Estamos contratando! Vaga: Estagiário (a) de Vendas
05/10/2015O que é o ITIL e a qual sua importância para a TI da sua empresa
24/11/2015Erros em cloud computing: conheça os mais prejudiciais
O Cloud Computing — ou Computação em Nuvem — é um termo designado para uma utilização que não depende especificamente nem de lugar nem de uma plataforma para acessar programas e arquivos, além de executar diferentes tipos de tarefas remotamente.
Porém, apesar da possibilidade de acesso remoto, é preciso estar consciente de que existem algumas vulnerabilidades nesse tipo de tecnologia. Assim, iremos apresentar no post de hoje alguns erros comuns cometidos no cloud computing para que você saiba identificá-los antes de sua ocorrência, impedindo danos e prejuízos. Acompanhe conosco a seguir!
Falta de planejamento
É preciso que haja planejamento, não só na decisão de que programas e arquivos serão migrados para o acesso em cloud, mas também para eventuais falhas de seu servidor. Como os funcionários trabalharão em caso de queda do mesmo? É preciso criar alguns mecanismos de proteção como backups ou estratégias que lhe permitam dar continuidade às suas atividades mesmo sem acesso remoto.
Invista em pesquisa e desenvolva, junto com o seu departamento de TI, uma estratégia de migração dos arquivos, com possíveis alternativas para problemas que podem surgir.
Segurança
Uma das desvantagens da tecnologia em nuvem é que os dados e arquivos de uma empresa podem ficar desprotegidos, já que estarão em ambiente virtual. O ideal é que questões de segurança sejam pensadas já na fase do planejamento, no processo de transição do local para o remoto. Assim, é preciso definir o que é sensível e que não deve ter, de forma alguma, risco de acesso indevido.
Segurança deve ser primordial, porém ela deverá ser dosada, uma vez que a preocupação extrema com esse aspecto pode deixar o acesso limitado ou ainda você poderá não utilizar tudo o que a tecnologia tem a oferecer.
Acessos
Assim como já ocorre dentro da sua empresa ou ainda em relação ao acesso ao software utilizado em seu negócio, é preciso definir limites para os acessos, ou seja, a informação não deve ser compartilhada na sua totalidade com todos os funcionários, sendo esse um erro bastante comum.
Para evitar isso, busque criar tipos diferenciados de acesso junto ao seu provedor e, assim, garanta que não haverá vazamentos de informações ou que arquivos importantes não serão apagados ou alterados.
Internet compatível
O acesso em nuvem demanda uma boa conexão de internet. Por isso, é comum que se erre esperando muito da tecnologia mesmo sem ter um bom servidor ou uma boa conexão de dados.
Verifique se sua conexão está de acordo com o que é necessário para acessar programas e arquivos. Caso não seja, procure um pacote de dados que se adapte às suas necessidades.
Tipo adequado de nuvem que pode gerar erros no cloud computing
É comum achar que qualquer servidor de nuvem pode ser utilizado, mas os pacotes ofertados são bastante diferentes, sendo preciso pesquisar e compreender se o que você escolheu adapta-se em sua realidade. Em muitos casos, um determinado servidor pode não ter espaço suficiente ou pode não ofertar alguns serviços ou tipos de controle que sua empresa necessita.
A utilização da computação em nuvem pode ser considerada como uma revolução no mundo dos negócios, pois permite, de forma rápida e remota, o acesso a arquivos e programas.
Os gerentes podem não estar atentos ao monitoramento porque concluem que essa tarefa deve ser realizada pelo provedor de serviços de computação em nuvem.Esse é um grande erro, porque o monitoramento contínuo permitirá que os gerentes avaliem se a infraestrutura em nuvem está tentando atender às necessidades da empresa; ajudará a equipe a descobrir rapidamente as falhas na entrega do serviço para que possam agir antes de causar mais danos.
Os indicadores de SLA (Service Level Agreement) podem ser usados como base para esse monitoramento.
SLA é apenas um acordo que define as responsabilidades de um provedor de serviços, como escalabilidade, disponibilidade, prazos, garantias de desempenho, notificações de falha, etc.
Eles serão usados como indicadores de desempenho para monitorar e avaliar os serviços e se você não sabe qual melhor solução para sua empresa, fale com nossa equipe de especialistas.