fbpx

Alinhamento de TI com a estratégia do negócio.

A evolução da Tecnologia da Informação (TI) faz com que os CIOs, os gestores de tecnologia, tenham de responder mais rapidamente com a implantação de novos recursos e processos em toda a empresa. A TI está mudando os negócios para melhor, especialmente quando ela está alinhada com o planejamento estratégico e consegue ser suporte para a evolução.

O desafio está justamente aí: alinhar a TI com a estratégia do negócio, deixando de ser apenas apoio técnico para viabilizar melhorias nos processos com ferramentas, equipe especializada, parcerias com bons fornecedores e, sobretudo, com o suporte necessário para que as ambições da empresa sejam viabilizadas.

E aí, estamos falando de arquitetura da informação, análise de dados, infraestrutura e serviços. Tudo para dar amplitude, trazer inovação e atender melhor as demandas de mercado, em total acordo com os objetivos do negócio.

O novo gestor de TI

A figura do CIO, antes (muito antes) vista como um orquestrador de uma equipe técnica, agora é colocada como parte integrante das tomadas de decisões, daí a importância de uma formação mais voltada para o business. Agora temos um profissional com visão mais ampla, com conhecimento do mercado de atuação, mais preparado para defender ideias e montar projetos com verbas inclusive maiores – pois ele consegue traduzir para os diretores de outros departamentos e, principalmente para o CEO, os resultados que os projetos podem trazer para a empresa.

Mais do que os aspectos tecnológicos, o CIO agora precisa ter uma visão voltada para o negócio da empresa, ou seja, como vender mais, como produzir melhor, como atender melhor, etc. Quando a força de vendas necessita de informações sobre o mercado, já recorre à TI para saber se há ferramentas analíticas capazes de trazer informações armazenadas ao longo do tempo e mesmo captar dados de redes sociais, por exemplo. Isso era inimaginado há 10 anos na maioria das empresas.

TI estratégica e a cultura organizacional

Para ser bem-sucedida, contudo, a TI alinhada à estratégia de negócio precisa ser integrada à cultura organizacional, ou seja, inserida no cliclo de vida da empresa, incluíndo aí o planejamento de capital, o gerenciamento de projetos, a gestão de ativos, a alocação de recursos (financeiros, humanos etc) e a formulação de estratégias. Sem que toda a organização entenda a intencionalidade de negócios da TI, fica muito mais difícil que os departamentos vejam a equipe de tecnologia como uma área que pode oferecer consulturia e apoiar os movimentos estratégico da empresa.

Conclusão

Complexidade e necessidade. Esta combinação tem feito com que o departamento de TI das empresas mude. Com isso, o gestor de TI também está se adaptando. A ordem do dia é o alinhamento da TI com a estratégia de negócio.

Além de orquestrar o time técnico, agora é preciso responder com muito mais rapidez às demandas, fornecer uma atuação mais consultiva, propôr soluções em ferramentas e criar parcerias com fornecedores que realmente tragam inovação para a empresa.

O departamento de TI está alinhado à estratégica de negócio da sua empresa? Conte sua experiência, deixe um comentário!

Assine nosso canal para receber
conteúdos relevantes para o seu negócio.