
Calculadora de Cibersegurança: conheça a ferramenta que identifica riscos de vazamento de dados
12/07/2023
Boletim semanal de cibersegurança Strati de 14 a 20 de Julho
20/07/2023A gestão de vulnerabilidades é responsável por prevenir a sua rede contra ciberataques e permite que falhas na segurança sejam identificadas e corrigidas de forma contínua, antes que resultem em vazamento de dados sensíveis e outros problemas.
Nunca foi tão importante se atentar para essa prática quanto na atualidade. O acréscimo no número de invasões em nosso país tem se tornado cada vez maior e os golpes estão ainda mais sofisticados.
Isso, só demonstra que priorizar a Segurança da Informação é crucial. E uma das formas de fazer isso é através da gestão de vulnerabilidades.
Então, para saber quais são os prejuízos que a falta dessa proteção oferece e como evitá-los, continue lendo este artigo que preparamos para você!
Quais são as principais vulnerabilidades presentes em uma infraestrutura?
Para entender por completo a gestão de vulnerabilidades, é muito importante entender, em primeiro lugar, o que elas são.
Consideradas pela ISO 27000, elas nada mais são do que “fraquezas de um ativo que poderia ser potencialmente explorado por uma ou mais ameaças”.
Hoje, contamos com diversas fontes causadoras dessas vulnerabilidades que podem resultar em danos ao seu negócio. Algumas delas são:
Físicas: físicas são sobre o perímetro da localização das empresas, instalações de prédio, controles e permissões de acesso no local, segurança no armazenamento de documentos, entre outros.
Naturais: são aqueles desastres como incêndios, alagamentos e quedas de energias, mesmo que não sejam controláveis, merecem um plano de contingência.
Falhas humanas: erros por desatenção, falta de conhecimento ou, até mesmo, atividades mal-intencionadas pelos colaboradores.
Softwares desatualizados: se as ferramentas e aplicativos do seu negócio não estiverem atualizados, os criminosos cibernéticos encontram ainda mais brechas para invadir o seu sistema.
Conheça os principais prejuízos que a falta de uma gestão de vulnerabilidades oferece!
Para começar, ter uma gestão de vulnerabilidade de TI, independentemente de qual seja o setor, além de trazer inúmeras vantagens competitivas para você, ainda livra o seu negócio de diversos prejuízos.
Abaixo, vamos te falar um pouco mais sobre cada um deles. Confira!

Ataques cibernéticos
Atualmente, na era digital, os ataques cibernéticos são um dos maiores riscos para uma empresa, sem importar o seu segmento ou porte.
Ao não conduzir uma gestão de vulnerabilidades em seu negócio, você coloca, não apenas dados pessoais dos seus clientes em jogo, mas também, informações cruciais do seu negócio e dos seus funcionários.
Vazamento de dados
Como citamos acima, o vazamento de dados por espionagem, roubo ou sequestro das informações, também é um dos grandes prejuízos da falta de uma gestão de vulnerabilidades.
No entanto, quando você realiza essa prática, é possível aumentar a proteção de informações que são sigilosas e cruciais para o andamento do seu negócio, evitando que os acessos por pessoas erradas causem prejuízos.
Adequação à LGPD
Sabia que ao deixar de garantir essa prática para o seu negócio, você para de estar em dia com a Lei Geral de Proteção de Dados?
Quando não existe uma preocupação com o tratamento das informações, seu negócio automaticamente se torna mais vulnerável a riscos. Dessa forma, não prejudica apenas as suas operações, como também, coloca a sua imagem em risco.
Passos para você realizar uma gestão de vulnerabilidades eficiente!
Uma gestão de riscos e vulnerabilidades é feita de maneira contínua e seguir algumas etapas é fundamental para realizá-la da melhor forma possível. Então, confira agora, alguns passos que separamos para você!
- Identifique quais são os riscos dos seus setores;
- Analise e mensure cada uma das vulnerabilidades;
- Elabore planos de contingência;
- Treine os seus colaboradores;
- Mantenha seu inventário de TI atualizado;
- Realize pentests;
- Conte com uma ótima solução para te ajudar.
Agora que você já sabe como implementar uma gestão de vulnerabilidades em seu negócio, deve estar se perguntando: será que é realmente indispensável investir nisso?
A resposta para essa pergunta é: sim! Pois, além de prevenir diversos prejuízos como os que citamos acima, você ainda contribui para a evolução da sua organização.
Strati Guardian: garanta a gestão de vulnerabilidades do seu negócio com essa solução!
Essa solução da Strati garante para você, serviços especializados e consultivos por meio de ofertas modulares e customizáveis, que te ajudarão a reduzir custos e aumentar a sua produtividade.
Com sua prevenção como gestão de riscos e vulnerabilidades, ela oferece:
- Cyber Assessment: LGPD, NIST e CIS-Controls;
- Scan e Gestão de Vulnerabilidades: baseado em Riscos;
- Threat Intelligence: Darkweb, brand e digital risk monitoring;
- Pentest: Infra, webapp e mobile app;
- Cultura de Segurança: Phishing Sim e campanhas.
Garanta o mapeamento, identificação e contingenciamento das principais falhas, riscos, vulnerabilidades e exposições do seu negócio.
A Strati conta com uma equipe técnica e especializada nas mais diversas tecnologias com o foco de contribuir com o seu negócio, reduzindo seus custos via outsourcing de serviços especializados de cyber segurança e mitigando seus riscos de perda reputacional e financeira frente a possíveis ataques.
Saiba mais sobre essa solução e os benefícios que ela te oferecerá, e melhore agora a qualidade da proteção da infraestrutura de TI da sua empresa!
E para saber mais sobre gestão de riscos e vulnerabilidades, não deixe de acessar nossa página de blog, ficando por dentro de todas as matérias que preparamos especialmente para você!