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Soluções tecnológicas são usadas para tornar os processos mais ágeis e seguros. Com isso, os diversos setores têm uma rotina mais produtiva e otimizada.
No entanto, todas essas soluções devem estar alinhadas com o propósito da empresa. Por isso, o gerenciamento de infraestrutura de TI serve para manter todos os ativos operando sem falhas. Ou seja, essa é uma ação que garante a produtividade contínua das áreas.
É nesse ponto, portanto, que surge o desafio de fazer esse gerenciamento da melhor forma possível, para obter bons resultados. Por isso, nessa matéria, vamos falar sobre essa demanda, e ainda apresentar 3 recursos para suprir esse desafio.
Continue essa leitura e encontre a solução ideal para o seu negócio!
Por que fazer o gerenciamento de infraestrutura de TI?
Antes de mais nada, vamos falar sobre a importância desse cuidado. Mesmo porque, essa é uma forma de garantir uma série de vantagens para a empresa. As quais, falaremos mais à frente.
É muito comum que os usuários tenham alguns hábitos que, quando praticados de forma contínua, causem problemas aos ativos. Isso resulta em uma série de falhas, que podem afetar a trabalho.
A indisponibilidade de um sistema, quando ocorre em um momento de produção, pode trazer para a empresa:
- Parada nas operações por tempo indeterminado;
- Atraso dos projetos ou na entrega de resultados;
- Queda na qualidade da entrega;
- Insatisfação dos clientes.
Todos esses pontos, portanto, trazem um único resultado: perda de lucros.
Por outro lado, quando o gerenciamento é feito de forma adequada, a empresa consegue reduzir os custos, entre outros benefícios.
Vantagens do gerenciamento da infraestrutura de TI
Entenda agora, como a redução de custos acontece, ao aplicar esse recurso em sua empresa. E conheça outros benefícios dessa solução:
Redução de custos
Esse é o primeiro e mais esperado dos resultados. A redução de custos acontece porque os ativos da empresa passam por um processo detalhado de análise e cuidados.
Nessa etapa, os profissionais da área calculam os reais custos de todos os ativos, sistemas e demais itens. Com isso, é possível entender onde é possível economizar, a partir de um plano de redução de gastos.
Atualização rápida da infraestrutura de TI
Ao implantar o gerenciamento, fica muito mais rápido e fácil fazer o controle das atualizações necessárias para o seu negócio. Isso porque, o acompanhamento vai apontar quais falhas devem ser corrigidas.
Em especial, sobre as atualizações que ficam a cargo dos fornecedores de TI. Com o gerenciamento correto, portanto, é possível visualizar com mais agilidade todas as pendências, evitando atrasos e falhas.
Mais eficiência
Uma das principais vantagens do gerenciamento da infraestrutura de TI, é a análise da estrutura. Isso porque, com os dados reais sobre os ativos, será possível saber quais são as falhas reais.
Além disso, é possível entender a demanda e delegar a tarefa ao profissional ideal.
Foco total no negócio
Se sua infraestrutura de TI está, de fato, sob os cuidados de uma boa gestão, sua equipe tem mais segurança para se dedicar aos projetos de expansão, sem se preocupar em atuar na manutenção constante dos ativos.
Como esse gerenciamento funciona?
Para atingir o objetivo esperado, é crucial garantir algumas análises, quais sejam:
1. Hardwares e softwares
Nessa etapa, é necessário fazer o levantamento da quantidade de equipamentos de TI que a empresa já comprou. Assim como, é importante conhecer quais são os dispositivos de armazenamento e os aplicativos adquiridos.
Depois dessa análise, pesquise os números exatos sobre:
- Quantidade de computadores e dispositivos usados;
- O tempo de uso de cada dispositivo;
- Quantas máquinas tem antivírus instalado de forma devida;
- Capacidade de armazenamento dos HDs;
- Quais são os softwares instalados;
- Números sobre cada um dos sistemas operacionais;
- Quantos e quais são os hosts instalados.
Estude, sobretudo, se todos os hardwares aguentam uma possível atualização do sistema operacional.
