fbpx

6 critérios que você deve levar em consideração em uma solução de backup

Como já abordamos aqui em nossas postagens, contratempos técnicos, falhas humanas e desastres naturais são acontecimentos a que todas as empresas estão suscetíveis e podem destruir uma organização se ela não estiver preparada. O planejamento para a recuperação de dados é essencial para qualquer empresa e deve fazer parte de um plano geral de longo prazo. Neste plano, devem constar soluções de backup distintas para cada realidade.

Neste artigo, focaremos em aspectos que sua empresa deve considerar na hora de escolher o produto mais adequado. São eles:

  1. Se está alinhado com o seu negócio

Antes de escolher qualquer solução, a elaboração de um plano diretor de TI é imprescindível para que uma empresa mantenha o controle sobre suas ações estratégicas, planeje seus investimentos e reduza riscos com paradas repentinas ou custos não planejados. Para desenvolver um bom plano, identifique possíveis gargalos na infraestrutura, seja na rede ou nos servidores, detectando equipamentos obsoletos ou que ofereçam riscos desnecessários. Só depois disso recomendamos começar a procurar uma solução de backup.

  1. Custo x benefício

O custo x benefício é muito relativo porque depende do que a empresa precisa. Se sua empresa tem três funcionários ou você faz home-office, por exemplo, não faz sentido arcar com grandes investimentos em super soluções de backup e uma opção bastante útil pode ser o armazenamento doméstico. Já para empresas um pouco maiores, nas quais o volume de dados trafegados costuma ser alto e dinâmico, um backup incremental pode ser uma boa opção. Esse tipo de armazenamento salva automaticamente e em tempo real todos os dados novos ou modificados. Independentemente da necessidade, todos procuram eficiência e resiliência nas soluções de TI. Dessa forma, sua empresa pode reduzir os custos e o espaço ocupado por dados e maximizar a disponibilidade de dados com o mínimo de custo e complexidade.

  1. Confiança e confiabilidade

O backup dos dados essenciais de uma organização garante o funcionamento constante dos negócios, não importa o que aconteça. Por causa disso, procure empresas que sejam reconhecidas no mercado. Uma pequena pesquisa pela internet pode detectar empresas que estejam prometendo o que não são capazes de cumprir. Veja se a organização oferece suporte, treinamento para uso da solução e se tem uma política bem definida de sigilo e confidencialidade de dados. É importante que a solução oferecida garanta uma cópia segura de todas as suas informações em um ambiente seguro, estável e com redundância contra falhas, vazamento de dados e invasões.

  1. Programação e relatórios

Você ou o pessoal da TI conseguem utilizar a solução facilmente? Pode parecer uma pergunta óbvia, mas algumas vezes as empresas investem em uma solução que ninguém entende e que por isso caem no desuso e são subutilizadas. Além disso, opte por sistemas que gerem relatórios automáticos e de fácil entendimento.

  1. Performance

Procure por ferramentas que reduzam ao máximo a janela de backup e que não exijam muito tempo de instalação. O sistema deve ajudar a simplificar operações, garantir o sucesso e maximizar a disponibilidade dos dados e o tempo de atividade do negócio e não o contrário. A automatização economiza tempo da empresa e traz agilidade para solução de problemas pontuais.

  1. Integrações

A solução se integra com os sistema já existentes na empresa ou pode apresentar algum conflito? Existem tantas soluções no mercado disponíveis que se o sistema de backup não for compatível, é melhor partir para outra. A integração entre as ferramentas é essencial para que as operações sejam otimizadas e não interrompidas com a implementação de uma nova.

Enfim, a empresa que conseguir gerenciar de forma inteligente seus dados gerados constantemente durante todo o ciclo de vida, mantendo preços acessíveis, eficiência e agilidade, terá mais chances de alcançar o sucesso e se destacar no mercado na era digital.

Você acha que além desses seis aspectos existe outros fatores que as empresas devam considerar antes de escolher uma solução de backup? Deixe um comentário com sua sugestão.

Assine nosso canal para receber
conteúdos relevantes para o seu negócio.