para aumentar a qualidade e reduzir riscos.
Redução de riscos
A linha de produção é um ambiente que traz muitos riscos para os funcionários da empresa. Esse não é um segredo. Mas, a tecnologia pode ser uma ferramenta que minimiza esse problema.
Mesmo porque, os gestores podem aplicar essas soluções para diminuir o perigo dos acidentes. Com isso, é possível programar todas as manutenções necessárias e melhorar a qualidade dos equipamentos.
Redução dos custos
Ao aplicar a gestão com o Service Desk integrado na linha de produção, os custos se tornam mais baixos. Esse é o efeito da aplicação da tecnologia, como estratégia de melhoria.
Por isso, após sua empresa investir nessa solução, os gastos com a energia elétrica, por exemplo, serão reduzidos.
Qual é a melhor opção de Service Desk para a minha empresa?
Sem dúvidas, a Strati MSP traz a solução completa que a sua indústria precisa, para garantir a alta performance do seu negócio.
Com ela, além do Service Desk, nós oferecemos ainda o Field Service, Network Operations Center e muitas outras ferramentas atualizadas, para o seu negócio. Peça um orçamento agora e entenda como é possível personalizar essa solução para a sua empresa!