fbpx

Descubra aqui o que pode prejudicar a segurança na nuvem

Computação-em-nuvem-é-vantajosa,-mas-exige-cuidados

Veja como garantir mais proteção na cloud computing

Você sabe como manter a segurança da nuvem na infraestrutura de TI da sua empresa?

Hoje queremos responder esta pergunta e falar sobre o assunto. Afinal, é cada vez mais comum que este tipo de sistema seja adotado em negócios de diferentes portes e segmentos.

Por isso, mostraremos a seguir, quais configurações ou erros podem colocar a sua rede em risco.

Então, se deseja saber mais para trabalhar de forma segura, continue a leitura e aproveite as nossas dicas!

As vantagens da computação em nuvem para sua empresa

Sem dúvida, o uso da nuvem é cada vez mais comum. Isso se deve aos benefícios oferecidos por esta tecnologia, que vem facilitando o dia a dia de gestores e profissionais de TI do mundo todo.

Aliás, não é à toa que a inovação deixou de ser uma tendência para ser uma realidade no mercado.

Para te ajudar a entender melhor, separamos as principais vantagens da computação em nuvem a seguir. Veja:

Agilidade nas mudanças

Com um servidor em nuvem, as mudanças são muito mais práticas. Pois, todas as configurações são feitas de forma rápida e remota e os resultados são sentidos em pouco tempo.

Além disso, quando os servidores estão em nuvem, a equipe não precisa ficar se preocupando com atualizações do hardware, já que o prestador de serviços gerenciados consegue realizar este trabalho remotamente, sem ter que pausar ou prejudicar a produtividade da empresa.

Mais segurança

Com a computação em nuvem, a sua empresa fica mais segura. Afinal, muitos riscos podem vir de falhas humanas, desastres naturais e, claro, ataques criminosos. Mas, com a cloud computing, é possível reforçar a segurança da informação e ter cópias de documentos e dados valiosos em um local que não seja físico, eliminando muitos perigos.

Do mesmo modo, trabalhar com a nuvem oferece, ainda, a chance de ter uma visão integrada de todos os dados e sistemas da empresa, melhorando a produtividade e diminuindo a chance de erros.

Disponibilidade

Os sistemas em nuvem oferecem mais disponibilidade aos dados, que podem ser acessados através da internet, a qualquer hora e local.

Com isso, a sua empresa pode ter a informação que deseja a qualquer momento, sem precisar acessar um dispositivo ou computador específico para isso.

Segurança-de-todas-as-camadas-é-indispensável

Como evitar a falta de segurança na nuvem?

Como você viu, trabalhar com servidores e soluções em nuvem, é uma decisão muito assertiva para empresas modernas, que desejam ser mais produtivas, reduzir erros e ter escalabilidade.

Mas, hoje, queremos apresentar alguns riscos que podem comprometer a segurança na nuvem. Assim, você conseguirá evitar os problemas e trabalhar de forma mais tranquila.

Confira os principais perigos abaixo:

Ausência de suporte

De fato, tanto na infraestrutura de TI, quanto nos sistemas em nuvem, imprevistos podem acontecer.

Por isso, contar com profissionais que realizem suporte técnico é uma atitude indispensável.

Aliás, não ter este serviço é um erro que pode comprometer, não apenas a segurança na nuvem, mas, também, os dados da empresa de um modo geral.

Portanto, não deixe de tomar este cuidado básico e garanta que as operações do seu negócio e da equipe da TI estejam sempre seguras.

Equipe despreparada

Sem dúvida, ao começar a trabalhar com computação em nuvem, é fundamental preparar os profissionais, para que eles acompanhem a evolução. Pois, um time que não compreenda a mudança, pode ser prejudicial.

Por isso, deixe claro o papel de cada colaborador nas ações que envolvam a TI e as informações da empresa. Desse modo, forneça conhecimento necessário para trabalharem com as novas tendências que vão surgindo no dia a dia.

Falta de proteção em alguma das camadas NIST

Como você sabe, os cibercrimes crescem em uma velocidade considerável e integram a lista das maiores preocupações de quem trabalha na área de tecnologia da informação. Pois, simples vulnerabilidades podem abrir as portas para ataques que causam estragos enormes nas empresas. `

Por isso, é indispensável proteger todas as camadas. Caso contrário, seus dados podem enfrentar perigos e prejuízos irreparáveis.

Portanto, caso queira eliminar o problema, adote o framework de segurança cibernética NIST, que fornece uma estrutura com diretrizes essenciais para gerenciar e reduzir os riscos de segurança na nuvem.

Ao apostar neste método, você consegue atuar em todas as camadas e garantir eficiência nas seguintes ações:

  • Identificar;
  • Proteger;
  • Detectar;
  • Responder;
  • Recuperar.

Aliás, a Strati tem soluções que podem atuar em cada uma dessas camadas, promovendo toda a segurança que a infraestrutura de TI da sua empresa precisa.

Os combos modulares Strati Guardian Powered by Sophos, são feitos para negócios como o seu, evitarem muitos riscos e garantirem proteção completa dos dados.

Se deseja saber mais sobre essas opções, clique aqui e fale com um especialista agora mesmo para tirar suas dúvidas.

Além disso, caso queira ler mais conteúdos sobre segurança na nuvem e outros assuntos do universo da tecnologia da informação, continue de olho em nosso blog e acompanhe nossas novidades!

banner-calculadora

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *