
Descubra o Scan de Vulnerabilidades Strati: a melhor novidade contra os hackers
12/08/2022
Boletim semanal de cibersegurança Strati de 12 a 18 de agosto
18/08/2022Chegamos a um ponto do desenvolvimento tecnológico, que o vazamento de dados se tornou muito comum. Isso acontece porque as vulnerabilidades acontecem, à medida que esse avanço acontece.
De todo modo, as empresas são as principais vítimas dos casos. Conseguir acesso à rede de dados corporativa, é ter em mãos o maior ativo do negócio. Por isso, elas saem na frente, quando a discussão é garantir a segurança da informação.
Mas, por que se antecipar a esses problemas? Nessa matéria, nós vamos te explicar quais são os principais pontos de atenção, e 4 razões para você proteger o seu negócio desse risco. Continue a leitura e entenda!
Alguns números sobre o vazamento de dados
Antes de mais nada, vamos entender o cenário do assunto. Mesmo porque, esses números nos mostram, na prática, o que esse problema pode causar para as empresas.
Podemos dar início a essa conversa, falando do volume nacional de usuários da internet. Hoje no Brasil, temos 152 milhões de pessoas com acesso a internet.
Isso significa que, no geral, são 152 milhões de usuários gerando dados a todo momento. Isso faz com que o Brasil esteja na 6º posição entre os países mais atacados do mundo, somando 24,2 milhões de casos de exposição de dados, a partir de ataques.
Qual é a relação entre essas duas informações sobre vazamento de dados, para a minha empresa?
Para acompanhar esse movimento, as empresas investem cada vez mais em suas digitalizações. Isso significa que, cada vez mais, elas têm feito seus registros, documentações e demais informações, todas em ambientes virtuais.
Mesmo porque, essa possibilidade acaba sendo muito mais acessível e prática para as empresas. Ainda assim, a partir dessas mudanças, notou-se um aumento significativo na produtividade das empresas.
Com isso, as companhias ganharam muito mais adaptabilidade, além de habilidades para atender as demandas do consumidor. Ou seja, poder de destaque no mercado.
Por isso, podemos afirmar que a rede de dados é o ativo mais valioso para uma empresa. E é aí que mora o grande mistério! Se o banco de dados é valioso, é certo que ele desperta a atenção e vira alvo dos crimes.
O que leva uma empresa a sofrer um vazamento?
Existem algumas motivações comuns, que aparecem na maioria dos casos. Uma delas é sobre a falha humana dentro da empresa. Isso pode se dar, a partir de:
- Erros dos colaboradores;
- Vulnerabilidades na infraestrutura de TI;
- Falhas no sistema.
Outro motivo, no entanto, são as invasões de cibercriminosos, para sequestrar dados.
As 4 razões para se antecipar ao vazamento de dados
Uma vez que você já conhece o cenário em números e suas principais razões, vamos falar sobre os motivos pelos quais investir na prevenção do vazamento de dados da sua empresa. Veja abaixo.
1. Interrupções nas operações
Perder qualquer dado da sua rede, pode impactar diretamente na produtividade do seu negócio. Então, a sua operação será prejudicada. Aqui nesse ponto, podemos levantar algumas hipóteses.
A primeira delas é sobre o tempo que podemos levar, até recuperar esses dados. Mesmo porque, isso vai depender da sua estrutura de contenção de danos, presente na sua estratégia de segurança da informação.
Quanto mais tempo sua produção for adiada por falta das informações, mais prejuízos sua empresa sofrerá.
Para além das perdas temporárias, temos a segunda e mais perigosa hipótese. Trata-se da perda definitiva dos dados. Uma vez que isso acontece, certamente a empresa levará um longo tempo, até se recuperar.

2. Danos à imagem de marca
Uma vez que a sua empresa protagoniza um caso de violação de dados, ela terá seu nome divulgado. E mesmo as pessoas que ainda não conheciam, terão contato com seu negócio. Porém, de forma negativa.
Se o vazamento for causado, especialmente, por motivos que poderiam ter sido evitados, ou se houver exposição de dados dos clientes, poderá ser ainda pior. Entre as principais preocupações, estão:
- O roubo de identidades;
- Imprensa negativa sobre o ocorrido e sua marca.
Isso, certamente causará a perda de confiança dos seus clientes e possíveis clientes, sobre a sua empresa. Ao longo do tempo, é possível que sua empresa tenha muitas complicações.
Além disso, ao permitir que isso aconteça, seus concorrentes podem ganhar força competitiva em relação ao seu negócio, por serem mais seguros.
3. Implicações legais
Você já deve ter ouvido falar na Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD. Ela prevê as normas de segurança sobre o processo de coleta, tratamento e armazenamento de dados pessoais.
Quando sua empresa sofre um vazamento de dados, além de todos os problemas, é possível que você sofra sanções. Entre elas, a multa que pode chegar em até R$ 50 milhões, e mesmo o impedimento de operação da sua empresa, até o final das investigações.
4. Prejuízos financeiros
Por último e talvez, a soma de todas as razões que citamos acima, vem a perda significativa dos lucros. Essa é uma consequência certa, quando sua empresa passa por um vazamento de dados.
Entre as mais prováveis das perdas, estão:
- Custos sobre a contenção da violação;
- Compensação aos clientes afetados, por terem seus dados vazados;
- Perda de contratos;
- Parada na produção, causando atrasos e perda de matéria-prima e/ou insumos.
No geral, não é possível definir um valor exato, ao passar por isso. Mas, os prejuízos são certos e podem ser muito altos.
Prevenir é melhor que remediar!
Essa afirmação, cabe perfeitamente nessa situação. Mesmo porque, a segurança da informação de uma empresa deve ser ação preventiva. As empresas que estão no processo, ou já passaram pela transformação digital, devem ter isso em mente.
Considerando que o vazamento de dados pode acontecer de diversas formas, a sua estratégia de prevenção deve ter, como base, alguns pilares:
- As boas práticas de segurança da informação;
- Adequação com a legislação. Por exemplo, a LGPD;
- Escaneamento de toda a infraestrutura de TI;
- Mapeamento das vulnerabilidades;
- Ações corretivas, para as vulnerabilidades;
- Desenvolvimento de ações de contenção ao vazamento.
Só assim, é possível garantir que a sua rede de dados estará protegida, de fato.
Gostou de conhecer mais sobre o vazamento de dados? Continue em nosso blog e confira outros conteúdos, sobre como garantir a alta performance da sua infraestrutura de TI.
