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25/02/2022Gerenciamento de infraestrutura de TI: 3 recursos que a Strati pode oferecer para sua empresa
30/03/2022Você sabia que os serviços de TI devem ser uma das prioridades para o seu negócio? Isso acontece porque, com o avanço das soluções de tecnologia da informação, as empresas têm se deparado com um grande desafio: a transformação digital.
Antes, muitos achavam que investir nessa área era um gasto. Especialmente, em serviços como: aplicação de soluções que otimizam a rotina, aumento da segurança de dados, otimização das operações, entre outros. No entanto, nos dias atuais, as empresas não têm escolha: a digitalização é uma urgência.
Nessa matéria, você vai entender como a contratação de serviços de TI pode ser o que a sua empresa precisa para obter melhores resultados. Continue essa leitura e descubra.
Os serviços de TI como estratégia da empresa
Para início de conversa, precisamos entender que, contar com esse suporte para sua empresa é, sem dúvidas, um passo estratégico para seus resultados.
A gestão da infraestrutura de TI, que acontece a partir da contratação dos serviços de TI, oferece, como principais resultados, maior produtividade, melhor desempenho e assim, mais economia. Seja de tempo, ou de dinheiro.
A soma de todos esses fatores, portanto, agrega ao seu negócio o que chamamos de maturidade digital. Atualmente, esse é o meio mais inteligente de destacar sua empresa no mercado.
Isso porque, a maturidade digital eleva o nível da sua empresa, perante seus concorrentes, faz com que sua imagem fique ainda mais forte, e seu negócio mais competitivo.
O que preciso saber antes de contratar os serviços de TI?
Assim como todos os demais investimentos necessários para uma empresa, esse também pode apresentar alguns riscos. Mas, quando comparados com todos os benefícios que ele oferece, certamente, esses perigos são muito pequenos.
De todo modo, para mitigar os riscos e garantir a melhor performance, é importante analisar alguns pontos, como:
- Sua equipe de TI atende todas as demandas de manutenção da infraestrutura de TI?
- Quais são as reais necessidades de contratar esses serviços?
- Quais são as vantagens de ter os serviços de TI na sua empresa?
- Sua equipe está pronta para receber essa ajuda?
Além disso, para uma contratação ainda mais certeira, você pode analisar com mais profundidade a sua empresa. Entenda abaixo, como realizar esse processo.
Como analisar a necessidade dessa contratação, para a sua empresa
Trazer para dentro do seu negócio, uma equipe que agregue novos formatos de operação, sem dúvidas, pode ser um grande desafio. Contratar serviços de TI requer uma análise profunda da empresa, do setor e de como isso será implantado.
Por isso, pense e responda as seguintes questões, para a contratação:
Qual é o potencial do seu negócio?
Para obter essa resposta, você deve, sobretudo, conhecer o orçamento da sua empresa, para cada um dos setores. Assim, ao conhecer esses números, será possível calcular a economia que esses serviços vão trazer.
Nessa etapa, portanto, avalie se essa economia será expressiva, além de garantir a eficiência operacional de todos os setores. Se a resposta for positiva, pode-se entender que a empresa terá lucro como um todo e que a adesão é, de fato, importante.
Quais são as reais demandas de TI da sua empresa?
Quem atua na área de tecnologia da informação sabe que um dos principais desafios do negócio, está em encontrar profissionais capacitados. Sobretudo, que estejam sempre atentos às novidades e avanços tecnológicos, propondo modernas soluções para os processos de produção do negócio.
E essas são as principais queixas dos gestores, que levam as empresas a buscarem pela terceirização dos serviços de TI. Ao solucionar essas lacunas, portanto, o aumento da eficiência do negócio, além da produtividade, passam a ser notáveis.
Preciso simplificar os processos?
Quando a empresa contratada aplica uma gestão eficiente sobre sua infraestrutura de TI, seus processos se tornam ainda mais ágeis. Nesse ponto, portanto, é crucial entender que essa gestão pode ser local ou na nuvem, a partir da gestão de rede, de patches e monitoramento.
Qual é o formato ideal de empresa para ser parceira do negócio?
