Plano Diretor de TI favorece o crescimento da empresa sem retrabalhos: conheça e estrutura do projeto

Todo empreendedor ou administrador sabe a importância de procurar as melhores soluções para automatizar processos e não gerar retrabalhos em uma empresa.

Quando se trabalha na administração de uma empresa, deve-se sempre estar atento para o mais importante, que é elevar o padrão de qualidade do serviço prestado pela empresa ao mesmo tempo em que inova e reinventa métodos de trabalho para aumentar a produtividade.

Na área de TI, inovar com novos planos e métodos é de fundamental importância. O PDI (Plano Diretor de Informática) é uma inovação que está sendo adotada em diversos segmentos e empresas no setor da Tecnologia da Informação. Esse método de trabalho envolve a melhoria dos sistemas organizacionais de dados das empresas, assim como redução de custos com manutenção de sistemas, levantamento das funções e análise de dados. A seguir, veja como o PDI favorece o crescimento da empresa sem retrabalhos.

Objetivo de um PDI

Elaborar planos e estratégias é de fundamental importância para um bom crescimento da empresa. Este é um dos princípios que devem ser aplicados diariamente, sempre focando em eliminar custos, aumentar produtividade, diminuir a quantidade e frequência de retrabalhos, além da análise de outros fatores que podem comprometer o desenvolvimento do empreendimento como um todo.

Existem vários objetivos que podem ser assegurados quando se decide adotar a técnica de PDI. Fazer com que todos os esforços realizados na área de TI sejam realmente consistentes aos objetivos e estratégias da empresa é um dos objetivos quando se decide aderir ao plano.

Além disso, o Plano Diretor de Informática contribui para proporcionar uma estrutura de serviços na área de TI de alto padrão, prezando sempre a segurança e ao tempo de resposta de curto e longo prazo. Esse plano, quando feito de forma correta, contribui para a seleção de metodologias e recursos que contribuem para o crescimento da empresa.

Vantagens de ter um PDI

Aumentar a segurança, organização e disponibilidade dos dados e das informações necessárias é apenas algumas das vantagens de se trabalhar com um PDI de alto padrão. Além disso, há outras vantagens, como:

  • Possibilidade maior de adotar políticas de economia na aquisição de recursos de Tecnologia da Informação;
  • Aumentar ainda mais a integração entre dados e gerências;
  • Fornecer à empresa uma visão completa de todos os aspectos e informações da área de TI, assim como pontos onde pode haver melhora e onde a empresa possivelmente está levando prejuízo;
  • Facilitar planejamentos de TI;
  • Desenvolver a prática da previsão de possíveis necessidades futuras para área de TI.

Por que aderir ao PDI?

Um PDI, quando aplicado de forma correta, evita diversos retrabalhos, o que é de suma importância para a empresa e acaba evitando outros tipos de malefícios, como:

  • Usuários insatisfeitos;
  • Falta de automação de tarefas;
  • Sistemas sem integração;
  • Alto nível de desorganização de dados;
  • Documentação desatualizada ou com falhas;
  • Dificuldade de controle de equipes;
  • Além de diversos outros.

As fases de um PDI de qualidade

Elaborar um PDI de alta qualidade envolve muitas fases. Listamos abaixo as fases principais que todo PDI deve levar em consideração numa empresa:

Fase 1: Estudo e análise completa da empresa;

Fase 2: Definição precisa das aplicações;

Fase 3: Definição de todos os programas e sistemas (softwares);

Fase 4: Definição completa do Banco de Dados;

Fase 5: Definição concreta das redes de Internet, Intranet e Extranet;

Fase 6: Definição de todos os componentes, peças e acessórios físicos (hardware);

Fase 7: Definição de estratégias de implementação de recursos;

Fase8: Recursos Humanos e definição;

Fase 9: Estrutura local e apoio;

Fase 10: Cronograma físico e financeiro.

Esperamos que esse artigo possa ter lhe ajudado a entender um pouco mais sobre o que é o Plano Diretor de Informática e qual a importância de sua incorporação em empresas de TI. Você ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário! 

Assine nosso canal para receber
conteúdos relevantes para o seu negócio.