fbpx
1 - txt - Como proteger a sua empresa de um ataque ransomware_

Conheça 5 cuidados essenciais para reduzir os riscos de ameaças cibernéticas

Imagine chegar para mais um dia de trabalho, abrir seu computador e descobrir que alguém roubou seus dados e está exigindo um pagamento para devolver as informações?  Isso é o que o ataque ransomware faz com suas vítimas, que correm o risco de perder seus arquivos ou até sofrer o vazamento de dados, caso não paguem o resgate em criptomoedas.

Infelizmente, estamos falando de um cibercrime cada vez mais comum. Por isso, no texto de hoje, decidimos listar alguns cuidados que podem ajudar a manter a sua empresa mais segura.

Quer saber quais são eles?

Então, continue a leitura e descubra!

calculador-de-ciberseguranca

O que é um ataque ransomware?

Primeiramente, antes de falar sobre medidas que podem proteger a rede da sua empresa, vamos explicar o que é o ataque ransomware.

Na verdade, ele é um tipo de malware, que restringe o acesso ao sistema infectado com um bloqueio e cobra pagamento para devolver os dados.

Ou seja, trata-se de uma espécie de sequestro, que bloqueia as informações e entrega somente com pagamento do valor solicitado.

Para que você visualize melhor como o ataque funciona, vamos te explicar em detalhes.

Independentemente de como ele chegou ao computador ou celular, a ação segue uma lógica comum.

Primeiro, o programa começa a rodar, encriptando pastas e arquivos. Depois, os documentos ficam bloqueados para uso ou visualização.

Em seguida, através de criptografia, o cibercriminoso mantém a comunicação com o dispositivo da vítima e exibe na tela uma nota de resgaste, informando como deve ser feito o pagamento.

Mas, é preciso atenção. Pois, a mensagem pode ser feita de diferentes formas, seja confessando o crime ou até mesmo tentando enganar o usuário.

Desse modo, os hackers atacam onde acreditam que existem dados valiosos e indivíduos que aceitem pagar para recuperar o acesso.

Com isso, o ransomware oferece muitos prejuízos. Pois, compromete a empresa, gerando tempo de inatividade excessivo e podendo causar perda e vazamento de dados.

Infelizmente, hoje este tipo de ataque se tornou tão comum que não é mais uma questão de saber se a empresa será atingida, mas, sim, quando acontecerá.

Além disso, segundo pesquisas especializadas, o número de infecções em dispositivos móveis aumentou mais de 30% no último ano.

Por isso, as dicas que vamos te passar abaixo são tão importantes.

Afinal, com as atitudes certas, você evita perigos como este e consegue manter a TI ativa e segura.

1 - Meio - Como proteger a sua empresa de um ataque ransomware_

 

Sua empresa é um alvo para ataque ransomware?

De fato, existem algumas vulnerabilidades de segurança que podem colocar a sua rede em risco. São elas:

  • O uso de dispositivos mais antigos;
  • Softwares desatualizados;
  • Navegadores ou sistemas operacionais que não recebem mais patches;
  • Falta de backup adequado;
  • Ausência de medidas que garantam cibersegurança na empresa.

Além disso, é preciso atenção. Pois, o ransomware, também, pode chegar através de phishing ou de arquivos baixados no computador ou celular.

Então, tome cuidado com os downloads realizados, evite clicar em links suspeitos e analise as vulnerabilidades para impedir que o seu negócio se torne um alvo dos cibercriminosos.

A seguir, vamos te ensinar como evitar que o perigo invada a sua rede!

5 cuidados que vão afastar os perigos da sua empresa

Conforme prometemos no início do texto, vamos te ajudar a reduzir os riscos de sofrer um ataque ransomware.

Para isso, separamos 5 medidas que podem fazer a diferença na prevenção deste tipo de problema. Veja:

1 – Priorize o backup de dados

Sem dúvida, um dos principais fatores para evitar prejuízos causados pelo ataque ransomware é a realização de backups regulares dos arquivos que você armazena na rede.

Mas, como algumas variantes do cibercrime podem excluir as cópias feitas no computador ou na rede, salve os arquivos em uma unidade externa ou na nuvem.

Assim, não correrá o risco de perder documentos importantes para o seu negócio, caso seja vítima deste crime virtual.

2 –Evite abrir e-mails suspeitos

Como já citamos ao longo do texto, clicar em links estranhos pode te causar grandes problemas. Por isso, evite este risco e tenha muito cuidado ao abrir os sites.

Além disso, não abra anexos de e-mail suspeitos, mesmo que conheça o remetente.

3 –Atualize seus softwares

De fato, a falta de atualização é uma grande vulnerabilidade em uma infraestrutura de TI. Por isso, se deseja eliminar riscos de ransomware e outros ataques, mantenha seus sistemas e aplicativos sempre atualizados.

Ao fazer isso, obtenha os patches de segurança mais recentes. Assim, protegerá ainda mais a sua rede dos cibercriminosos.

4 – Conscientize toda a equipe

Prepare todos os colaboradores que acessam a rede para tomarem os cuidados citados. Mostre para eles o real perigo de acessar links suspeitos e de baixar arquivos em locais inseguros.

Além disso, oriente sobre o uso de pendrives nos dispositivos da empresa. Neste caso, a recomendação é nunca conectar o acessório nos computadores se não souber a procedência dele.

5 – Escolha a solução certa para sua empresa

Por fim, para evitar riscos na sua empresa, aposte em um software robusto e completo para proteger a rede com agilidade e eficiência.

A Strati atua com as soluções ideais para manter seu ambiente mais estável e seguro.

Clique aqui e veja como podemos te ajudar a prevenir os ataques virtuais, como o ransomware.

Além disso, temos um curso totalmente gratuito para você entender o jeito certo de proteger a sua empresa. Inscreva-se agora mesmo!

Gostaria de ler mais?