
Boletim semanal de cibersegurança Strati de 27 de janeiro a 02 de fevereiro
02/02/2023
Integração de Dados: veja como resolver esse desafio
08/02/2023Toda as empresas têm dificuldades com falhas e vulnerabilidades. Esses problemas com os equipamentos e infraestrutura da rede acabam gerando enormes prejuízos, podendo chegar, até mesmo, à falência do seu negócio. Por isso, é muito importante que você aposte nas melhores práticas para recuperação de desastres de TI.
Elas têm como objetivo principal, evitar que os impactos negativos atinjam as operações do seu negócio. Mas, é importante que você saiba, que essas situações podem ser causadas por desastres naturais também, como por exemplo, uma enchente. Ou seja, o processo de recuperação pode servir para variadas situações e as boas práticas são cruciais para manter o adequado funcionamento da sua empresa.
Agora surge o questionamento: quais são as atitudes mais recomendadas para meu negócio? Nesse texto, nós vamos te mostrar quais são as melhores práticas relacionadas à recuperação de desastres de TI.
Então, continue a leitura e veja quais são elas!
1 – Tenha um plano de recuperação de desastres (DRP)
O plano de recuperação de desastres, conhecido também como disaster recovery plan (DRP), é um documento que lista tudo o que precisa ser feito para amenizar o impacto gerado por conta das falhas em sua operação, além de outros problemas que acabam trazendo diversos efeitos negativos para toda a infraestrutura de TI.
A ideia é que o plano de recuperação de desastres seja um grande aliado da governança do seu trabalho, substituindo aquelas políticas que, em primeiro momento, falharam. Dessa forma, todo o trabalho torna-se mais eficaz.
Toda vez que houver alguma falha em dispositivos ou qualquer desastre que impacte diretamente a utilização da sua rede, é o momento de acionar o DRP. Como resultado, você terá uma rápida recuperação dos problemas para que maiores prejuízos sejam evitados.
Mas, para que isso aconteça, é importante passar por 3 etapas:
- 1 – Gestão de crise: são as primeiras ações tomadas para solucionar os problemas;
- 2 – Manutenção operacional: operações de rotina para garantir o bom funcionamento de todos os serviços;
- 3 – Recuperação: estão relacionados aos itens que foram afetados, como os dados corrompidos ou máquinas que deixaram de funcionar.
Depois da sua implantação, o plano de recuperação de desastres traz muitos benefícios como, por exemplo, o alto desempenho e maior segurança nas operações. Seu foco principal é a rápida recuperação para impedir grandes impactos na rotina da sua empresa. A longo prazo, seu negócio pode alcançar melhores índices de produtividade e maior eficiência em todas as suas atividades. Além disso, essas ações melhoram a prospecção de clientes e parceiros comerciais.
2 – Esteja ciente das ameaças existentes
Muitas empresas acabam sofrendo constantes ataques virtuais e tendo grandes prejuízos. O Brasil é um país que está sempre nas primeiras colocações quando o assunto é ciberataques. A principal ameaça em nosso país, são os ataques ransomware, um método muito utilizado por criminosos que sequestram dados importantes. Com eles já em mãos, eles prometem a sua liberação apenas com o pagamento de um valor especificado, que costuma ser pago por meio de moedas virtuais.
Portanto, é muito importante que você conheça as principais ameaças que podem afetar a sua rede. Assim, saberá como se proteger e não sofrer com as consequências negativas que um ataque como esse pode causar ao seu negócio.
De qualquer forma, há algumas medidas que é ideal adotar para a segurança da informação, como:
- Instalação de antivírus;
- Utilizar mecanismos de antispam;
- Adotar um firewall para proteger a rede corporativa;
- Controle de acesso através de políticas de senhas;
- Realização de backups de dados e sistemas.

3 – Tenha backups realmente seguros
O backup é uma das maneiras mais eficazes para você utilizar na recuperação de desastres. Além disso, também é uma forma de garantir que informações sigilosas serão preservadas. A melhor opção aqui, é o backup em nuvem. Ele é uma alternativa que traz grandes benefícios para a sua empresa, como:
- Segurança: os dados são criptografados e restaurados a qualquer momento com total garantia;
- Escalabilidade: pague somente pelo uso do espaço da nuvem e, se preciso, você pode expandir o armazenamento rapidamente;
- Restauração ágil de dados: feita de forma automática, sem extraviar ou corromper as suas mídias;
- Redundância: todas as informações são replicadas em servidores diferentes, garantindo uma maior proteção.
4 – Saiba qual é o RTO e RPO da sua empresa
É muito importante, também, que você saiba qual é a tolerância da sua empresa em relação à paralisação das operações e perda de dados. Você pode mensurar isso através de dois indicadores, o tempo de recuperação (RTO) e o objetivo do ponto de recuperação (RPO).
O primeiro, como seu próprio nome já diz, é responsável por mensurar qual é o tempo de recuperação. Ou seja, quanto menor esse índice for, mais rápido será todo o trabalho feito para evitar que seu negócio sofra grandes prejuízos.
Já o RPO, analisa todos os dados perdidos e, quanto mais alto esse índice for, maior é a tolerância em relação a esse ponto. Ou seja, seu dispositivo demora mais tempo para apresentar algum problema. Se o índice for baixo, a melhor ação é realizar backups com maior frequência.
Se você não conhecer esses indicadores, fica muito difícil ter um bom trabalho de recuperação de desastres, quando algum vier a acontecer.
5 – Conte com um suporte de TI ao seu lado
Bom, chegamos ao último ponto, mas talvez, o mais importante. Pois, de nada adianta você utilizar essas estratégias sem a ajuda de um suporte de TI especializado ao seu lado. Por mais que você já tenha profissionais de TI em sua empresa, o trabalho com um suporte pode complementar ainda mais toda a segurança da sua empresa.
Um suporte, de fato, dará todo o auxílio preciso para evitar que algum ataque chegue até a sua rede e, caso chegue, a sua recuperação seja feita da forma mais rápida e segura possível, sem causar danos para o seu negócio.
Seguindo essas dicas, você pode ficar despreocupado e dedicar mais esforços a outras áreas da sua empresa. Se você gostou desse conteúdo e deseja saber mais sobre como um suporte de TI pode ajudar o seu negócio, não deixe de acessar o nosso blog para tirar suas dúvidas e nos seguir no Instagram para ficar por dentro das novidades!