Segurança de Rede: conheça as falhas que prejudicam sua operação
19/12/2022Boletim semanal de cibersegurança Strati de 16 a 22 de dezembro
22/12/2022Hoje, os serviços em nuvem já se tornaram uma das principais necessidades para empresas de todos os segmentos. Pensando em todas as vantagens que essa tecnologia oferece, os negócios que ainda não fizeram a migração, estão perdendo competividade em seu mercado, além de muito dinheiro. Mas, você sabe como escolher a melhor nuvem para sua operação? Pois é, essa é uma pergunta que muitos gestores de TI ainda fazem.
Os serviços em nuvem estão se expandindo cada vez mais, em um ritmo muito acelerado. Com os diversos provedores que oferecem as suas plataformas, há muitos pontos com os quais você precisa ter cuidado para, de fato, chegar a uma decisão. Mas, isso pode ser um problema bem desafiador, ainda mais para aqueles que nunca tiveram contato com esse tipo de tecnologia. Encontrar a melhor solução para a sua empresa, é uma estratégia que deve ser bem pensada.
Esse processo de seleção para um serviço de nuvem também é complicado por conta de não haver um roteiro comum para avaliar as ofertas e os fornecedores. Afinal, cada solução tem recursos específicos e cada empresa suas necessidades próprias.
Mas, fique tranquilo que vamos te ajudar! Nesse texto, separamos os critérios principais para você utilizar no momento da escolha do serviço de nuvem ideal para o seu negócio. Acompanhe a leitura e confira agora!
1 – Entenda as necessidades da sua empresa
O cenário de cada empresa é muito individual. Cada uma tem suas necessidades próprias e todas elas precisam ser levadas em consideração para escolher a melhor opção de nuvem. Há provedores que oferecem incríveis soluções. Mas, elas podem não ser aplicáveis ao seu negócio.
Talvez as necessidades da sua empresa possam ser resolvidas com alguns serviços comuns como, por exemplo, armazenamento seguro, backups diários ou rápida recuperação de dados. Assim, não é necessário, por exemplo, que você tenha outras soluções.
Nesse caso, optar por uma solução robusta e que atenda diversas necessidades, é a melhor escolha para a sua empresa. Há softwares que oferecem muitas aplicações, envolvendo desde um simples armazenamento até mesmo as ferramentas mais robustas. Ou seja, tudo que você precisa, em um único local.
E, uma das grandes vantagens dos serviços em nuvem, é você pagar apenas pelo que utiliza realmente. Então, o primeiro passo, é fazer uma análise detalhada do seu ambiente e entender as suas necessidades e prioridades do momento.
Fale com as equipes e entenda, de fato, o que cada uma precisa para otimizar a sua rotina e trazer melhores resultados para a empresa.
2 – Avalie o histórico antes de contratar um provedor
Para ter sucesso com o trabalho em nuvem, a sua empresa depende da solução correta, infraestrutura de TI e do suporte oferecido pelo servidor que você contratar. Então, você precisa fazer uma avaliação sobre a reputação do provedor no mercado, antes de contratá-lo. Recomendamos que você utilize três principais critérios para decidir se tal provedor vale realmente o investimento que será feito pela sua empresa.
O primeiro deles, é descobrir se oferece um suporte capaz de abranger todas as necessidades que o seu negócio precisa. Porém, não é apenas contar com um canal de atendimento. Ele precisa funcionar da maneira correta e em tempo integral.
Então, procure saber a opinião de outras empresas que já utilizaram aquele serviço. Pergunte sobre a qualidade do suporte e, também o pós-venda. Você pode começar a pegar essas informações no próprio site dos provedores, em suas redes sociais, opiniões do Google ou sites de reclamações.
Após isso, tenha claro os seus objetivos e, também a visão daquele fornecedor. Veja se eles estão alinhados e fazem sentido para a sua empresa. Dessa forma, você pode ter mais segurança no momento de fechar um negócio tão importante como esse. Afinal, a tecnologia da informação precisa ser cuidada por profissionais realmente capacitados.
3 – Pense na segurança da sua empresa
Um dos pontos mais importantes no momento de decidir o seu provedor, é pensar na segurança da sua empresa. Ou seja, no nível de proteção de dados que aquela solução oferecerá para a sua infraestrutura de TI.
A melhor solução é aquela que oferece um abrangente sistema de segurança da informação, junto com todo o compliance adequado com as regulamentações e leis que a sua empresa precisa ter para não sofrer consequências negativas.
4 – Opte pela tecnologia atualizada
Não é novidade que os serviços em nuvem estão sempre evoluindo e seguindo as mudanças e tendências tecnológicas, assim como as demandas que o mercado está exigindo.
Portanto, para escolher a melhor solução, é preciso ter total certeza de que sua tecnologia acompanhará todas as mudanças no mercado. Assim, sua empresa não ficará para trás nem perderá competitividade em seu mercado.
Você pode ficar de olho no status da solução através de reuniões constantes com o seu provedor. Nelas, aproveite para tirar dúvidas, entender melhor sobre o funcionamento da ferramenta, suas novidades, atualizações e outros pontos.
5 – Qualidade do suporte oferecido
Para você escolher a melhor opção de serviços em nuvem, é preciso ter a garantia de que ela estará funcionando a todo momento. Assim, não perderá as oportunidades de negócio e nem comprometerá a produtividade da sua equipe.
Então, é preciso ter ao seu lado, um provedor que te ajude a solucionar todos os problemas que a sua empresa tiver, de uma forma eficaz e a qualquer momento do dia.
Além disso, veja se o seu parceiro oferece treinamentos a fim de educar seus colaboradores. Esse ponto pode mostrar se você terá que aprender tudo sozinho ou receberá o suporte que realmente merece. Procure saber se ele oferece materiais gratuitos como, por exemplo, guias ou e-books.
Pergunte também para seu provedor, sobre as políticas de comunicação e os métodos que ele aplica nos negócios. Aqui, é muito importante que você tenha um suporte 24/7. Afinal, sabemos que nossa rede sofrerá algum ataque, mas não sabemos quando. Por isso, a prevenção é a melhor maneira de se proteger.
Hoje, ficamos por aqui. Seguindo essas dicas, com certeza, você encontrará um suporte ideal para a sua TI. Para conferir mais conteúdos como esse e aprender ainda mais, não deixe de dar uma olhada em nosso blog!