fbpx

O que um software de segurança da informação precisa para proteger sua empresa dos ataques virtuais?

Conheça-as-características-de-um-bom-software

Blindar os dados da rede de sua empresa só é possível, quando se instala um bom software de segurança da informação. Usar da tecnologia da informação a seu favor é, acima de tudo, um truque de inteligência, para se proteger dos ataques.

Aliados a uma política efetiva e a uma cultura organizacional que, sobretudo, mantém os colaboradores cientes das boas práticas de cibersegurança, esses sistemas podem atingir altos níveis de eficiência.

Sendo esse um tema crucial para a plena gestão dos negócios, confira nessa matéria, quais são os principais aspectos para você optar pelo melhor software de segurança da informação para sua empresa. Boa leitura!

O que é um software de segurança da informação?

Trata-se de uma classe de sistemas que age na identificação, na prevenção e no bloqueio de possíveis invasões, a partir dos códigos maliciosos.

Ainda assim, existem sistemas para prevenir os ataques ou, até mesmo, para limitá-los. Com isso, torna-se fácil a recuperação de possíveis prejuízos.

Mas, é sempre bom levar em conta que, com a evolução contínua dos códigos, em especial, dos maliciosos, é crucial confiar em um software que acompanhe esse avanço.

Quais são as principais características de um bom software de segurança da informação?

Em suma, são três os principais aspectos, quais sejam:

Funcionalidade

Nesse ponto, falamos em especial, sobre a total cobertura das exigências que o sistema se propõe a resolver. Assim, podemos citar, de forma exclusiva, a qualidade do desenvolvimento dos códigos, bem como:

  • A adequação sobre demanda: esse software deve atender, em particular, o negócio que vai adquirir esse sistema. Ou seja, respeitar as características da sua empresa e segmento;
  • Garantir os resultados esperados: não basta ter um software de segurança qualquer. Ele deve lhe trazer o resultado pensado, para que você tenha certeza de que essa é a escolha correta para a rede de sua empresa;
  • Deve ter a total operação em todos os sistemas usados na sua empresa: o sistema de cibersegurança ideal para sua empresa é aquele que protege todo e qualquer programa usado em sua companhia. O ideal é que ele blinde a sua rede, sem deixar nenhum tipo de falha;
  • Total segurança: um bom software é aquele que sempre recebe atualização de seus códigos, para reduzir as ameaças e mitigar as intrusões. Além disso, ele emite o histórico de uso, inibe falhas humanas e é acessível, de forma multifatorial;
  • Atua em conformidade com a legislação vigente: além de atender a legislação do setor que o sistema está atendendo, é primordial que ele esteja também, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a qual trata, portanto, da coleta, tratamento e divulgação dos dados da companhia.

Usabilidade

Confie em softwares que sejam fáceis de usar. Dessa forma, você terá:

  • Uma ferramenta intuitiva: assim, qualquer funcionário, com conhecimento básico em tecnologia, poderá operar o sistema, a fim de aplicar todas as suas funcionalidades;
  • Recursos funcionais: esse software agirá de maneira contínua, além de manter a comunicação sobre qualquer tipo de limitação que possa aparecer;
  • Níveis de desempenho claros: no início do projeto, esses níveis devem estar definidos. Com isso, torna-se fácil, portanto, a mensuração de desempenho da ferramenta.

Fácil Manutenção

Após a instalação da solução, é normal que apareçam alguns ajustes necessários, a fim de torná-la totalmente adequada à empresa. Por isso, é importante que se escolha uma solução que permita atualizações fáceis e baratas.

Além disso, é importante que, mesmo sofrendo ajustes, a ferramenta conte com o cuidado de manter todas as informações do banco de dados protegidas.

Outro detalhe sobre essa ferramenta, contudo, é a fácil identificação dos erros e falhas desse sistema. Esteja atento a esse ponto, a fim de ter uma rastreabilidade fácil.

Adaptação fácil em qualquer ambiente

Quanto mais fácil essa ferramenta for, sem a presença constante de um desenvolvedor ou do próprio criador do código, melhor é a solução. Isso porque, a aplicabilidade deve estar de acordo com todos os padrões de portabilidade vigentes.

Com isso, você obterá uma solução de alta escalabilidade e continuidade de operação.

Aprenda-a-escolher-o-software-de-proteção-ideal

Por que é importante analisar a qualidade do software de segurança da informação?

A união das diversas características citadas acima, resulta em um fator primordial, para a contratação: confiabilidade.

Ou seja, ao encontrar uma solução que reúna usabilidade, fácil aplicabilidade e baixo custo de investimento e manutenção, os resultados saem exatamente como o esperado.

