
Consultoria em Governança de TI: garanta a eficiência e segurança da sua infraestrutura
10/04/2025Toda empresa que armazena e processa dados críticos acaba se deparando com a seguinte questão: como garantir que suas informações não sejam comprometidas por ataques cibernéticos? Mesmo que a infraestrutura de TI tenha defesas inteligentes, hackers e malwares estão em constante evolução buscando novas brechas para exploração. Por isso, a realização de Pentest regulares é essencial para identificar vulnerabilidades antes que sejam exploradas.
Mas, você sabe o que é o Pentest?
Sabe como atualizar as suas defesas cibernéticas e fortificar cada vez mais as medidas contra ataques externos?
Agora é o momento de aprender, aplicar e aprimorar o nível de proteção que seu negócio merece. Leia agora.
Pentest: solução em defesa cada vez mais forte
Se você só ouviu falar, mas nunca procurou a fundo saber o que é, o Pentest é uma inteligência cibernética do mundo da TI que atua na defesa de sistemas. Juntamente da metodologia de segurança ofensiva usada para testar a resiliência dos sistemas contra ataques reais. Basicamente, ele simula ataques em um ambiente controlado para avaliar falhas de segurança antes que cibercriminosos as explorem.
Pentest é uma tradução/variação de “teste de penetração”. Sendo assim, essa análise e simulação auxilia especialistas em segurança a analisarem quais superfícies de ataque podem ser exploradas para comprometer sistemas, redes e aplicações.
Do contrário, nos casos de insiders, por exemplo, outras opções devem ser ampliadas para manter tudo no devido lugar. No entanto, nem todos os riscos vêm de ameaças externas. Em casos de insiders mal-intencionados (colaboradores ou prestadores de serviço com acesso privilegiado), outras estratégias podem ser necessárias, como auditoria de acessos e implementação de políticas de governança de TI.
Se você deseja validar a segurança da sua empresa contra entrada não autorizada, o Pentest é uma ferramenta indispensável.
E o que fazer depois do Pentest?
Já entendido sobre o conceito do Pentest, você deve estar se perguntando “ok, mas o que eu faço após o teste de simulação de ataque?”.
Tendo em mãos os apontamentos das vulnerabilidades existentes em um sistema, a primeira decisão a ser tomada é buscar uma defesa adequada para eliminar este ponto fraco. Após a realização do teste, uma equipe de segurança entrega um relatório completo com todas as vulnerabilidades encontradas.
A primeira ação deve ser corrigir os pontos críticos antes que possam ser explorados. Afinal, uma única falha pode ser suficiente para comprometer toda a sua infraestrutura.
Isso porque, por mais discreta que seja uma vulnerabilidade, nunca saberemos quais formas um hacker usará para entrar e realizar um ataque.
O sistema de senhas é fraco e com altas chances de senhas serem vazadas? Considere um sistema de autenticação de usuário e implemente autenticação multifator (MFA) e exija credenciais fortes e rotativas.
O servidor é um alvo fácil para olhares maliciosos? Restrinja acessos, realize backups para garantir cópias dos dados, aplique segmentação de rede e utilize monitoramento contínuo.
A possiblidade de um malware roubar seus arquivos ainda é alta? Invista em firewalls, soluções de detecção de ameaças avançadas e treinamento de conscientização para funcionários.
Com essas ações, sua empresa reduzirá drasticamente os riscos de invasão. Mas, lembre-se: segurança cibernética não é um projeto único, e sim um processo contínuo!

Qual é o momento ideal para realizar um teste de penetração?
Se sua empresa processa dados sensíveis, atende normas regulatórias como LGPD ou trabalha com transações financeiras, a realização de Pentests deve ser uma prática recorrente. Empresas de todos os portes e segmentos se beneficiam dessa prática, mas negócios que dependem de sistemas on-line, e-commerces e instituições financeiras devem realizar testes com maior frequência.
A recomendação geral é que o Pentest aconteça semestralmente ou, no mínimo, uma vez por ano. No entanto, eventos específicos também exigem a realização do teste, como:
- Antes de lançar um novo sistema ou aplicativo;
- Após mudanças significativas na infraestrutura de TI;
- Quando houver suspeita de um vazamento de dados;
- Após um ataque cibernético, avaliando a correção dessa brecha.
Ignorar esse processo pode resultar em falhas não detectadas e abrir caminho para prejuízos financeiros e danos à reputação da empresa.

E onde sua empresa realiza uma simulação dessas?
Realizar o teste de penetração exige total seguridade e compromisso, realizado por especialistas qualificados, com metodologias e ferramentas avançadas para simular ataques reais sem comprometer a integridade dos seus sistemas. Nesse sentido, contratar uma simulação com o melhor MSP do Brasil manterá sua segurança em primeiro lugar!
Na Strati, somos referência em conformidade cibernética e realizamos Pentests altamente eficazes para garantir a segurança do seu negócio. Nosso time de especialistas utiliza as melhores práticas do mercado para identificar falhas, propor correções e fortalecer suas defesas digitais.
E, para investir no Pentest com o melhor MSP do ano, você só precisa entrar em contato com a equipe da Strati, e deixar o resto por nossa conta. Confira mais serviços de conformidade cibernética em nosso site e informe-se com os materiais do nosso blog.
Obrigado por acompanhar até aqui. Até mais!