COBIT framework: como a Strati aplica essa estrutura para gerar valor para indústrias
25/05/2022Como é possível reduzir paradas na produção, com a gestão da infraestrutura de TI?
25/05/2022O gerenciamento de serviços de TI, conhecido também por GSTI, é uma solução que eleva os níveis de produtividade da sua indústria. Isso porque, seu principal objetivo é organizar toda a infraestrutura tecnológica da empresa, para extrair o máximo da performance.
Implantar essa solução é, ao mesmo tempo, investir em competitividade e redução de custos. Tanto a médio, quanto a longo prazo.
Todas as empresas que possuem um departamento de TI, na prática, devem ter essa solução instalada. No entanto, para as indústrias, o GSTI pode trazer resultados muito importantes para o negócio, como um todo.
Mas, como aplicar o gerenciamento de serviços de TI e conseguir extrair todo esse desempenho? Nessa matéria, vamos falar sobre a solução, e como implantar no seu negócio, de forma correta. Continue a leitura e programe esse investimento!
Melhorias que o gerenciamento de serviços de TI traz para a sua indústria
Um dos primeiros pontos a serem considerados, ao tratar dessa implantação, são as melhorias que ela agregará para a sua indústria. Mesmo porque, essa é a forma de se mensurar como ela terá impacto no desenvolvimento do seu negócio.
Alinhar a sua estrutura de TI com o projeto estratégico do negócio é, sobretudo, atingir níveis mais elevados de qualidade produtiva. Para isso, é importante considerar os principais conceitos dessa solução. Confira a seguir quais são.
Mapeamento do gerenciamento de serviços de TI
Esse é o conceito que liga o gerenciamento, com cada um dos usuários de rede. Ou seja, é o suporte que a área de TI presta para os setores, para que as atividades aconteçam. Por exemplo, manter os sistemas de emissão de pedido de venda, que usam a conexão com a internet, com a rede e o banco de dados.
Processo
Nesse ponto, o gerenciamento de TI organiza as regras e processos de cada uma das atividades, de todos os setores da empresa. Em especial, das atividades que se correlacionam.
Clientes
Esse conceito define quem é o cliente do departamento de TI. Mesmo porque, dentro de uma empresa, o cliente do setor é todo o resto da empresa. Ainda assim, é importante entender que, de acordo com a organização do setor, é possível que exista, dentro do mesmo setor, clientes de TI. Trata-se, portanto, da troca de serviços entre funções.
Usuários
É toda e qualquer pessoa que, dentro da estrutura organizacional, usa os serviços de TI. Sejam eles, os usuários de rede de um cliente ou, os profissionais do setor.
Melhoria contínua
Por fim, o último conceito do gerenciamento de serviços de TI, é a avaliação e melhoria dos processos, para que metas de otimização sejam definidas e aplicadas de forma constante e concisa.
Erros graves de gerenciamento de serviços de TI
Assim como em todos os demais departamentos da indústria, qualquer falha que apareça na gestão de TI pode causar uma série de problemas para o negócio. Ao mesmo tempo que a solução pode trazer resultados grandiosos, se usada de forma errada, pode implicar em impactos negativos.
Errar nesse gerenciamento, além de atrapalhar a operação, limita o desenvolvimento e expansão do negócio. Ou seja, pequenos problemas podem se arrastar e virar uma grande dor de cabeça.
Por isso, fique atento aos sinais. Abaixo, vamos falar de todas as falhas que você não pode cometer ao implantar o gerenciamento de serviços de TI.
Evite esses erros:
- Pular etapas do seu planejamento de TI: mesmo com a urgência de resolver as demandas da área de TI, pular etapas indica falta de proatividade e desorganização do setor;
- Isolar o setor de TI dos demais departamentos: o departamento de TI é crucial para a operação de todos os demais setores. Por isso, ele deve estar sempre acessível e à disposição de todos os usuários, para maior agilidade;
- Falhar com o orçamento de TI: o orçamento de TI deve receber a atenção devida, por parte do grupo gestor da indústria. Sobretudo, por parte do gestor de TI, que deve ter muito conhecimento de distribuição dos recursos de forma estratégica;
- Não comparar propostas de fornecedores: aqui, falamos de se acomodar sobre as soluções contratadas e não investir tempo, buscando atualizações e fornecedores que trazem maior custo-benefício para a empresa;
- Ausência de um plano de investimento em inovação: o mercado da tecnologia é conhecido por ser o que se desenvolve com muita rapidez. Dia após dia, existem atualizações relevantes em todos os setores. Por isso, é crucial que o gestor de TI das indústrias tenha a habilidade de desenvolver um projeto de investimento em inovação. Essa prática garante que a empresa esteja sempre a frente, entregando qualidade e se mantendo competitiva;
- Não dar atenção à segurança: a falta de segurança é o maior dos erros que o gestor pode cometer. Ou seja, além de implantar as melhores soluções possíveis para os departamentos do negócio, é crucial garantir que elas sejam confiáveis;
- Falhas com investimento em inteligência de dados: sem dados, as tomadas de decisão são feitas com base em achismos. E esse é o meio de ter grandes prejuízos. A inteligência de dados ampara a tomada de decisões e aponta o que, de fato, faz sentido para a empresa.
Contrate uma empresa especialista no assunto, para extrair a máxima performance
Agora que você já entendeu a importância dessa solução para as indústrias, vamos falar sobre um ponto crucial para o seu negócio: a mão de obra qualificada.
Existe um caminho prático, para se implantar essa solução, sem que haja grandes problemas. Ele se estrutura, basicamente, em 9 passos:
- Escopo do projeto;
- Gestão de tempo;
- Custos;
- Qualidade;
- Recursos humanos;
- Comunicação;
- Análise de riscos;
- Aquisições e contratações;
- Integração da solução.
Portanto, é crucial entender cada uma dessas etapas para, na integração, evitar falhas. No entanto, tudo isso deve ser feito de forma personalizada para o seu setor.
E é aqui que você deve considerar o contato com a equipe de especialistas da Strati.
Como podemos somar forças, para a sua indústria? Fale com a Strati!
Então, se você chegou até aqui e está considerando implantar o gerenciamento de serviços de TI na sua indústria, conte com a experiência da Strati, para eliminar qualquer falha que possa aparecer durante esse processo.
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