Boletim semanal de cibersegurança Strati de 09 a 15 de dezembro
15/12/2022Serviços em Nuvem: como escolher o software ideal
20/12/2022A segurança de rede é um conjunto de etapas. Na rotina de qualquer empresa, o gestor de TI precisa estar a par de todos os fatores de risco para evitar que as falhas atinjam a infraestrutura e prejudique toda a empresa. E a melhor maneira de fazer isso, é contar com estratégias de prevenção para que sua rede esteja confiável.
Mas, você sabe quais são as falhas que prejudicam a sua operação e precisam ser evitadas? Pensando em te ajudar com isso, preparamos esse post. Aqui, vamos te mostrar quais são os erros que causam maiores impactos para sua empresa.
Ficou curioso? Então, acompanhe a leitura e veja quais são!
Qual é a importância da segurança de rede?
Bom, se você acompanha notícias sobre o mundo da tecnologia, deve ter notado que nos últimos anos houve um grande aumento de matérias envolvendo usuários e empresas atingidos por ciberataques.
Alguns deles, como o ransomware, acabam provocando prejuízos que podem chegar na casa do milhão. Isso, por conta do seu impacto que, em alguns minutos, uma companhia pode ser atingida e ter dados importantes excluídos para a vida toda.
Além disso, as organizações que investem na segurança de rede, acabam sendo melhor vistas no mercado. Ou seja, asseguram confiabilidade para os seus clientes e parceiros que se preocupam com a integridade em suas máquinas, além de uma maior qualidade nos processos da empresa.
Quando você deixa a segurança de rede de lado, acaba dando margem para que as informações de grande importância sejam roubadas. Grandes prejuízos podem ser gerados, tanto os financeiros como os legais. E, com isso, a empresa pode perder muitos clientes, pagar altas multas e lidar com todo um inquérito policial sobre o caso.
Com todos esses pontos, torna-se cada vez mais importante investir na segurança de rede da sua empresa. Proteger a infraestrutura de TI contra ameaças e falhas digitais, nada mais é do que proteger todo o sucesso que sua companhia já construiu e continuará construindo. Se os seus colaboradores estão trabalhando em um ambiente robusto e confiável, acaba melhorando toda a sua produtividade.
Além disso, as organizações que investem na segurança de rede, acabam sendo melhores vistas no mercado. Ou seja, asseguram para os seus clientes e parceiros que se preocupam com a sua integridade e confiabilidade em suas máquinas, além de uma maior qualidade nos processos da empresa.
Quais falhas podem prejudicar a sua segurança de rede?
Evitar falhas é uma das ações mais importantes para trazer mais confiabilidade. Na sua proteção de rotina, é preciso ter estratégias em que todos os erros na segurança de rede podem ser evitados ao máximo. Dessa forma, toda medida que for implantada, será eficaz para seu negócio.
Então, agora, vamos te mostrar quais são os erros mais impactantes que podem atingir a sua segurança de rede. Confira:
1 – Falta de investimento em ferramentas de segurança
Para ter uma eficiente segurança de dados, é muito importante ter investimentos em sistemas e ferramentas capazes de monitorar ameaças e gerenciar toda a sua infraestrutura. Sem a ajuda delas, a empresa pode ter problemas na hora de identificar problemas e para resolvê-los rapidamente.
Um antivírus eficiente, por exemplo, acaba dando ao gestor de TI os mecanismos ideais para a avaliação de possíveis ameaças em sua infraestrutura. Assim, ele consegue bloquear rapidamente todas as suas ações. Um bom firewall, por exemplo, terá recursos para manter suas máquinas sob vigilância e evitar qualquer ataque ou conexões que são mais maliciosas.
2 – Não controlar o acesso a informações
Mesmo que a sua empresa adote algumas medidas com foco na segurança de rede, ainda há chance de ser vítima de algum ataque cibernético. Por isso, nesse momento, é muito importante que seu negócio conte com uma política responsável por controlar os acessos a dados.
Um dos erros de segurança mais sérios, é não limitar os usuários que tenham acesso a informações que são sigilosas. Se alguma conta sofrer uma violação e invasão, o criminoso poderá capturar os dados mais importantes do seu negócio, prejudicando totalmente a sua empresa.
3 – Não realizar backups periódicos
Uma outra medida que acaba trazendo maior proteção a sua segurança de dados, é realizar backups constantemente. Sem eles, as tentativas de ataques como, por exemplo, os ransomware, serão bem mais pesadas. A sua empresa terá grandes dificuldades em recuperar todos os arquivos, além do tempo perdido para que toda a sua operação retorne ao normal.
Além do backup ser uma medida preventiva contra os ataques digitais, ele precisa ser visto como uma ação para proteger imprevistos e falhas. Quando há cópias de todas as informações e dados importantes, fica muito mais fácil para que o gestor de TI consiga retomar normalmente toda a sua operação, caso algum ataque ou falha ocorra.
4 – Não realizar atualizações ágeis
Realizar atualizações nos softwares e sistemas é muito importante para toda empresa corrigir falhas que possam atingir sua infraestrutura de TI. Sendo assim, seu negócio precisa implementar todo um processo voltado para que a velocidade dessas atualizações tenha maior rapidez e precisão.
Mas, o problema aqui, é que muitas atualizações acabam exigindo com que a rede atrapalhe o funcionamento de alguma outra aplicação. Além disso, ainda há a chance do update não ser concluído por alguma falha no momento da compatibilidade.
Sendo assim, o gestor de TI precisa ter uma rotina bem definida. Nela, é preciso que exista a garantia da realização de testes dentro de um tempo que seja aceitável. Além disso, é possível reduzir aqueles atritos que interferem na rotina dos usuários. Evitando, assim, que a empresa sofra qualquer prejuízo durante toda a atualização.
Tendo noção dessas falhas, você poderá garantir uma maior segurança de rede. Afinal, nenhuma empresa gostaria de sofrer com ataques ou falhas que podem prejudicar imensamente qualquer tipo de negócio. Mas, lembre-se de contar com um suporte de TI adequado.
Não é qualquer profissional que garantirá 100% de eficiência em sua proteção. Pesquise bem e ache a melhor opção. Se quiser conferir outros conteúdos como esse, que ajudam na rotina de todo gestor de TI, não deixe de acessar o nosso blog. Nele, você encontrará matérias exclusivas que vão te ajudar!