Conheça os 5 melhores tipos de backup e mantenha sua empresa sempre protegida

Quando o assunto é segurança, todos concordam que há muito mais motivos para se precaver do que para remediar. No ambiente corporativo, a precaução se torna ainda maior, já que dela depende a proteção de todos os recursos de trabalho, o que assegura a continuidade do bom serviço prestado.

Não importa o tamanho da companhia, todas precisam adotar medidas de segurança, como câmeras de vigilância, sistema de alarmes e seguros variados. Porém, algumasempresas ainda não estão totalmente convencidas de que a segurança, não apenas física, é indispensável para o seu negócio.

Estamos falando da proteção de dados digitais, conhecidos como backups. Com a informatização dos processos em praticamente todas as áreas de atuação e negócios, a circulação de informações importantes como documentos, contratos, arquivos de clientes, entre tantos outros, passou a ser rotineira.

Contratempos técnicos, falhas humanas e desastres naturais podem acontecer com todos e são capazes de destruir uma empresa, caso ela não esteja preparada. Pensando nisso, elaboramos o post de hoje com dicas valiosas sobre backup e armazenamento de dados para que você possa tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e se manter sempre protegido. Confira!

1. Armazenamento doméstico

Backups são cópias de segurança, que devem ser feitos em todos os locais onde haja armazenamento de arquivos vitais para a sua empresa. O ideal é o investimento em tecnologias que salvem os dados novos em tempo real. Esse é o método mais seguro e vamos explicá-lo melhor nas dicas abaixo.

Mas se você tem uma pequena empresa ou home-office e não pode arcar com esse investimento agora, uma opção bastante útil é o armazenamento doméstico. HD externo e mídias como CDs e DVDs podem ser usados para salvar os arquivos mais importantes.

Você deve manter uma rotina de armazenamento a cada novo ciclo de dados e revisar todas as pastas, já que esse tipo de backup é bastante vulnerável a erros durante a gravação e falhas humanas. Atente-se também à capacidade de armazenamento de cada mídia antes de salvar os arquivos.

2. Nuvem

Esse tipo de armazenamento é bastante útil pelo fato de não ocupar espaços físicos, como as mídias que citamos na dica anterior. Se a velocidade da internet na sua empresa for alta, os dados serão carregados de forma rápida. Essa modalidade também pode ser configurada para salvar os novos arquivos em tempo real.

Mas antes de optar por esse tipo de backup, é importante que você saiba que, como em todo sistema 100% virtual, a nuvem oferece um grau de riscos por invasão dehackers ao sistema. Antes de fechar esse tipo de serviço, pesquise a reputação da empresa prestadora.

Google [Docs] e Apple [iCloud] oferecem o armazenamento gratuito para seus clientes. Outro ponto que deve ser levado em consideração é que o seu acesso aos dados arquivados é condicionado a uma conexão com a internet.

3. Backup Diferencial

Essa modalidade de armazenamento funciona com a transferência dos dados da empresa para a cópia de segurança via internet. Por esse sistema, são salvos apenas os arquivos diferentes, ou seja, aqueles que não existiam no sistema na última atualização.

Os arquivos são carregados por “peso” e se o volume de informações for relativamente alto, os custos de manutenção desse sistema costumam ficar caros. Portanto, esse tipo de backup é muito útil para pequenas e médias empresas, apenas.

4. Backup Incremental

Para empresas maiores, cujo volume de dados trafegados costuma ser alto e dinâmico, o backup incremental é uma boa opção. Esse tipo de armazenamento é rápido e muito eficaz, já que salva automaticamente e em tempo real todos os dados novos ou modificados.

Esse tipo de backup economiza banda e desempenho do sistema, já que opera somente com os arquivos novos e reduz o espaço gasto em disco.

5. Backup completo

Nesse tipo de armazenamento, todos os dados do sistema são atualizados e não são considerados apenas os novos ou modificados, como nos anteriores. Por serem mais complexos, exigem mais banda e disco.

Dica extra: Para que os backups diferencial, incrementado ou completo, realmente tragam segurança à sua empresa, contrate apenas fornecedores especializados e credenciados no mercado de TI.

Gostou do artigo? Então deixe seus comentários abaixo. 

Assine nosso canal para receber
conteúdos relevantes para o seu negócio.