
Como o outsourcing de TI completo pode otimizar o trabalho de service desk das empresas.
10/02/2022
Conheça agora os benefícios de contar com uma solução com suporte de TI 24h
25/02/2022Aprenda como essa solução pode alavancar sua performance.
Existe uma dúvida muito grande, quando o assunto é consultoria de TI, que é sobre a eficiência desse recurso. Isso porque, a consultoria não é apenas um apoio ou suporte aos problemas diários que podem surgir na área de tecnologia.
Mas, é uma forma de extrair ainda mais resultados do seu negócio, a partir das boas práticas da tecnologia da informação. O consultor vai além das diversas atividades relacionadas à gestão de TI.
Por isso, nesse blog, você poderá entender como funciona a consultoria, como esse recurso pode ser tudo o que você precisa para otimizar os processos da sua empresa e aumentar seus resultados. Continue a leitura e entenda por que investir nesse recurso.
O que é consultoria de TI?
Antes de mais nada, vamos entender o que faz a consultoria de TI e qual é o papel que ela tem nas empresas. Podemos afirmar, portanto, que esse é o serviço prestado, para atender uma demanda ou necessidade de tecnologia da empresa.
Com isso, a empresa passa a ter acesso a novos conhecimentos, pontos de vista e habilidades que não existem na equipe interna. Isso porque, o consultor será capaz de trazer aos processos da empresa, um olhar mais detalhista sobre alguns aspectos que não eram vistos durante a rotina.
Na maioria das vezes, são detalhes muito pequenos, que podem ser solucionados com rapidez. Ainda assim, quando isso acontece, os resultados se tornam notáveis para a rotina.
Como funciona a consultoria de TI?
Esse é o tipo de serviço ofertado em alguns formatos diferentes, para atingir empresas dos mais diversos segmentos e tamanhos. Assim sendo, ela pode ser global, que é quando o foco é na melhoria de toda a área de TI da empresa.
Ou, especializada, que é quando o foco é exclusivo em um projeto ou processo específico. Para tanto, é importante que o consultor tenha know-how em áreas como:
- novas tecnologias;
- melhoria de processos internos;
- desenvolvimento;
- segurança da informação;
- suporte proativo;
- infraestrutura;
- qualidade e governança em TI.
Como isso é aplicado nas empresas?
Assim como a consultoria já conhecida nas demais áreas, como: marketing, recursos humanos, entre outras, a proposta da consultoria em tecnologia da informação também é trazer para dentro do setor, uma visão externa, que contribua com o desenvolvimento dos processos da empresa.
Ou seja, é através da elaboração de planejamentos globais e de longo prazo, ou da solução de problemas pontuais, que esse recurso pretende aprimorar a governança de TI.
Para isso, ao chegar na empresa, o consultor faz uma avaliação profunda sobre toda a infraestrutura e, com isso, consegue identificar falhas e propor correções e melhorias.
Um exemplo prático é a busca pela substituição de softwares que estejam obsoletos, por sistemas atualizados, para atender as demandas de maneira mais eficaz.
Além disso, esse profissional é capaz de negociar os valores com os fornecedores. Seja das licenças, do processo de implantação ou, até mesmo, de possíveis treinamentos que possam ser necessários, para a equipe.
Ainda assim, esse é um profissional que conhece as tecnologias mais atuais do mercado e, por isso, é capaz de atuar com:
- a implantação de estruturas de criptografia, para garantir a segurança da informação;
- planejamento da migração e da gestão documental;
- aprimoramento das modelagens de dados;
- treinamentos com a equipe, para sanar possíveis lacunas existentes;
- estruturação da infraestrutura de cibersegurança, bem como, a instalação de softwares como antivírus e firewall;
- entre outros.
É importante lembrar que, todas essas ações são identificadas e definidas pelo próprio consultor.
Como essa consultoria vai mitigar os problemas na sua empresa?
Uma das formas mais eficientes de manter a performance do setor em alto nível, sem dúvidas, é o planejamento e o acompanhamento dos processos de tecnologia da informação.
Com isso, é possível identificar possíveis falhas, aplicar ações corretivas e preventivas. Nessa linha de raciocínio, no entanto, é crucial lembrar que é a área de TI que faz a gestão de toda a infraestrutura e da rede de computadores que criam, captam e armazenam os dados do negócio.
Por isso, manter tudo isso em ordem é fundamental para garantir a produtividade, a segurança da informação e evitar que as atividades sejam suspensas por falhas.
