
3 problemas que os serviços de TI para empresas solucionam
25/05/2022
Conheça o SSP: a solução ideal para a sua infraestrutura de TI
08/06/2022Contratar um bom suporte de TI para as empresas, é um desafio para muitos gestores. Isso porque, essa é uma solução que, quando aplicada de forma estratégica traz grandes resultados para a indústria.
Os resultados importantes dessa ação podem ser: a correção das paradas na produção ou a redução de custos, por exemplo.
No entanto, é crucial entender como esse serviço funciona, para atingir os resultados esperados. Porque a TI é uma área que pode trazer a otimização de todos os setores de uma empresa. Em especial o de produção.
Nessa matéria vamos te mostrar como é possível aplicar essa solução, para eliminar os problemas na sua produção. Continue a leitura e programe esse investimento.
O que é o suporte de TI para as indústrias?
Antes de mais nada, vamos falar sobre a definição desse suporte. Trata-se, portanto, das atividades que envolvem a manutenção, atualização e implantação de novos ativos.
Essa solução abrange os softwares, hardwares, banco de dados e redes das empresas. Para tanto, os profissionais a dividem nesses 3 pilares de atendimento
- Infraestrutura;
- Software;
- Banco de dados e redes.
De todo modo, qualquer um desses pontos pode atender todos os setores da empresa, para otimizar a produtividade. Mas, é importante entender do que se trata cada um deles. Descubra abaixo:
Suporte de TI focado em infraestrutura
Nesse pilar, a equipe de TI atua na instalação e manutenção dos ativos físicos de TI. Por exemplo: os cabeamentos, equipamentos, aparelhos, dispositivos, instalação de tecnologias, entre outros.
Com foco em software
Aqui, portanto, vamos falar sobre as demandas que fazem parte da criação e do desenvolvimento das tecnologias, bem como, a programação das soluções. Ainda é de responsabilidade da equipe de TI que cuida dos softwares da empresa, instalar os sistemas, em especial, de segurança de rede e de computadores, como o antivírus, por exemplo.
Além disso, esse time faz o monitoramento do desempenho de cada uma delas, para garantir a eficiência. Ou, para fazer as trocas e atualizações necessárias.
Em banco de dados e rede
Trata-se da gestão do banco de dados e da rede da empresa. Nesse ponto, os profissionais têm como missão, a segurança do backup em nuvem, além da integração de dados, corretamente, para a tomada de decisão dos setores, entre outros.
Os 3 problemas na gestão, que o suporte de TI resolve
Existe uma série de gargalos produtivos, que podem ser resolvidos com o suporte de TI. Sobretudo, na gestão dos processos de uma empresa. Conheça a seguir os 3 maiores e entenda como essa solução pode resolvê-los:
1. Falta de mão de obra de TI qualificada
É uma grande responsabilidade do setor de TI manter-se atualizado sobre as inovações, bem como, analisar os dados e entender quais otimizações, renovações e trocas são necessárias.
Por isso, quando a empresa cogita contratar um suporte de TI, ela investe, também, na soma das capacidades entre a equipe interna e a contratada. Assim, as tecnologias mais avançadas são aplicadas.
Outro ponto de correção, é sobre a divisão de trabalhos. Uma vez que a sua empresa contrata os serviços, a sua equipe interna ganha tempo para se dedicar aos projetos que são, de fato, relevantes para o negócio.
2. Trabalho sem estratégia definida
Esse problema aparece a partir do momento em que o setor de TI é tido, dentro da empresa, como uma área de suporte aos demais departamentos. Nessa linha de pensamento, portanto, os profissionais ficam focados em atender manutenção e suporte e não conseguem desenvolver estratégias.
Um exemplo é a falta de suporte ao data center da empresa, que fica obsoleto, além de perder muitas de suas vantagens competitivas.
Nesse ponto, portanto, a contratação do suporte de TI permite à sua empresa, que a equipe externa tenha foco exclusivo na manutenção e no suporte, para que a interna foque nas estratégias do negócio.
Mesmo porque, a maioria desses contratos oferece suporte 24×7, de acordo com os níveis de serviço, para garantir que toda a infraestrutura esteja sempre em pleno funcionamento.

3. Gastos muito altos com a área de TI
O terceiro e mais importante dos problemas a ser solucionado dentro da empresa, é o orçamento muito alto e subutilizado. Em especial, sobre a infraestrutura de TI.
Para isso, não há necessidade de mudanças muito drásticas nos ativos. Passos pequenos podem trazer grandes resultados. Por exemplo, a terceirização de e-mails da empresa e a migração para a nuvem, entre outros fatores. A soma dessas ações, por fim, traz uma grande economia de custos para a empresa.
Indicadores de qualidade do suporte de TI para a sua indústria
Vamos falar de outro ponto crucial: as métricas de qualidade desses serviços. São elas:
- Garantia: para saber se esse serviço é confiável, fique atento à garantia que a empresa oferece;
- Utilidade: nesse ponto é crucial saber se os serviços prestados se moldam à empresa, além de cumprir com os resultados esperados;
- Experiência: apenas com uma equipe experiente será possível atingir a melhor performance;
- Maturidade: os prestadores de serviços de TI conhecem a sua empresa? Essa é uma questão que, quando tem resposta positiva, agrega valor ao seu negócio.
Conheça o Strati MSP: suporte de TI ideal para a sua empresa
Agora que você já conhece essa solução e entendeu quais são as vantagens para a sua indústria, trouxemos a opção ideal para a sua empresa: o Strati MSP.
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A partir do conceito Single Point of Contact (SPOC), o suporte remoto da Strati recebe todos os chamados via telefone, e-mails ou portal de serviços. Assim, direcionamos todas essas demandas para a equipe de atendimento especializada.
Com isso, damos a devida atenção a todos os atendimentos logo no primeiro contato e analisamos sua complexidade. Caso não seja possível resolver de imediato, nós encaminhamos ou agendamos para um analista dar continuidade ao assunto.
E também, o field service
Existem demandas que exigem o atendimento presencial dos nossos técnicos. Para isso, o field service está à disposição dessas demandas. Trata-se, portanto, do envio dos nossos profissionais até a empresa, para que realizem manutenções proativas, ou visitas técnicas semanais, quinzenais ou mensais.
Esses são apenas alguns dos vários benefícios da Strati MSP. Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas e entenda como é possível levar essa solução para a sua empresa!