2. Depreciação dos ativos
Com o passar do tempo, é normal que os ativos fiquem depreciados. Sobretudo, os itens tecnológicos, que recebem constante atualização, e também possuem prazo de validade.
É muito comum, entretanto, que as máquinas fiquem lentas. Até um ponto em que se torna inviável o uso desses aparelhos. Ainda assim, manter esse ativo em uso pode gerar muitos atrasos nos processos, e até falhas e longas paradas.
Por isso, conheça o estado de cada uma delas e entenda a real necessidade de substituição. Uma vez que isso é deixado de lado, os custos podem dobrar. Mesmo porque, a parada definitiva de uma dessas máquinas pode causar a perda de dados do negócio.
3. Gestão de riscos da infraestrutura de TI
Contar com uma infraestrutura de TI é estar sempre em risco de perder os dados ou, até mesmo, ter uma parada inesperada de algum ativo. Sendo assim, o gerenciamento vem para mitigar esses riscos.
Isso faz com que a empresa passe a contar com as melhores práticas do mercado, reduzindo as chances desses problemas surgirem. Assim, é possível ter total controle de eventos que são aceitáveis e dos eventos que devem ser evitados.
Entre os pontos de correção está, por exemplo, o reforço da estratégia de segurança de dados.
4. Governança de TI
Nessa etapa, os recursos virtuais da empresa são analisados, para garantir a privacidade e a manutenção dos dados do negócio. Essa etapa é, sem dúvidas, uma das mais importantes do gerenciamento de infraestrutura de TI.
Para tanto, é crucial entender se a empresa possui recursos tecnológicos suficientes, se os níveis de segurança são ideais, o quanto falta para que cada meta seja cumprida e, sobretudo, se a empresa precisa e está pronta para novas tecnologias.
Com esse conhecimento, será possível traçar a estratégia de implantação de novos recursos, para otimizar a rotina de trabalho dos setores.
5. Custo da aquisição
Aqui, aplica-se o TOC – Total Cost of Ownership. Trata-se, portanto, da pesquisa de todos os custos que a empresa tem, com os ativos tecnológicos usados no negócio. Assim, obtém-se o cálculo sobre os custos e lucros do setor.
Para isso, é importante levantar:
- Os gastos com hardwares, softwares e demais ativos;
- Despesas geradas pelos serviços da empresa;
- Custos indiretos da área de TI;
- Entre outros.
Com essa análise em mãos, a equipe pode traçar uma nova estratégia de TI, para reduzir ainda mais os custos.
Após todo esse estudo, portanto, é hora de analisar as informações levantadas e seguir com os planos de correção. Lembrando, então, que é crucial contar com o acompanhamento de uma empresa especialista no assunto, para obter resultados ainda melhores.
Uma empresa dedicada poderá trazer para o seu negócio, soluções e recursos que vão otimizar esse processo. Para você entender a importância desse detalhe, conheça agora como isso é feito.

Os 3 recursos de gerenciamento de infraestrutura de TI da Strati
Ao longo desse texto, você aprendeu sobre a importância de um bom gerenciamento. Agora, vamos te apresentar os 3 recursos que a Strati pode oferecer, para tornar esse processo ainda mais fácil. Confira abaixo.
1. Service Desk
Levando em conta a tradução livre do termo, service desk pode ser o mesmo que “central de serviços”. Ou seja, esse recurso propõe que a empresa centralize as demandas de colaboradores, parceiros e clientes em um único ponto.
De modo geral, é uma forma de garantir que os usuários tenham seus chamados atendidos, em tempo hábil, sem prejudicar a rotina de trabalho. Assim, os processos são otimizados, melhorando a qualidade da entrega e a satisfação dos clientes.
Isso acontece, através do registro dos pedidos, desde as entradas até as saídas dos chamados. Estes, por sua vez, podem trazer demandas de suporte, manutenção de equipamentos, softwares, entre outros.
