
Boletim semanal de cibersegurança Strati de 24 a 30 de março
30/03/2023
5 vantagens do gerenciamento de servidores para a sua TI!
05/04/2023Se um gerenciamento de serviços de TI sempre foi importante para manter todo o setor funcionando, hoje ele já pode ser considerado totalmente indispensável.
Com o frequente avanço da transformação digital, esse departamento dentro de inúmeras empresas, vem passando por diversas mudanças.
Além de administrar os recursos e processos da área, a gestão também é a principal responsável por promover ações e orientações diante de possíveis problemas e riscos. Mas, você sabe qual modelo está sendo usado em seu negócio?
Nesse artigo que preparamos para você, vamos te falar um pouco sobre o suporte reativo e o proativo dentro de um gerenciamento de serviços de TI.
Então, se você deseja saber mais, continue a sua leitura!
Quais são as principais diferenças entre suporte reativo e proativo no gerenciamento de serviços de TI?
Muitos ambientes buscam por técnicas e rotinas para tornar a estrutura de serviços digitais de uma empresa, mais eficiente.
Sendo assim, contamos com diferentes abordagens para solucionar ou evitar problemas. Mas, sabemos que, naturalmente, cada estratégia possui as suas vantagens e desvantagens. E o mesmo, ocorre com o suporte reativo e proativo.
Então, para que você saiba mais sobre eles, separamos abaixo, as principais diferenças entre ambos!
Suporte reativo
Se você está na área de TI, em algum momento já deve ter escutado o termo “apagar incêndio”. E é exatamente essa frase que define um suporte reativo na área da tecnologia da informação.
Esse modelo é definido pela resposta aos problemas diários após a sua detecção. Contudo, esse tipo de política não conta com o uso de programas que permitem a resolução de vulnerabilidades antes que elas se tornem problemas maiores. Isso ocorre, porque nesse modelo não existe antecipação.
Suporte proativo
Um departamento de TI de alta qualidade, busca em primeiro lugar, antecipar tendências, padrões de mal funcionamento e descobrir vulnerabilidades com agilidade. E isso só é possível quando há o uso de um gerenciamento proativo.
Para atingir sempre os melhores resultados, soluções de monitoramento são adotadas para identificar de forma mais fácil qualquer tipo de problema, e novos serviços são criados para antecipar as necessidades dos usuários.
Dentro desse método, existem diversos benefícios, como: aumenta a produtividade, contribui para uma escalabilidade sustentável e muito mais.

Qual o modelo mais vantajoso em um gerenciamento de serviços de TI?
Com base em tudo o que foi lido até aqui, acredito que já deu para perceber que o modelo proativo, de fato, agrega muito mais benefícios para o seu departamento, não é mesmo?
Um suporte de TI nos dias atuais, deve se apresentar como um parceiro dos seus clientes, oferecendo um serviço com foco total no sucesso do consumidor, não apenas como alguém que só aparece na hora de realizar as manutenções e fazer ajustes.
No entanto, apesar do modelo proativo ser uma ótima base de trabalho, é muito importante entender que a reatividade continua fazendo parte de um setor de TI.
Afinal, por mais que o monitoramento seja feito de forma contínua, existem problemas que não aparecem com hora marcada, e geralmente são esses que precisam de mais esforços para a sua resolução.
Por isso, além do suporte proativo ser o que oferece maior número de vantagens dentro de um ambiente de TI, não podemos negar que o reativo também conta com a sua importância para garantir que tudo continue funcionando.
Dicas para migrar de um modelo para o outro dentro de um ambiente de TI!
E é claro que não poderíamos finalizar esse artigo sem te dar algumas dicas de como migrar de um suporte para o outro, em um gerenciamento de serviços de TI.
Sendo assim, se você está em um gerenciamento reativo e quer migrar para um proativo, confira abaixo alguns pontos que separamos, pensando em te ajudar a realizar esse processo com a maior qualidade possível!
- Automatize os seus chamados e notificações;
- Priorize o monitoramento;
- Automatize os serviços;
- Treine sua equipe de forma periódica;
- Adote softwares de qualidade;
- Conte com o auxílio de uma solução de TI.
Como podemos ver, o gerenciamento de serviços de TI, tanto proativo quanto reativo, podem ser muito eficazes em seu departamento. Sendo assim, basta escolher aquele que mais te oferecerá vantagens e que se alinhe de acordo com as suas expectativas.
E se você gostou desse conteúdo, temos certeza que deseja saber mais sobre monitoramento e gerenciamento de TI para indústrias. Então, prepararmos em nosso site, um artigo onde te mostraremos as melhores soluções para o seu negócio. Acesse agora mesmo e tenha todas as informações que você precisa para aumentar a sua produtividade!