fbpx

TI na nuvem ou Cloud Computing – Modelos e benefícios

Os serviços de TI na nuvem ou em Cloud Computing (computação em nuvem) oferecem benefícios em relação à abordagem tradicional – infraestrutura e execução in-house. O principal deles é o fato da nuvem ajudar os usuários a se concentrarem em seu core business, em vez de serem afetados por problemas de TI.

Antes de falarmos das vantagens dos serviços na nuvem, vamos entender quais são os principais modelos:

Infraestrutura como Serviço (IaaS)

Este é o modelo de nuvem de serviço mais básico, que proporciona ao usuário uma infraestrutura virtual, por exemplo servidores e espaço de armazenamento de dados.

Na prática, a infraestrutura extraída dos centros de dados instalados no provedor é compartilhada com a empresa cliente via web.

As duas principais vantagens deste modelo são:

1. A possibilidade de reduzir o TCO (Total Cost Ownership) considerando que você economiza com equipamentos, energia elétrica, ar condicionado, garantia, manutenção e até treinamento para suportar os equipamentos.

2. A possibilidade de implementar uma estratégia de Disaster Recovery para reduzir os riscos do negócio e garantir uma continuidade de TI em caso de desastres.

Plataforma como Serviço (PaaS)

Neste modelo, os provedores de TI na nuvem entregam os serviços de ambiente de desenvolvimento onde o usuário pode desenvolver e executar aplicativos in-house. Os serviços podem incluir um sistema operacional, um ambiente de execução de linguagem de programação, bancos de dados e servidores web.

SQL na nuvem é um exemplo muito utilizado de PaaS.

Nestes casos, além de economizar com os itens que eu mencionei no IaaS, você também economiza com a aquisição e manutenção de licenças de software.

Software como Serviço (SaaS)

Neste modelo, a nuvem fornece ao usuário o acesso a aplicativos e sistemas online. Estas soluções armazenam os dados e os processam sem a necessidade do gerenciamento de uma infraestrutura interna, eliminando com isso a necessidade de instalar e executar a aplicação em computadores do próprio usuário.

Rede como serviço (Naas)

Na mesma lógica dos demais serviços, o usuário recebe acesso aos serviços de conectividade de rede, como VPN e largura de banda, sob demanda, virtualmente.

Geralmente é utilizado com outros serviços de Cloud Computing.

Benefícios dos serviços na nuvem

A seguir veja um rápido resumo dos benefícios oferecidos pelos serviços em Cloud Computing:

Melhor aproveitamento da capacidade e controle de investimentos

Se a capacidade de processamento ou armazenamento extra é necessária, ela pode ser comprada conforme a demanda, em vez de adquirir um pacote fechado e deixar de utilizar algumas funcionalidades, por exemplo. Por outro lado, a capacidade extra pode ser entregue de volta quando não for mais necessária.

Isto é excelente para negócios em crescimento, que querem controlar melhor seus investimentos em tecnologia, inclusive podendo planejar custos futuros.

Não preocupação com manutenção

A manutenção dos servidores e outros elementos de infraestrutura fica por conta do fornecedor. Ele tem a responsabilidade de manter tudo em dia, inclusive inserindo os upgrades necessários com a evolução tecnológica ou o crescimento do negócio.

Implementação rápida de novos serviços com baixo custo

Como a infraestrutura e a prestação de serviços são provisionados e mantidos pelo provedor, as despesas gerais de fornecimento e instalação de plataforma são eliminadas, juntamente com a base de instalação e configuração dos aplicativos.

Numa estrutura tradicional interna, há custos de licença de uso, instalação máquina a máquina etc.

Acesso aos dados em qualquer lugar

A mobilidade proporcionada pela computação em nuvem pode trazer mais dinamismo ao dia a dia corporativo, inclusive influenciando positivamente na produtividade.

Documentos armazenados em provedores de nuvem são acessíveis através de qualquer dispositivo conectado à internet com um navegador web.

Sincronização de dados entre dispositivos

A utilização de serviços em nuvem também proporciona sincronização dados entre vários dispositivos, tanto portáteis e desktop. Esta é uma vantagem para empresas que têm várias filiais, elas podem operar tudo num mesmo sistema e numa mesma infra, diminuindo custos e melhorando a integração do negócio.

Disponibilidade e segurança da informação

O tempo de funcionamento de serviço é garantido, proporcionando uma contínua disponibilidade de recursos. Um bom fornecedor de serviços na nuvem normalmente usa vários servidores para redundância máxima. Em caso de falha do sistema, as instâncias alternativas são automaticamente geradas em outras máquinas ou datacenteres.

Também os processos de backup e recuperação de dados são simplificados, uma vez que eles residem na nuvem e não em um dispositivo físico. Os provedores de nuvem oferecem soluções de backup e recuperação confiáveis ​​e flexíveis. Em alguns casos, a própria nuvem é usado apenas como um repositório de cópia de segurança dos dados localizados em computadores locais.

O que você achou destas vantagens dos serviços de TI na nuvem? Deixe seu comentário!

Assine nosso canal para receber
conteúdos relevantes para o seu negócio.