Boletim semanal de cibersegurança Strati de 31 de março a 6 de abril
06/04/2023Gestão de riscos em TI: como o MSP pode te ajudar nesse processo!
10/04/2023Sabemos que os problemas de indisponibilidade de rede podem ser uma pedra no sapato do departamento de TI, fazendo com que muitas empresas tenham que lidar com lentidão e travamentos, o que contribui com inúmeros prejuízos. Mas, temos uma solução para essa adversidade, e ela se chama monitoramento NOC.
Atualmente, todos os processos de uma empresa são sustentados pela tecnologia, desde o chão de fábrica até o setor comercial. Então, qualquer situação desagradável pode afetar todos os departamentos de uma organização.
Todo e qualquer ambiente requer cuidados constantes para que se mantenha rápido e eficaz. Sendo assim, garantir um monitoramento, torna-se mais do que necessário.
Quer entender mais sobre esse tema e a sua importância dentro de uma empresa? Continue acompanhando esse artigo que preparamos para você e descubra tudo!
Monitoramento NOC: saiba o que é e como funciona!
Também conhecido como Network Operations Center, esse modelo de monitoração é um serviço focado em manter o ambiente de TI de um negócio, o mais estável possível. Por isso, os seus profissionais fazem a gestão e monitoramento da estrutura de forma contínua.
Portanto, para que tudo ocorra da melhor maneira, torna-se necessário fazer o uso de softwares específicos e uma equipe especializada.
Esses centros de gerenciamento, ou NOC, monitoram os principais dispositivos, equipamentos, aplicações e serviços que estão conectados à rede.
Ele é responsável por executar scripts que visam a estabilidade dos incidentes de forma instantânea, geração de informações para as equipes de infraestrutura, criação de relatórios de capacidade e disponibilidade dos ativos de TI.
Além disso, também realiza algumas atividades com o intuito de garantir a segurança da informação, como: tarefas rotineiras de backup, atualização de licenças e implementação de softwares de segurança.
E por fim, encontra-se presente no escopo desse serviço a análise de informação, com foco em prever necessidades de investimentos ou identificar a falta de capacidade de recursos na infraestrutura.
Vantagens do monitoramento NOC que vão aumentar a qualidade da experiência do seu usuário final!
Se você atua diariamente em um departamento de TI, já deve saber que as redes instáveis e indisponíveis são um sério problema para um negócio.
Com a atuação de um monitoramento NOC, a empresa passa a contar com diversos benefícios que eliminam esse problema. São eles:
Economia de tempo e aumento da eficiência
A abordagem que o NOC oferece, tem um impacto direto nas operações de toda uma organização. Pois, ao eliminar as instabilidades e indisponibilidades, o mesmo contribui para a otimização de processos e aumento da produtividade e eficiência das equipes.
Sendo assim, torna-se possível garantir uma melhor economia de tempo, enquanto agrega maiores lucros para a empresa.
Automatização da coleta de dados
Ao implementar essa estratégia, pode-se realizar a coleta automática de diversos dados, o que contribui com uma maior agilidade à resolução de problemas que podem impactar diretamente o usuário final do seu negócio.
Manutenção ativa e detecção precoce
Um Network Operations Center, é capaz de realizar de forma automática, backups de informações críticas e a manutenção constante dos principais sistemas de TI.
Com isso, é possível que as equipes de especialistas tenham uma atuação mais proativa na gestão do ambiente de tecnologia da informação da organização.
Monitoramento remoto 24/7
Capaz de realizar monitoramento constante em um ambiente de TI, o NOC mantém os seus cuidados por toda a estrutura de TI 24 horas por dia, 7 dias da semana, todos os 365 dias do ano.
Com isso, sempre que houver algo de errado, um alerta é encaminhado para que a falha possa ser solucionada, evitando a redução de produtividade e longos períodos de indisponibilidade.
Monitoramento NOC terceirizado ou realizado internamente?
A importância de um NOC dentro da empresa não varia de acordo com a forma que você realizará esse serviço.
Em geral, quando se tem profissionais experientes no assunto dentro de uma empresa, é muito comum que a mesma opte por fazer esse serviço de forma interna. No entanto, esse cenário não é muito presente em nosso meio.
Sendo assim, como as empresas normalmente possuem recursos limitados, ter uma equipe terceirizada para acompanhar o comportamento da rede e a disponibilidade de todo o ambiente de TI, pode ser uma ótima solução.
Depois de tudo o que foi lido até aqui, agora ficou fácil entender a importância desse serviço dentro de uma empresa, não é mesmo?
E se gostou de todas essas informações, em nosso blog contamos com inúmeros conteúdos como esse. Inclusive, temos certeza de que você gostará muito do nosso mais novo artigo que te dá as melhores dicas para evitar ataques cibernéticos em sua rede. Acesse agora e confira!