Como identificar o tipo mais adequado de soluções de nuvem para seu negócio
10/11/2014Por que a certificação ISO 20000 é tão importante para serviços de TI?
23/12/2014A realização de um inventário no setor de tecnologia da informação de uma empresa possibilita o controle total de todos os pormenores, tanto no que diz respeito a equipamentos e hardwares, como em softwares e arquivos. Dessa forma, é possível obter informações precisas da vida útil de cada elemento físico e virtual que compõe esse setor. Aqui apresentamos alguns dos benefícios de se fazer um inventário e como ele ajuda a controlar a vida útil de seus dispositivos e softwares.
Antecipar problemas técnicos
Talvez essa seja uma das principais vantagens de inventários sobre programas, processadores. dispositivos de armazenamento e equipamentos. Ao realizar um inventário haverá certezas sobre a capacidade de armazenamento nos discos, o tamanho dos programas e se conseguirá suportar essa quantidade de programas instalados. O Inventário possibilita a substituição de equipamentos antigos por novos e programas mais avançados, caso exista essa necessidade, mas, acima de tudo, atua na prevenção da sobrecarga dos aparelhos.
Reconhecimento de programas maliciosos
Reconhecendo programas maliciosos, ao realizar o inventário nas máquinas e programas, é possível corrigir os sistemas e aumentar a vida útil de cada um. Os famosos vírus desempenham um a função de aniquilamento dos programas e possuem acesso por diversos meios, como dispositivos móveis, acesso remoto ou pela utilização da internet.
Encontrando soluções
O inventário de rotina possibilita encontrar as melhores soluções para cada tipo de problema. Uma empresa que não tiver o controle de toda a customização do setor de TI estará entregue à sorte, pois não conseguirá prever problemas e antecipar soluções. A única maneira de controlar todos os hardwares e softwares é se antecipando a qualquer tipo de anomalia. As soluções podem ser simples se o problema for detectado antes mesmo de causar um dano maior. Às vezes nem será necessário substituir o dispositivo, apenas otimizá-lo.
Controle de uso
Um inventário completo irá demonstrar a forma como que cada dispositivo está sendo utilizado. Caso aconteça alguma irregularidade, é possível corrigi-la antes mesmo que cause algum dano ao aparelho. Inclusive poderá modificar a forma de acesso conforme a necessidade.
O objetivo de um inventário é realizar um levantamento dos bens patrimoniais para obter ciência se o registrado é compatível com o físico. Dessa forma, haverá um controle sobre todos os equipamentos, dispositivos e programas que fazem parte do setor de TI e também sobre a conservação de cada item.
Essa possibilidade gera maior cuidado, pois haverá sempre uma análise coorporativa. No entanto, é muito complicado realizar inventários em intervalos curtos, para a manutenção do controle, sem a utilização de um programa específico para esse fim. Contudo, o custo benefício compensa e colabora o com o crescimento programado da empresa.
Acesse nosso blog e obtenha mais informações sobre a realização de inventário utilizando um programa específico para esse fim.