fbpx

7 Razões por que você precisa de uma TI Proativa

Como consultor aqui na Strati, eu falo com diversos executivos de TI e diretores de empresas o tempo todo… uma das principais reclamações que ouço quando falam da TI é que ela não é proativa, quase sempre atuam apenas para resolver um incidente.

Veja abaixo a importância de uma equipe de TI proativa na sua empresa:

 

Detecção de problemas com maior agilidade

Uma equipe de TI proativa é capaz de prever ou antecipar falhas através da verificação de rotina da infraestrutura. Essa tarefa se mostra muito eficaz, uma vez que impede que os problemas surjam ou evoluam, além de possibilitar que a equipe possa estudar a melhor maneira para corrigir estas falhas com o menor impacto para a empresa.

 

Segurança da Informação

Tendo em mente a segurança da informação como um dos pontos mais críticos de TI, uma equipe que atua proativamente neste sentido, como por exemplo manter todos os patches de segurança atualizados, manter a solução de anti-vírus/anti-ransomware atualizada, garantir que todo o ambiente esteja protegido pelas soluções contratadas, etc. irá reduzir consideravelmente a possibilidade da sua empresa ser invadida por hackers ou ter seus dados sequestrados. Além de não perder tempo para restaurar um backup em caso de um possível ransomware, focando sempre nas tarefas estratégicas da empresa.

 

Redução de prejuízos causados por incidentes

Em um mundo cada vez mais competitivo, reduzir gastos e prejuízos é fundamental para o bom desempenho das organizações. Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela consultoria Emerson Network Power revela que os prejuízos devido a incidentes com tecnologia em grandes companhias podem alcançar a marca de 300 mil dólares por hora.

Esse número impacta na redução da produtividade de toda a equipe, implica em mais recursos para conseguir atuar na resolução de problemas, gera insatisfação nos clientes, na demora ou pouca eficiência no atendimento de suas demandas e, consequentemente, acaba por significar queda nas vendas.   A TI proativa estará justamente atuando no sentido de reduzir o número de incidentes. Com menos incidentes, as equipes podem focar na atuação preventiva, o que representa redução de prejuízos para a organização.

 

 

Melhor gestão dos recursos tecnológicos

Como visto acima, atuar preventivamente pode reduzir o número de incidentes, além de tempo e dinheiro gastos com tecnologia como um todo. Um dos grandes benefícios da proatividade em TI está justamente em atuar na antecipação de problemas no setor, uma vez que ruídos e distúrbios operacionais na rotina, além de sugar a energia da equipe, ainda desperdiçam horas de trabalho que poderiam estar sendo usadas no melhor atendimento ao cliente, por exemplo. Com a antecipação de problemas na área, as equipes de TI podem se dedicar às questões estratégicas do negócio passando a colaborar, inclusive nas tomadas de decisões, uma vez que, com redução no número de incidentes, os profissionais de TI podem focar nas tarefas estratégicas ao invés de serem interrompidos para resolver problemas pontuais.

 

Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços

Atuar de maneira a identificar e corrigir falhas com mais agilidade impacta positivamente na percepção e na qualidade dos serviços prestados. Uma das vantagens da cultura de proatividade em TI é o mapeamento de problemas e o atendimento mais rápido e assertivo às demandas dos clientes (internos e externos). Evita-se problemas recorrentes, que desgastam a equipe e geram insatisfação em quem está sendo afetado pelo problema. Outro grande benefício do mapeamento de problemas está na possibilidade de atuar na correção deles com mais tranquilidade, o que permite, ao longo do processo, encontrar a solução mais adequada para cada situação. Dessa forma, a redução no tempo de atendimento e a otimização do tempo da equipe para foco em assuntos estratégicos repercutem, na prática, em uma percepção de qualidade dos serviços prestados, tanto pela empresa, quanto pelo mercado.

 

Aumento da produtividade

A otimização das rotinas do setor, como visto acima, impacta na percepção da qualidade dos serviços prestados como um todo. Mas, mais do isso, rotinas proativas garantem que a equipe e outros setores da empresa não fiquem inativos por problemas técnicos. Dessa forma, o fluxo de trabalho não é interrompido, evitando atrasos e fazendo com que a distribuição de atividades dos especialistas seja racional e equilibrada, uma vez que, com menos incidentes, a equipe pode se dedicar a um problema maior que pode estar impactando o negócio. Com uma equipe de TI proativa, que realiza monitoramentos regulares, a distribuição e alocação dos especialistas podem ser muito mais eficientes, o que reflete no desempenho de toda a empresa.

 

Redução ou eliminação do tempo de inatividade

Depois de ser descoberto, um desastre passa a ser foco dos profissionais e gestores do ambiente de TI, que juntos, agirão para contorná-lo o mais rapidamente possível. Isto reduz ou até mesmo elimina o tempo de inatividade, levando em consideração de que uma equipe de TI que atua proativamente, terá em mãos todos os recursos para contornar o incidente da maneira mais rápida e eficiente.

 

Na Strati por exemplo, estruturamos a atuação de nossas equipes de Infra e Service Desk para que mantenham sempre o ambiente de TI de nossos clientes atualizado e operacional. Nosso time de Gestão cuida da melhoria contínua de TI, identificando e reportando mensalmente todos os pontos principais de atenção. Todas estas ações contribuem para reduzir ao máximo a quantidade de incidentes em seu ambiente de TI.

Assine nosso canal para receber
conteúdos relevantes para o seu negócio.