Boletim semanal de cibersegurança Strati de 19 a 25 de agosto
24/08/20225 passos para proteger sua rede de dados, contra ataques de hackers
31/08/2022A segurança de dados é uma necessidade para todas as empresas que querem crescer no mercado em que atuam. Afinal, de acordo com pesquisas recentes, mais de 65% das corporações sofreram com ataque ransomware apenas em 2021.
Isso, infelizmente, mostra que, da mesma forma em que novas tecnologias surgem, ações maliciosas, também, aumentam.
Sem dúvida, é indispensável adotar medidas que ofereçam proteção das informações essenciais para a continuidade do seu negócio.
Ou seja, garantir segurança em todas as etapas do tratamento de dados é primordial para proteger-se das constantes ameaças cibernéticas.
Para te ajudar com essa questão, separamos algumas estratégias essenciais para eliminar os principais riscos oferecidos pelos hackers.
Quer conhecer quais métodos podem proteger a sua empresa?
Então, não pare de ler este texto e confira nossas recomendações!
O que é segurança de dados?
Quando falamos sobre segurança de dados, estamos nos referindo às ações feitas para preservar informações.
Entre os maiores objetivos, está a proteção de dados contra roubos, modificações não autorizadas de seu conteúdo e acessos maliciosos.
Como você sabe, de alguns anos para cá, o número de pessoas conectadas à internet cresceu de forma considerável. E com isso, os ataques cibernéticos também aumentaram.
Então, a preocupação em tratar e preservar informações evoluiu, e algumas atitudes foram tomadas para apoiar a segurança de dados, como por exemplo a LGPD (Lei Geral da Proteção de Dados).
Do mesmo modo, as empresas começaram a se preocupar mais com o assunto, buscando um preparo tecnológico melhor para lidar com as novas formas de tratar os dados de seus clientes e colaboradores.
Ou seja, a preocupação com os prejuízos, alguns irreparáveis, causados por perda ou vazamento de informações, é cada vez maior e mais urgente.
No entanto, existem estratégias que podem evitar muitos problemas para sua empresa. Mas, para definir as medidas adequadas, é preciso considerar 5 pilares. São eles:
- Confidencialidade: permite que apenas pessoas autorizadas tenham acesso aos dados.
- Autenticidade: garante que as informações sejam verdadeiras e autênticas.
- Integridade: preserva a originalidade das informações, impedindo que sejam alteradas durante o processamento.
- Disponibilidade: assegura o acesso de dados sempre que preciso, para pessoas que estejam autorizadas.
- Irretratabilidade: impossibilita que uma pessoa ou empresa negue a autoria de uma transação ou informação fornecida.
Quanto custa um vazamento de dados?
De fato, não tem como falar sobre segurança de dados sem tocar no vazamento de informações. Aliás, estes temas estão muito ligados.
Sem dúvida, a segurança de dados é indispensável para empresas como a sua, não é mesmo?
Afinal, além de garantir proteção contra ataques externos, pode prevenir problemas internos e evitar, até mesmo, que a saúde financeira do seu negócio seja afetada.
Mas, você já parou para pensar quanto custa um eventual vazamento de dados para uma empresa no Brasil?
De acordo com um estudo da IBM, o custo médio passa de um milhão de reais. Do mesmo modo, a pesquisa apontou que o nosso país está entre os mais vulneráveis do mundo. Pois, as empresas nacionais registram 43% de chances de serem vítimas de ataques cibernéticos.
Mas, a boa notícia é que, mesmo com os altos riscos de ameaças que crescem a cada dia, empresas de diferentes portes e segmentos podem traçar estratégias para garantir mais segurança de dados, como você verá a seguir.
Como garantir a segurança de dados na sua empresa?
De fato, desde que foi anunciado que a LGPD entraria em vigor, as empresas começaram a ajustar suas políticas de segurança para tratar de maneira adequada os dados de seus clientes.
Mas, para te ajudar nesta jornada, separamos algumas estratégias essenciais para manter a segurança de dados e evitar que seu negócio seja alvo dos hackers. Confira abaixo!
1 – Mapeie sua empresa
Antes de mais nada, é essencial realizar um diagnóstico da infraestrutura do seu negócio. Assim, você consegue identificar quais pontos precisam de atenção e quais estratégias podem favorecer seus sistemas e operações.
2- Escolha senhas fortes
Como você sabe, atualmente usamos senhas para praticamente tudo o que fazemos. Mas, para manter as operações seguras, é essencial contar com códigos fortes e diferentes.
De acordo com especialistas em segurança de dados, o ideal é não repetir sequências fáceis de serem descobertas por quem te conhece. Além disso, o indicado é trocar as combinações de tempos em tempos.
Do mesmo modo, usar a autenticação de dois fatores é uma medida indicada para proteger os dados das contas em sites e aplicativos acessados, já que você receberá um código garantindo que o acesso é seguro.
Mas, é sempre importante ressaltar que antes de realizar qualquer transação que envolva o fornecimento de dados, é fundamental verificar se o site é ou não confiável.
Uma dica inicial, é analisar se existe um cadeado fechado na barra do endereço do navegador. Pois, o símbolo representa o cumprimento de protocolos de segurança.
3 – Faça backups e use soluções em nuvem
Sem dúvida, o backup é uma tarefa muito importante. Pois, é uma forma de guardar os dados para que possam ser recuperados depois.
Com isso, as informações podem estar disponíveis quando você precisar e a sua empresa não fica refém dos cibercriminosos, caso os dados sejam roubados.
Além disso, não há como negar que o armazenamento em nuvem é muito vantajoso. Ele permite que o acesso e compartilhamento de dados seja ágil e controlado, o que garante mais segurança para os processos.
Mas, ao escolher uma solução deste tipo, a empresa precisa estabelecer regras alinhadas à gestão de TI. Ou seja, é essencial que sejam adotadas boas práticas de segurança, considerando fatores ligados a questões como redução de riscos.
4 – Conscientize a equipe
Além de todas as ações que citamos, é essencial que você estimule boas práticas entre seus colaboradores. Para isso, elabore ações informativas e de conscientização, mostrando que os ataques cibernéticos são mais comuns e prejudiciais do que eles imaginam. Assim, poderá contar com uma equipe mais cautelosa e preocupada com essa questão.
5 – Invista em uma boa solução de segurança
Por fim, é sempre importante lembrar que uma política que vise ações que fechem as portas para vulnerabilidades, é essencial para eliminar alguns perigos na sua empresa.
Mas, entre as grandes estratégias que funcionam contra os hackers, está o investimento em uma solução de segurança realmente eficaz. Com a escolha certa, você consegue reduzir riscos e problemas como o vazamento de dados.
E, sem dúvida, hoje a melhor decisão para empresas como a sua, é o Scan de Vulnerabilidades Strati.
Com ele, você une tecnologia de prevenção reforçada, com a experiência de um time especialista em TI.
Não deixe para depois, fale com a nossa equipe e comece a blindar sua rede contra invasões e roubo de dados o quanto antes!