Os desafios técnicos dessa quarentena:

Na última semana todos enviaram seus funcionários para trabalhar de casa, na maior parte, de forma tempestiva.

Os desafios começaram surgir e fomos fazendo o que dava para não deixar o trabalho parar.

Agora está na hora de baixar a poeira e verificar se estamos trabalhando do jeito certo.

Escrevi algumas dicas baseado na nossa experiência e dos nossos clientes para te ajudar a colocar as coisas em ordem por aí.

1. Comunicação escrita.

Estamos usando muito Whatsapp.

O problema é que a comunicação no Whatsapp demanda atenção imediata e sensação é que ficamos o dia todo na ferramenta e produzimos menos.

#Sugestão: Use uma solução que possibilite a conversa por feed, projetos e fóruns, onde é possível criar TAGs, marcar pessoas, compartilhar arquivos e manter todos atualizados sobre ações diárias ou iniciativas estruturantes.

Aqui na Strati nós usamos o Zoho Projects que cobra um valor fixo da empresa e pode criar quantos usuários quiser.

Existem outras como Slack, Microsoft Teams, Facebook Workplace (Pois é..do Facebook).

2. Comunicação de voz.

Para quem não tinha um PABX Voip, foi um desafio mandar todos os funcionários para casa.

Ou o colaborador tem um celular corporativo, ou loga no ramal dele com um PABX VOIP na nuvem ou usa o telefone particular e depois pede reembolso (pior opção em termos de custos).

Aqui na Strati nós utilizamos uma solução da 3CX e da Total Voice (Que é pré-pago).

#Sugestão: Total Voice é uma ótima opção para viabilizar um ramal remoto a toque de caixa, como solução temporária ou integrado a outras ferramentas (no meu casso, o Exact Spotter e o Pipedrive)

3. Acesso a sistemas

Se sua empresa só utiliza soluções SaaS (acessíveis direto da nuvem) o acesso foi transparente para os usuários.

Agora com relação aos sistemas internos, ou você tem:

a.    O seu sistema publicado, onde os usuários conseguem acessar online de qualquer lugar. A preocupação aqui é compatibilidade do sistema e segurança da informação (Importante ter um Filtro WAF no seu Firewall)/

b.   VPN, onde seus usuários fecham um túnel criptografado com o seu firewall e acessam tudo da empresa como se estivessem na rede local.

c.    VDI, onde os usuários acessam uma máquina virtual que está em um ambiente controlado com acesso aos sistemas, os licenciamentos adequados (Office, Adobe, etc.) e pode inclusive usar seu computador pessoal para acessar os recursos da empresa.

#Sugestão: na maioria das vezes o acesso VPN é o mais prático, mas realmente precisa ser analisado cenário a cenário.

4. Acesso a arquivos.

Quem já está com o seu Servidor de Arquivos (File Server) todo em um Microsoft SharePoint ou Google Drive, não teve problemas.

Quem tem apenas o File Server na rede local, sofreu tendo que liberar VPN para todo mundo.

Aqui na Strati nós usamos uma ferramenta que chama Datto Workplace, integra com o nosso file server local e permite acesso tanto pela rede quanto pela nuvem.

É uma solução compliance PCI e GDPR.

Loga tudo que todos usuários fazem e o próprio usuário consegue fazer o restore de arquivos deletados por acidente, por exemplo.

Além de possibilitar acesso off-line.

Para o usuário é 100% transparente se ele está trabalhando de casa, em uma reunião com cliente ou no escritório. Tem acesso a tudo que precisa.

#Sugestão: Utilize o Sharepoint se você já tem o365 no ambiente, o Google Drive se você só usa G-Suite ou o Datto Workplace se você usa File Server tradicional.

PS: Eu consegui 30 dias gratuitos do Workplace para quantos usuários você precisar. Me manda uma mensagem se tiver interesse.

Como vocês resolveram por aí?? Qual foi o maior desafio?

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