Depois de analisar as questões acima, é normal que essa pergunta surja, no meio da análise. Será mesmo que existe, no mercado, uma empresa que atenderá a todas essas demandas de maneira tão personalizada?
A resposta é: com certeza! São as empresas de TI com foco em múltiplas gestões. Nesse formato, elas atendem a todas as demandas do negócio, oferecendo gestão de contas e identidade, aplicações de servidores de impressão, servidores físicos ou em nuvem, gerenciamento de acessos, entre muitos outros serviços.
Como monitorar o desempenho da empresa contratada?
Ao contratar uma empresa de prestação de serviços de TI para o seu negócio, é fundamental que você faça o acompanhamento dos resultados. Para tanto, existe o SLA.
Esse dado apontará as obrigações de ambas as partes, bem como, os prazos de atendimento e solução dos chamados, de forma detalhada e objetiva.
O que eu perco, por não contratar os serviços de TI para a minha empresa?
Competir no mercado hoje, sem uma boa infraestrutura de TI, é dar um verdadeiro tiro no pé. A tecnologia está cada vez mais presente na rotina dos negócios, o que torna as empresas cada vez mais conectadas.
Sendo assim, é crucial que haja uma equipe dedicada a manter essa infraestrutura em perfeita ordem. Entre os diversos problemas que podem surgir, por falta de uma manutenção de qualidade, estão:
- Paradas inesperadas dos sistemas;
- Indisponibilidade de rede e de conectividade;
- Falhas na estratégia de segurança de dados.
Tudo isso pode resultar na queda de produtividade do seu negócio que, quando constante, pode ocasionar grandes prejuízos, para o seu negócio como um todo.
Mas, esse recurso funciona também para as pequenas e médias empresas?
Sem dúvidas! Esqueça o mito que diz, que a contratação de serviços de TI é altamente onerosa e, por isso, atende exclusivamente às grandes empresas.
A terceirização desses serviços por parte das empresas especialistas no assunto, costuma ser oferecida de forma personalizada. Ou seja, as soluções são definidas após o estudo sobre a sua área de TI e as reais necessidades do seu negócio.
De todo modo, essa é uma grande estratégia para as pequenas e médias empresas que estão em projeto de expansão. A contratação dos serviços de TI fará com que os profissionais dessa empresa parceira tomem conta da sua infraestrutura de modo proativo. Com isso, você ganhará tempo para se dedicar ao crescimento, de forma mais ativa e focada.
Os 5 benefícios de contratar os serviços de TI
Agora que você já entendeu como esses serviços podem ser aplicados em sua empresa, conheça os 5 principais benefícios dessa contratação:
1. Mais produtividade para as equipes
Não é uma novidade, que as soluções tecnológicas servem para otimizar os processos da empresa. Por isso, é cada vez mais comum que gestores e líderes busquem por esses aprimoramentos.
Mas, o simples fato de aplicar essas soluções, não garante que se extraia o máximo proveito dela. Por isso, é importante que haja uma equipe atenta e proativa, para evitar que essa solução falhe ou fique indisponível.
Com isso, os usuários passam a contar com uma ferramenta eficaz, para realizar suas rotinas de trabalho de forma mais otimizada.
2. Atendimento proativo às demandas da infraestrutura
Quanto mais tempo seu servidor estiver indisponível, por exemplo, mais prejuízo sua empresa terá. Esse é um dos vários exemplos que podemos citar, sobre a urgência de se corrigir alguns problemas.
A contratação dos serviços de TI opera em duas falhas comuns, na resolução dos problemas:
- Paradas e indisponibilidade da infraestrutura de TI, que pausam e adiam o desenvolvimento de tarefas e projetos;
- A demora para a solução desses problemas, que aumenta ainda mais os prejuízos.
Isso porque, a empresa responsável estará atenta, a fim de evitar que eles aconteçam. Além disso, possuem expertise para atender a qualquer chamado com prontidão.
3. Orçamento previsível
É muito raro que você perca o controle dos custos, quando o assunto é a contratação de serviços de TI. Isso porque, a empresa contratada terá uma série de recursos a te oferecer, para reduzir os custos da sua área de tecnologia da informação.
Ou seja, de acordo com as necessidades do seu negócio, ela vai definir um pacote de atendimento, a ser pago mensalmente.
