O que é o ITIL e a qual sua importância para a TI da sua empresa
24/11/2015As duas maiores vantagens de soluções em Cloud / Nuvem
18/01/2016Apesar da crise econômica, o mercado de tecnologia da informação (TI) segue em alta no Brasil — crescimento de 5% de acordo com a IDC. Isso mostra que nosso empresariado reconhece o poder das soluções tecnológicas para potencializar resultados.No entanto, existem muitos pequenos negócios que não dispõem de recursos para competir com aparato tecnológico. Para eles existe uma solução eficiente e de baixo custo: terceirizar o suporte de TI! E para te falar mais sobre isso, o post de hoje lista algumas informações que você precisa saber para se beneficiar desse processo. Acompanhe a seguir.
O que é e porque terceirizar o suporte de TI
A terceirização de suporte de TI é, em termos simples, o deslocamento das preocupações com serviços e qualidade de TI para as mãos de uma empresa especializada. É um acordo entre a pequena empresa e um fornecedor para a entrega de serviços que garantem o pleno funcionamento de sistemas e da infraestruturasob medida e com custos que cabem no orçamento.
Em outras palavras, o pequeno empresário supre suas necessidades sem precisar fazer a compra de equipamentos e ferramentas ou a contratação direta de serviços e profissionais especializados, que geralmente lhe custariam muito dinheiro.
Entre as soluções de suporte de TI que a empresa pode terceirizar estão monitoramento de sistemas (automação e recuperação, gestão de relatórios etc.), gerenciamento de infra, entre outros.
Benefícios que a empresa pode obter ao terceirizar o suporte de TI
Vamos a um detalhamento maior das vantagens mais significativas de terceirizar o suporte de TI:
Redução de custos
Ter um departamento de TI completo pode custar muito dinheiro para uma pequena empresa, pois exige a contratação de profissionais especializados, aquisição e manutenção de hardwares e softwares etc. Ao terceirizar, é possível equilibrar as necessidades e os custos para supri-las com o orçamento disponível.
Como fica fixado um custo mensal para o suporte, os gastos são mais previsíveis e controláveis, além de diminuírem os encargos com folha de pagamento e as preocupações diante de eventos inesperados (falhas nos equipamentos e soluções, atualizações etc.). Tudo isso representa uma redução significativa nos investimentos.
Otimização dos processos
A possibilidade de ter aparato tecnológico para melhorar os processos corporativos também é muito vantajosa para os pequenos negócios. Contar com um parceiro que entregue as soluções necessárias para que os fluxos de atividades da empresa sejam melhorados pode significar mais produtividade, mais assertividade e mais competitividade.
Garantia de qualidade
Como os recursos são poucos, manter um suporte de TI internamente pode influenciar negativamente na qualidade dos serviços oferecidos aos usuários. Como o dia a dia do negócio requer soluções rápidas e eficientes, não poder contar com uma TI potente pode prejudicar a operação e os resultados da empresa.
Ao terceirizar, o pequeno empresário terá sempre o melhor serviço dentro do que foi contratado, pois é de interesse da empresa fornecedora que o cliente tenha sempre uma excelente experiência e perceba resultado. Logo, a qualidade em TI estará garantida.
Retorno sobre o investimento
Toda e qualquer empresa quer obter o melhor retorno sobre os seus investimentos. Para as pequenas empresas isso é ainda mais relevante, pois investir e não ver resultados pode colocar em risco a saúde do negócio.
Ao terceirizar suporte de TI, o empresário terá como cobrar da empresa fornecedora a entrega do que foi combinado em contrato, ou seja, a garantia do retorno sobre o que foi investido. Esse resultado é o que garante que o prestador de serviços manterá seu cliente, logo, ele irá se esforçar sempre para gerar os resultados esperados.
Você gostou destas dicas? Curta nossa página no Facebook para se manter atualizado com nossas publicações e interagir conosco!