Lembre-se, portanto, de que o software deve atender todos os requisitos do início do projeto de segurança.

Quais os tipos de softwares de segurança da informação

Firewall

Esse software bloqueia o acesso de usuários não autorizados, a um computador. Todavia, pode ser instalado como hardware ou software em sua rede. Ou, até mesmo, ter esses dois combinados.

Alguns sistemas já possuem o firewall instalado. De qualquer forma, é possível contratar o sistema, para fortalecer a proteção da rede e evitar invasões de hackers.

Antivírus

Evitam ataques aos computadores da rede, bloqueando os códigos maliciosos. Para tanto, eles fazem a análise e reconhecimento destes, quando há uma tentativa de invasão.

O antivírus também atua no bloqueio de ataques em curso. Ou seja, são capazes de pausar o ataque que já se deu início. Além disso, são capazes de reparar possíveis danos causados por invasões já realizadas.

No entanto, esse software é ideal para agir em invasões em que o firewall não foi suficiente.

Atenção a esses dois cuidados a serem tomados sobre esse tipo de software:

  • Nunca utilize mais de um antivírus no mesmo computador: essa ideia de que mais de um software aumenta a proteção é falsa. Instale o mais potente e mantenha apenas um;
  • Mantenha-o atualizado: todos os dias os códigos maléficos surgem. Portanto, é importante que seu antivírus esteja sempre atualizado, para garantir pleno funcionamento.

Antispyware

Para além dos antivírus, que bloqueiam ataques de malwares, o antispyware evita ainda, que os softwares consigam ter acesso à transmissão de dados do disco rígido individual, conseguindo roubá-los.

Ainda assim, esse software pode atuar com a remoção dos vírus, bem como, bloquear comunicações maléficas.

Invista em cibersegurança e dê um salto de maturidade importante!

Agora que você aprendeu como identificar os melhores programas de segurança para sua empresa, faça uma nova análise e perceba que, ter apenas um software instalado não é o suficiente.

Para garantir total eficiência, a Strati recomenda uma combinação inteligente, unida a uma estratégia que realmente blinde a sua rede.

Conheça o Strati Guardian Powered by Sophos

A mais nova solução para a cibersegurança de médias empresas, o Strati Guardian Powered by Sophos soluciona os principais desafios dos negócios.

Esse robusto sistema de segurança de dados pode ser aplicado de forma modular, de acordo com a sua necessidade. Sendo assim, ele atende os cinco principais requisitos de segurança, quais sejam:

  1. Prevenção: para evitar o surgimento de problemas;
  2. Proteção: assegura todos os ativos da rede, estejam eles em nuvem, local, home office, entre outros;
  3. Detecção: identifica comportamentos maldosos, bem como, ataques em curso;
  4. Resposta: atende aos eventos de segurança que poderiam acontecer ou já foram efetivados;
  5. Recuperação: recupera os danos causados por possíveis incidentes.

Um sistema de segurança atualizado, que integra combos modulares

O Strati Guardian conta com:

  • Cyberscan Strati: análise de vulnerabilidade, com serviço de Ethical Hacking, para identificar problemas na sua rede;
  • Intercept XDR: para além do endpoint e do servidor, puxando firewall, e-mail e demais fontes de dados, fornece uma visão holística da cibersegurança da empresa;
  • Soc 24×7: estrutura de TI e segurança da informação com atuação constante, proativa e disponível 24 horas por dia, 7 dias da semana;
  • Phish Threat: teste de usuários finais, a partir de simulações automatizadas de ataques, promovendo assim, treinamentos e conscientização sobre diversos cenários, desde o iniciante até o especialista. Tudo, disponível em 9 idiomas;
  • Optix: essa é uma plataforma de continuidade e segurança para ambientes de nuvem pública. Fornece, portanto, inventário atualizado dos servidores e ajuda na gestão de recursos e monitoramento da cibersegurança da empresa;
  • Sophos XGS: com desempenho Xtream em todos os níveis de preços, potencializa a proteção necessária para as redes diversificadas, distribuídas e criptografadas. É uma solução com conectividade de alta velocidade, capaz de lidar com as demandas massivas de trabalho.

banner-manual-de-boas-praticas

Solicite agora mesmo seu orçamento

Comprove o custo-benefício de ter sua rede protegida pelo Strati Guardian Powered by Sophos. Um sistema único, modular e que vai mitigar todos os riscos de sua empresa.

Entre em contato conosco agora mesmo e solicite o seu orçamento. Nossos especialistas estão à disposição para montar a melhor opção para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *