fbpx

Entenda a importância de utilizar uma solução de backup para proteger os dados da sua empresa

Backup-oferece-proteção-e-disponibilidade-para-os-dados-do-seu-negócio

Descubra o que considerar ao procurar o software ideal para sua necessidade

Sem dúvida, quando falamos sobre proteção de dados empresariais, um serviço vem imediatamente em nosso pensamento: o backup.

Mas, você sabe como ele pode ajudar a manter as informações da sua empresa protegidas?

Hoje, vamos falar sobre a importância de uma solução eficaz e mostrar o que deve ser considerado para encontrar a opção ideal ao dia a dia do seu negócio.

Então, continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Qual a importância do backup para sua empresa?

De fato, senhas, documentos e planejamentos empresariais precisam ser cuidados com muita atenção. Afinal, a perda destas informações pode causar um impacto bem negativo no seu negócio.

Aliás, o prejuízo pode ocorrer por muitos motivos, como: erros humanos, falhas técnicas, desastres naturais e crimes cibernéticos.

Mas, para evitar que isso aconteça e proporcionar a proteção de dados que você precisa, existe o backup, que é uma cópia de segurança realizada para manter seus arquivos importantes protegidos.

Entre os maiores benefícios do backup de TI, estão:

  • Segurança: primeiramente, independente do tamanho ou setor da sua empresa, os dados estão sujeitos a riscos. Mas, ter cópias dos arquivos valiosos para o seu negócio, garante a segurança de manter as informações mesmo em casos de imprevistos;
  • Disponibilidade: realizar o backup em nuvem ajuda a garantir que os seus dados estejam disponíveis em qualquer lugar do mundo. Sem dúvida, isso facilita ainda mais as operações da sua empresa;
  • Custo-benefício: com os backups em dia, você consegue diminuir riscos de perda de dados, que podem representar grandes prejuízos financeiros. Então, apostar no serviço, também, é uma forma de manter a qualidade dos seus processos e evitar gastos.

Tipos de backup

Agora que mostramos a importância do backup para a proteção de dados da sua empresa, vamos falar sobre os diferentes tipos do serviço. Veja a seguir:

Backup full

Neste caso, os dados são copiados de forma integral. Desse modo, este tipo de backup, que demora mais para ser realizado, é recomendado para empresas com uma política de segurança de dados bem rígida.

Backup diferencial

O procedimento armazena todos os dados alterados desde o último backup completo. Além disso, a realização do modelo diferencial apresenta mais agilidade em sua recuperação.

Backup-em-nuvem-é-opção-segura-e-vantajosa

Backup incremental

O backup incremental copia os dados modificados desde o último backup, que pode ser full ou diferencial. As maiores vantagens são a realização ágil e o fato de ocupar menor espaço de armazenamento. Mas, neste caso, a restauração costuma ser mais demorada.

Backup delta

Por fim, o backup delta é aquele que começa após o primeiro armazenamento completo. Desse modo, a cada novo backup, ele copia somente os dados que foram alterados, mantendo um histórico deles.

Além das formas de backup citadas, é importante você saber que existem diferentes tipos de armazenamento. O primeiro, ocorre em dispositivos externos e o segundo em nuvem.

Sem dúvida, as opções em nuvem, ou seja, aquelas que armazenam os dados em servidores na internet são muito vantajosas.

Mas, de acordo com especialistas, o recomendado é apostar no backup 3,2,1, conhecido como backup gerenciado. Pois, ele garante uma proteção de dados muito maior, já que as informações são armazenadas em diferentes ambientes, misturando opções locais e em nuvem.

Ou seja, neste caso, são feitas três cópias. Duas delas são guardadas em mídias diferentes e pelo menos uma, longe do ambiente corporativo.

Assim, caso ocorra alguma falha, ataque ou desastre, as informações da sua empresa continuam seguras.

Como escolher a melhor solução para o seu dia a dia?

Para terminar, queremos te ajudar a encontrar o melhor serviço e software para a infraestrutura de TI da sua empresa.

Afinal, analisar o dia a dia do seu negócio, é uma medida indispensável para escolher a solução certa para a sua demanda.

Portanto, caso queira garantir a melhor proteção de dados, o recomendado é ter alguns cuidados, como:

  • Observe o cenário: verifique quais dados deseja armazenar e entenda com qual velocidade precisa restaurar as informações. Do mesmo modo, veja se existe algum limite na capacidade de recuperação e defina as prioridades na proteção de dados da sua empresa;
  • Analise os riscos: descubra quais os maiores perigos enfrentados pela sua empresa e identifique suas maiores vulnerabilidades, para encontrar um software que atenda às suas necessidades de forma completa;
  • Pense no armazenamento: por fim, defina por quanto tempo seus dados devem ficar armazenados e a quantidade de informações que pretende manter. Afinal, se você espera guardar uma grande quantidade, precisará de um limite maior.

No texto de hoje, falamos sobre como o backup pode ajudar a garantir a proteção de dados na sua empresa.

Mas, em nosso blog, temos outros conteúdos que podem interessar a você. Em um deles, mostramos como a nossa calculadora de cibersegurança consegue te ajudar a analisar riscos e encontrar a melhor solução para o seu negócio.

Quer saber mais?

Então, leia o texto completo agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *