Gestão de TI: 4 indicadores que mostram os resultados da tecnologia para sua empresa
15/04/2015Total Cost of Ownership (TCO) – O que é e como calcular
08/05/2015Em um cenário em que as empresas investem cada vez mais em novas tecnologias, a necessidade de soluções de gerenciamento também aumenta. Certamente, algum setor da sua empresa já parou alguns minutos – se não horas – por causa de uma indisponibilidade da infraestrutura de TI. Você chegou a calcular os prejuízos que essas falhas de TI trazem mensalmente para a empresa?
A perda de informações e serviços, ainda que temporariamente, afeta a continuidade do seu negócio e a produtividade de toda a equipe. Não importa se a sua empresa é pequena, média ou grande. Todas as organizações sofrem com falta de gerenciamento de TI. Lentidão e queda do servidor, ataques de vírus, softwares ilegais e indisponibilidade da internet, por exemplo, comprometem a produtividade da organização e podem gerar diversos tipos de prejuízo relacionados ao funcionamento de equipamentos, a equipes impossibilitadas de trabalhar e até as falhas no contato com clientes, fornecedores e entre os próprios colaboradores.
Falta de gerenciamento
Geralmente, a empresa só dá atenção para a questão quando o problema já aconteceu, quando o ideal seria evitar que ocorresse ou que, pelo menos, o processo para consertar a falha estivesse bem delineado. Para se ter uma ideia de como o problema é global, de acordo com a Forrester 75% de um orçamento típico de TI é gasto com problemas de simples gerenciamento, ou seja, que poderiam ser evitados. Além disso, cerca de 40% do tempo utilizado para encontrar a solução de problemas na área de TI é gasto na análise, e não na resolução, segundo o IDC.
Objetivos da gestão da infraestrutura de TI
- Assegurar e maximizar a disponibilidade da infraestrutura de TI
- Aumentar o nível de desempenho dos serviços
- Garantir flexibilidade no atendimento da demanda
- Minimizar os efeitos das mudanças
- Aumentar a eficiência na resolução de problemas
- Diminuir custo com falhas
- Reduzir o custo dos serviços de TI
- Prever falhas na TI antes que aconteçam
Por causa desses e de outros benefícios, o gerenciamento da infraestrutura de TI se tornou prioridade dentro das empresas, não apenas para assegurar o alinhamento da área de tecnologia da informação com a estratégia da empresa, mas também para controlar custos associados ao esforço de gerenciamento de suporte.
Como manter a competitividade
As organizações precisam investir em infraestrutura de TI, mas também em um gerenciamento de excelência, que corresponda às necessidades da empresa e dos colaboradores. Isso significa que a área de gerenciamento de infraestrutura de TI precisa, necessariamente, considerar todo as as questões relacionadas à tecnologia da informação: desde as questões mais simples que envolvem o cotidiano do usuário até a garantia de que todos os servidores e o conjunto da infraestrutura estarão em pleno funcionamento. A área de TI de qualquer empresa precisa estar sempre disposta e preparada para se adaptar o quanto antes a exigências de mudanças constantes, incluindo ameaças à segurança, demandas cada vez maiores de clientes e fornecedores e também a regulamentações governamentais. Só assim, é possível além de manter a competitividade, sair na frente dos concorrentes.
Você sabe quais problemas sua empresa costuma ter que poderiam ser facilmente resolvidos ou evitados com um bom gerenciamento da infraestrutura de TI? Comente!