Assim, será possível conhecer o valor exato dos custos, com relação a essa demanda, bem como, a redistribuição do orçamento para outras necessidades e, até mesmo, setores.
Além de evitar paradas, sua empresa ainda terá mais facilidade na gestão financeira.
4. Sua equipe de TI mais motivada e produtiva
Fazer a manutenção da infraestrutura de TI de uma empresa é uma tarefa que requer muito tempo. Mesmo porque, é necessário manter todos os ativos em perfeito estado de uso.
Por isso, muitas vezes as equipes internas são vistas como o suporte técnico das outras áreas e simplesmente isso. Ou seja, ao delegar o conserto de equipamentos com defeito, manutenção de rede, entre outras tarefas simples, sua equipe ganhará tempo para desenvolver projetos, de fato, importantes para o seu negócio.
5. Redução de custos com infraestrutura
É certo que, por conhecer as soluções mais avançadas do mercado, a equipe contratada fará a troca de muitos dos ativos já instalados, adaptando-os a soluções atuais e potentes.
Por isso, ao contratar uma empresa para oferecer serviços de TI, além dessas substituições, é possível, ainda, reduzir a quantidade de ativos locais, substituindo-os pelo uso de provedores e data centers do fornecedor, por exemplo.
Outros pontos de economia, no entanto, sinalizam a redução dos custos com licenciamentos, energia, entre outros.
Como escolher a empresa de serviços de TI ideal?
Conhecer mais de um fornecedor, nesse caso, é crucial, para comparar as propostas. No entanto, seu filtro deve ser muito preciso, para que o resultado seja o esperado.
Assim, é importante entender que os serviços de TI atendem a empresa, para extrair o máximo da performance de cada um dos ativos e sistemas que formam a rede.
Por isso, entenda que essa empresa se tornará uma verdadeira parceira do seu negócio, portanto:
- Conheça todas as soluções de TI oferecidas por ela;
- Estude os valores;
- Faça uma pesquisa sobre sua imagem perante o mercado, bem como, o que seus clientes têm a dizer sobre ela;
- Peça um orçamento e avalie com atenção, cada um dos detalhes da proposta;
- Marque uma reunião com o especialista e tire possíveis dúvidas.
Nessa etapa, será possível garantir que os valores acordados não sofrerão reajustes abusivos, bem como, a empresa incluiu tudo o que é necessário para garantir a previsão de orçamento sobre os atendimentos.
Sem essa garantia, é possível que ocorram muitas cobranças extras no futuro, fazendo com que a parceria se torne inviável.
Comece sua pesquisa por serviços de TI, pela Strati MSP
Se você chegou até aqui, certamente entendeu a importância de contratar serviços de TI e está buscando por uma solução segura para o seu negócio.
Por isso, comece sua busca pela Strati MSP. Nessa solução, sua empresa contará com o suporte de TI 24×7, desde a estrutura de TI, até a segurança de dados do seu negócio.
Nossa equipe multidisciplinar, certificada pela ISO/EIC 2000, estará sempre à disposição do seu negócio, para atender as demandas de forma proativa e eficiente.
Atuamos dentro das normas e das melhores práticas nacionais e internacionais de tecnologia da informação, adaptando nossas soluções ao seu negócio, para garantir a máxima agilidade de nossos serviços.
Como a Strati MSP funciona?
Temos dois principais tipos de atendimentos: o service desk e o field desk.
No service desk, nossos especialistas fazem o suporte remoto Strati, que segue o conceito SPOC – Single Point of Contact. Nele, os chamados abertos via telefone, portal de serviços ou e-mail, são atendidos pela nossa equipe de especialistas.
Assim, realizamos o atendimento de usuários de primeiro contato.
Já no field desk, os nossos especialistas se deslocam até a empresa, para atender as demandas mais urgentes e que não são possíveis de serem resolvidas a distância.
Para ambos os casos, usamos um conjunto de ferramentas de última geração, como o N-Central, para monitoramento e gerenciamento da sua infraestrutura de TI.
Aqui nessa matéria, você poderá conhecer os benefícios de investir em uma solução 24×7.
Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas e solicite um orçamento para a sua empresa. Estamos certos de que essa será uma parceria de sucesso!