fbpx

Veja como as novas tecnologias impactam diretamente na segurança da informação

Transformação-digital-pode-ajudar-na-proteção-de-dados

Entenda as vantagens de usar inovações como inteligência artificial e criptografia  

Sem dúvida, estamos vivendo a era da transformação digital. Aliás, a crise do Covid-19 acelerou muitas tendências e fez com que inovações, que antes eram distantes, ficassem mais próximas. Hoje, por exemplo, o home office é um dos modelos de trabalho mais usados no mundo e deve continuar mesmo após a pandemia. Mas, como a tecnologia pode influenciar diretamente na segurança da informação? A resposta para esta pergunta, vamos te entregar ao longo do texto. Então, continue lendo o conteúdo e descubra como seus dados estão mais seguros com a ajuda de algumas revoluções tecnológicas.

O que é transformação digital e quais as suas vantagens?

Antes de falar sobre o impacto da tecnologia na segurança da informação da sua empresa, queremos explicar um pouco mais sobre a transformação digital. Primeiramente, trata-se do conjunto de processos que visam tornar as atividades sociais e profissionais mais modernas e adequá-las aos avançados tecnológicos que não param de surgir. Mas, vale lembrar que a transformação digital não é mais uma aposta. Hoje, contar com novas tecnologias e estar inserido no universo digital é praticamente uma obrigação. Entre as maiores vantagens desta evolução para o seu dia a dia como profissional de TI estão:

Ganho de produtividade

De fato, com a ajuda de boas tecnologias, você consegue otimizar processos, através de automatização, e ter mais tempo para focar em outras atividades importantes da sua rotina. Ou seja, a transformação digital é uma boa aliada para substituir ações manuais por fluxos automatizados, que podem reduzir erros, necessidade de retrabalho e tempo perdido.

Processos simplificados

Além da otimização, com a transformação digital, seus processos ficam mais simples. Pois, é possível integrar soluções e contar com recursos que facilitem as tarefas realizadas em seu dia a dia. Assim, você pode testar novas formas de trabalhar e aperfeiçoar suas atividades, garantindo resultados rápidos e ainda mais eficazes.

Redução de custos

Por fim, entre as vantagens da transformação digital para a TI, está a redução de gastos. Afinal, com a computação em nuvem, é possível cortar alguns custos com infraestrutura local. Além disso, a realização do trabalho remoto ajuda a diminuir, também, gastos com reuniões presenciais e viagens, por exemplo. Mas, para conseguir os resultados que espera, o recomendado é que você aposte em soluções robustas e que te entreguem tudo o que você precisa de forma rápida e eficaz. Inovações-ajudam-a-reforçar-a-segurança-da-informação

Como as novas tecnologias impactam na segurança da informação?

De fato, a cibersegurança vem enfrentando cada vez mais desafios. Afinal, os ataques virtuais crescem de forma considerável diariamente, oferecendo muitos riscos, tanto para as informações pessoais, quanto para os dados de uma empresa. Mas, algumas tecnologias estão mudando este cenário e podem ser muito vantajosas para a segurança da informação. Veja mais sobre 3 delas a seguir:

Blockchain

Para começar, o blockchain é um sistema que permite rastrear o envio e recebimento de informações pela internet. Desse modo, os códigos são gerados em pedaços que carregam dados conectados em blocos, formando uma corrente. A tecnologia pode oferecer benefícios para cibersegurança. Pois, registra todas as atividades de forma transparente. Assim, é possível identificar quando um novo usuário tenta acessar informações pela primeira vez, por exemplo. Com isso, pode ser mais fácil enxergar algumas ameaças e evitar os problemas.

Inteligência artificial

Além do blockchain, a inteligência artificial vem sendo essencial para identificar eventos desconhecidos na rede e impedir que perigos virem ataques reais. Com tecnologias como o machine learning, por exemplo, as máquinas aprendem e definem padrões, além de conseguirem identificar de forma rápida, intuitiva e eficaz, diferentes mudanças maliciosas na infraestrutura de TI.

Criptografia

Por fim, a criptografia é uma importante tecnologia que vem sendo fundamental para segurança da informação nas empresas. Afinal, caso algumas ações de cibersegurança falhem, ela oferece uma última e importante barreira para a proteção Para que você entenda melhor, a criptografia é um conjunto de técnicas que transformam as suas informações em códigos, que podem ser decifrados apenas por alguém que tenha a chave de acesso. Então, se um criminoso invadir os documentos criptografados da sua empresa, não conseguirá visualizar os dados do arquivo e verá apenas uma sequência de caracteres, que não fazem sentido. Desse modo, a criptografia garante que as informações sejam protegidas e acessadas apenas por quem tem o direito. Como você viu, algumas tecnologias são muito positivas para a empresa em tempos de transformação digital. Mas, você também precisa investir em algumas ações para reforçar a segurança da informação, como:
  • Treinar a equipe;
  • Realizar análises de segurança;
  • Promover testes de proteção;
  • Apostar em soluções seguras e potentes;
  • Considerar contar com suporte externo.
Sem dúvida, ao tomar esses cuidados, sua empresa consegue, não apenas acompanhar as evoluções e tendências tecnológicas, mas, também, manter os dados mais protegidos. Gostou do nosso texto? Então, que tal conferir um conteúdo que destaca medidas importantes para preservar a cibersegurança durante o home office? Leia agora mesmo clicando aqui! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *