Fique seguro contra ataques cibernéticos

Devido ao crescente número de ataques cibernéticos no mundo e principalmente no Brasil, a proteção de dados corporativos é uma necessidade cada vez mais importante no mundo empresarial.
Pesquisas recentes apontam que nosso país se tornou o segundo maior alvo de ataques cibernéticos.
Sendo assim, é vital para uma organização manter um sistema de proteção sincronizado, principalmente entre o firewall e o endpoint.
Muitas empresas focam somente no antivírus e acreditam que estão protegidas. O problema do antivírus é que ele trabalha por assinatura, então quando é lançada uma nova vacina na internet o aplicativo atualiza seu banco de dados.
Entretanto, existem vários tipos de ataque, como os chamados Zero Day, que ainda não tem uma assinatura ou o ataque pode se dar por exploit. Um exploit é um kit de programação que um hacker usa para fazer um ataque direcionado ao seu computador ou a sua rede.
Esses tipos de ataques não vêm necessariamente através de um vírus, na verdade ele pode chegar por vários outros caminhos.
Embora você possa achar que o exploit seja algo super sofisticado, na maioria das vezes ele não é, pois normalmente se trata apenas de um kit que pode ser comprado na deep web por um punhado de dólares.
Sendo assim, é necessário que a empresa possa contar com uma tecnologia que proteja cada estação de usuário através de camadas que vão além do antivírus.
Essas tecnologias estão cada vez mais acessíveis e mais inteligentes.
No passado, quando se falava de prevenção de segurança através de proteção em camadas, logo se pensava em um SOC (sigla em inglês para Centro de Operações de Segurança) que é um sistema super robusto e que custava muito caro.
Porém, hoje as organizações podem contar com soluções que se integram e agem de forma muito mais simples e eficiente e com um custo muito menor.

O que é proteção endpoint?


Um sistema de proteção endpoint (ponto final) é um software que contém os meios necessários para proteger seu equipamento e as informações digitais contidas na sua rede.
Esse sistema é composto por soluções que identificam e intercedem em programas maliciosos que tentam invadir os sistemas corporativos.
Para que um endpoint seja protegido de forma adequada é necessário que as ameaças sejam analisadas de forma constante e em tempo real.
Os antivírus tradicionais nem sempre podem evitar ataques e contaminações por malwares devido a constante evolução deles que muitas vezes superam a capacidade de proteção do antivírus.
Por outro lado, o software de proteção de endpoint deve executar processos de prevenção e atuar em conjunto com o firewall. Essa proteção pode ser agregada por antivírus, anti-spyware, firewall e monitoramento de aplicativos.
A vantagem de usar um sistema de proteção endpoint é que ele é mais abrangente que um antivírus, sendo que em alguns casos pode trabalhar em conjunto com outras ferramentas de análise e usar banco de dados de outros fornecedores.
A proteção endpoint é uma das tendências de TI que provém muitas vantagens para as organizações, principalmente as que acompanham a evolução da internet e que estão cientes de que a proteção de informações necessita de soluções de segurança em TI que estejam de acordo com a rápida evolução dos ataques cibernéticos.
Entretanto, a proteção completa de dados de uma organização não pode depender somente do endpoint. É preciso muito mais que isso.
Um dos sistemas de proteção que se destaca é o Gerenciamento Central Sophos que é composto por soluções que compartilham inteligência contra ameaças e se comunicam entre si e que são gerenciadas através de uma única interface centralizada abrangendo desde o firewall até o endpoint.
A Central Sophos pode gerenciar diversas soluções de segurança, como por exemplo:


Intercept X
Protege seu endpoint contra ameaças avançadas como exploit, ransomware e root.

Endpoint
Oferece proteção avançada juntamente com uma experiência simples e intuitiva do usuário.

XG Firewall
Firewall de última geração que bloqueia ameaças desconhecidas, respondendo automaticamente a incidentes e indicando riscos ocultos em sua rede.

Web
Proteção da Web de nível empresarial, avançada e fácil de usar.

Mobile
O Sophos Mobile é a solução abrangente de Gerenciamento de Mobilidade Corporativa que permite gastar menos tempo e esforço gerenciando e protegendo dispositivos móveis.

Servidor
O Server Security protege seus servidores virtuais e físicos sem sacrificar o desempenho.

Wireless
Uma maneira simples e eficaz de gerenciar e proteger suas redes sem fio.

Encriptação
Protege seus dados no caso de computadores perdidos ou roubados. A Criptografia de dispositivo é a maneira mais fácil de gerenciar a criptografia completa do disco.

E-mail
Protege e gerencia e-mails na nuvem e simplesmente barra o recebimento de spam, tentativas de phishing, contaminação por malware e a perda de dados.

Cloud Optix
Evite a próxima geração de ciberataques automatizados em nuvem pública e suas respectivas penalidades.

Podemos concluir que o firewall, endpoint e demais soluções de proteção devem atuar em conjunto para garantir a proteção adequada de uma organização.
O Sistema Sophos é composto por soluções completas e avançadas que irão atuar em conjunto para proteger sua empresa, desde o firewall até o endpoint.

Assine nosso canal para receber
conteúdos relevantes para o seu negócio.