Mas, apesar de parecer simples, o service desk requer uma estrutura bem organizada, para funcionar. Por se tratar de um suporte técnico robusto, sua central é formada por uma equipe de técnicos de alta performance. Por isso, é considerada uma solução de nível 2, sobre os atendimentos complexos e centralizados.
Entre os benefícios desse recurso, estão:
- Ajustes e melhorias na comunicação com os usuários;
- Mitigação de falhas nos serviços, bem como, de impactos negativos;
- Gerenciamento proativo do uso de rede;
- Aplicação das boas práticas de TI;
- Melhoria na qualidade de entrega e satisfação dos usuários;
- Otimização da agilidade de atendimento e na produtividade do negócio.
2. Field Service
O segundo recurso, portanto, é o field service que, em tradução livre, é “serviço em campo”. Ou seja, trata-se de todo e qualquer serviço aplicado na infraestrutura física, in loco.
Para que isso se torne possível, a empresa contratada envia para a contratante, técnicos especialistas, para realizar os reparos, instalações ou manutenções dos ativos e sistemas.
Ou seja, assim como os serviços de manutenção de redes elétricas, que são popularmente conhecidos como field service, os serviços de TI também têm esse formato de estrutura.
Entre as suas vantagens, podemos citar o aumento da qualidade dos serviços entregues aos clientes, a otimização das tarefas e mais autonomia das equipes de TI, para atuarem em atividades focadas no core business do negócio.
Então, qual é a diferença do service desk para o field service na infraestrutura de TI?
Por se tratar de prestação de serviços, é comum que hajam algumas dúvidas, sobre as principais diferenças desses dois métodos.
No entanto, o que os diferencia é o formato e o nível de atendimento de cada um. Ou seja, o service desk é considerado o principal nível de atendimento das demandas de TI. Além disso, os chamados são registrados e solucionados à distância.
Enquanto que, no field service, as demandas são atendidas de forma física, como citamos acima.
3. Backup
O terceiro recurso dessa matéria, traz um assunto urgente: a segurança de dados.
Isso porque, o backup garante que todos os dados da empresa estejam seguros e disponíveis. Essa ação, acontece, por meio da cópia de todas as pastas, discos físicos ou virtuais, que são levados para um sistema de armazenamento secundário. Um exemplo de sistema, é a nuvem.
Assim, é possível garantir a preservação desses dados, em casos de acidentes ou incidentes, por exemplo: incêndios, inundações, sequestros de dados, ataques hackers, entre outros.
Por isso, é crucial contar com a assistência para manter o backup da empresa atualizado. Além disso, ao contratar uma solução com esse recurso, sua rede terá o procedimento de backup com as melhores práticas de armazenamento e segurança.
A Strati tem a solução ideal para a sua empresa
Quando o assunto é gerenciamento de infraestrutura de TI, existe uma grande variedade de soluções no mercado, que prometem melhorar a performance do uso da tecnologia no negócio.
No entanto, só uma empresa séria, formada por especialistas no assunto, pode trazer resultados positivos para o negócio. O conhecimento em tecnologia de cada um dos colaboradores é crucial, para criar os pacotes eficientes e com custo-benefício elevado.

Como a Strati faz isso?
Reunimos tudo o que é necessário, em uma única solução, para extrair a máxima performance da sua infraestrutura de TI. Trata-se do Strati MSP.
Nessa solução, sua empresa contará com suporte 24×7, com a máxima proatividade. Para isso, uma equipe multidisciplinar, com especialistas em tecnologia e segurança da informação fica a disposição, para atender as demandas e urgências do negócio.
Usamos a solução N-central e todos os seus atributos, para monitorar e gerenciar a infraestrutura do seu negócio. Com isso, levamos para a sua empresa o networking, telecom, servidores, serviços, backup, firewall, endpoint e o storage.
Ou seja, o Strati MSP é a reunião dos melhores fabricantes e recursos, para levar à sua empresa, um serviço atualizado, profissional e de alta performance.
Não espere mais! A hora de elevar o nível dos serviços de TI do seu negócio é agora. Entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo, tire suas dúvidas e solicite um orçamento personalizado.
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