
Gerenciamento de serviços de TI: como aplicar em grandes indústrias?
25/05/2022
3 problemas que os serviços de TI para empresas solucionam
25/05/2022Por que gestores das indústrias não estão usando a gestão da infraestrutura de TI para mitigar as falhas da produção? Damos início a esse texto com essa pergunta, pois, sabemos que a produção pode ser paralisada por uma série de fatores.
No entanto, a gestão de TI pode ajudar a evitar a maioria desses problemas. Por exemplo, a falta de automatização dos processos industriais.
Nessa matéria, vamos falar o que você precisa levar em conta, para aplicar essa solução em sua empresa. Continue a leitura e prepare-se para eliminar as falhas da sua indústria!
O que é gestão de infraestrutura de TI?
Antes de tudo, vamos entender o que é essa solução. Só assim, será possível entender como ela pode ajudar a eliminar as falhas que causam paradas.
Então, a gestão de infraestrutura de TI é a administração de tudo aquilo que compõe o sistema tecnológico operacional da empresa. Ou seja, hardwares, softwares, recursos de rede e serviços, e operação, formam a infraestrutura de TI de uma empresa.
Podemos considerar todos os aparelhos e dispositivos desktop e móveis (notebooks, tablets, celulares, entre outros), que acessam a rede de dados da empresa.
A gestão de TI, portanto, é o conjunto de todos os processos que a empresa adota, para fazer essa administração. Então, para manter uma boa performance é crucial adaptar todas essas ações às boas práticas e métodos aprovados, além das reais necessidades do negócio.
Por que considerar a gestão de infraestrutura de TI para indústrias?
Vamos pensar, então, a partir dos benefícios que essa gestão traz para as empresas. De modo geral, essa solução tem como maior foco, a otimização das operações, a melhoria na comunicação e nos fluxos das informações, mais segurança de dados e o alinhamento da TI com as políticas do negócio.
Mas, não só isso. Essa gestão ainda pode resultar em:
- Maior controle dos recursos de TI da empresa, em especial, na rotina operacional;
- Respostas ágeis e, até mesmo, a antecipação dos incidentes, a partir de ações do service desk, por exemplo;
- A vida útil dos sistemas e aparelhos mais prolongada, a partir de auditorias e aplicações de práticas ágeis;
- Redução dos custos e, com isso, um aumento positivo no ROI;
- Equipe de TI mais motivada, com performance melhor, mais analítica e estratégica para a indústria.

Motivos que podem causar parada na linha de produção
Agora que você já viu um pouco sobre a gestão de TI, vamos para o outro lado do assunto: as paradas na produção industrial. No início desse texto, citamos que existe uma série de motivos que podem causar esse problema. Mas, entre os mais comuns, estão:
Problemas no maquinário
Esse é um motivo óbvio para todas as indústrias. Isso porque, a parada de máquina pode surgir com a quebra das máquinas, que impede que esse equipamento funcione. Ou, por falta de ajustes ou manutenções cruciais para uma produção uniforme e padrão.
Setup de equipamento
Trata-se, então, da preparação do equipamento para o início da produção. Em indústrias gráficas, por exemplo, isso é bastante comum. É no setup também, que são calculadas as pausas para limpeza e manutenções regulares do equipamento, como calibragem, troca de insumos, limpezas específicas, entre outros.
Ociosidade
Aqui nesse ponto, existe uma série de fatores, os quais:
- Falta de operador para a máquina;
- Não conformidades com os níveis de qualidade exigidos;
- Falta de matéria-prima ou insumos para a produção;
- Movimentações e mudanças no setor da produção, como empilhadeiras, carros de transporte, entre outros;
- Atraso na entrega da etapa de produção anterior, resultando em parada na atividade seguinte. Ou, atraso na máquina seguinte, que segura todos os processos de produção anteriores.
Parada preventiva
Isso acontece conforme a programação de parada de toda a produção, para que as manutenções necessárias e/ou preventivas sejam feitas.
Motivos externos
Para além dos motivos internos, as indústrias podem sofrer paradas causadas por fatores externos. Por exemplo:
- Falta de pedidos e demanda;
- Falta de água ou energia;
- Equipamentos em testes específicos para clientes;
- Mudanças na produção.
Acidentes de trabalho
Além de causar uma série de custos para a empresa, os acidentes de trabalho causam sérias paradas na produção. Então, é crucial identificar a razão desse acidente e aumentar a segurança do trabalho na empresa.
Como a gestão de infraestrutura de TI pode eliminar essas paradas?
Aumentar o uso da tecnologia nas indústrias é contar com um conceito novo e muito eficiente: a indústria 4.0.
Essa ideia, no entanto, propõe que a infraestrutura de TI da empresa eleve os níveis de automação da produção. Então, os profissionais desse setor se tornam capazes de fazer análises profundas sobre possíveis melhorias, com base em dados seguros.
Com isso, a produção industrial ganha pensamentos analíticos, para a mitigação das falhas. Ou seja, os profissionais da linha de produção deixam de ser apenas as pessoas que apertam parafusos, ou controlar a qualidade, para agir em conjunto com as máquinas de forma inteligente.
Assim, os gargalos de produção ficam mais visíveis e ganham informações relevantes, para que os gestores tomem decisões seguras para eliminar essas paradas.
Vantagens da gestão de infraestrutura de TI para indústrias
Vamos falar agora, do ponto mais importante dessa solução para as indústrias: os benefícios.
Agora que já falamos sobre a solução e como ela pode ser aplicada na indústria para eliminar as paradas que causam prejuízos, vamos citar o que a sua linha de produção ganhará a partir dessa implantação. Confira:
- Controle de manutenção dos equipamentos;
- Mapeamento e documentação dos processos produtivos;
- Gestão de custos;
- Gestão de matéria-prima e insumos;
- Implementação de indicadores;
- Redução nas taxas de perdas e de custos operacionais;
- Mais precisão nos números e quantidades, em relação à capacidade produtiva do negócio;
- Menos ociosidade de máquinas e funcionários;
- Maior agilidade de resposta;
- Comunicação eficiente entre todos os setores da empresa.
Contudo, para conseguir extrair o máximo da sua gestão de infraestrutura de TI, é crucial contar com uma equipe especialista. Ela poderá mapear todas as necessidades e apontar a melhor estratégia para o seu negócio.
Gostou desse conteúdo? Em nosso blog, você poderá saber mais sobre como aplicar a TI na otimização da sua indústria!