Sendo assim, a missão da consultoria de TI é, justamente, ajudar a sua empresa a manter tudo isso em ordem.
Portanto, esse recurso funciona como o braço direito da sua empresa, pois, além de tudo, contribui para a inovação e digitalização do seu negócio.
Conhecida também como outsourcing de TI, a consultoria trará para o seu negócio:
Soluções em nuvem
Você já reparou que a nuvem é uma tecnologia cada vez mais presente no seu dia a dia? Ela está no uso das redes sociais, no acesso aos e-mails e, até mesmo, no uso de armazenamentos pessoais.
Mas, é importante entender como essa tecnologia se tornou indispensável para as empresas. Vamos falar de dois pontos a serem considerados.
O primeiro, é que a migração para a nuvem é uma realidade para toda e qualquer empresa que deseja se destacar no mercado. Isso porque, a nuvem é a tecnologia que elimina a necessidade de investir em equipamentos caros para servidor.
Ainda mais, possibilita o armazenamento seguro dos dados, e ainda oferece a disponibilidade da rede, bem como, os softwares usados na empresa. Para você saber mais, acesse aqui e confira outras informações sobre essa tecnologia.
Outro ponto, portanto, é o custo dessa solução. No geral, a pagamento sobre o uso de um espaço na nuvem é feito de acordo com a demanda. Ou seja, esse é mais um ponto de economia para a empresa. Pois, o valor é pago de acordo com a demanda do seu negócio.
A consultoria de TI pode, portanto, auxiliar no projeto de migração, desde a definição do espaço necessário, a escolha pelo melhor serviço com o melhor custo-benefício, o processo de migração e o treinamento da equipe, para o uso correto e seguro da solução.
Segurança de rede
Ataques hackers, vírus e outras ameaças tem como alvo, as redes de empresas dos mais diversos tamanhos. E isso faz com que a segurança da informação seja um tema de alta importância para os negócios.
Por isso, com a consultoria, é possível ter uma análise minuciosa sobre a segurança de rede da sua empresa e, assim, esse profissional poderá:
- Identificar possíveis falhar na estratégia de segurança da informação da sua empresa;
- Analisar os antivírus e outros programas já usados, suas atualizações e apontar aqueles que ainda são úteis ou que precisam ser trocados;
- Verificar de forma periódica a rede, para identificar possíveis invasões na rede;
- Instalação de Firewall, para proteção do tráfego de dados da rede, para proteger ainda mais a rede contra invasões e roubos das informações.
Fortalecimento das senhas
Um dos recursos mais usados, para controlar o acesso a softwares, arquivos e demais fontes de dados, é a senha. Elas são muito comuns no uso de redes sociais, intranet, bancos, redes sociais, e-mail, entre outros.
Com isso, um grande desafio é manter todas essas senhas seguras. Isso porque, como são várias, é comum deixá-las salvas no preenchimento automático. E, ao invadir a rede, os hackers passam a ter acesso a essa informação.
É possível perceber que essa, pode ser uma grande vulnerabilidade da segurança da informação das empresas. Portanto, é parte do trabalho do consultor de TI mitigar os riscos sobre esse recurso.
Para tanto, ele poderá utilizar de algumas estratégias, como a troca periódica das combinações, a instalação de gerenciadores de senhas, entre outras. Tudo isso, no entanto, será decidido de acordo com a necessidade da sua empresa.

Consultoria de TI e suporte técnico de TI são a mesma coisa?
Definitivamente, não! Existe uma diferença muito grande entre os dois serviços, que precisa ficar muito bem definida, para a contratação correta.
Como já entendemos no decorrer desse texto, a consultoria de TI é responsável por planejar as melhores estratégias de tecnologia para as empresas. Com isso, visa implantar esses planos para atingir uma performance ainda mais satisfatória.
De outro lado, temos o suporte técnico, que é o serviço que, de fato, coloca a mão na massa e realiza as operações de TI para a empresa. Por isso, é papel desse serviço, executar ações como correção de problemas e falhas, consertos na infraestrutura e mais problemas que possam surgir.
Sendo assim, é crucial entender que a consultoria complementa o suporte técnico, e vice-versa. De todo modo, ao buscar pelas soluções, é importante se lembrar da diferença, para fechar o contrato certo.
Entenda mais sobre as principais características e vantagens do suporte de TI, acessando essa matéria.

Vantagens da Consultoria de TI
Agora que você já entendeu tudo sobre o assunto, confira os principais benefícios de contratar essa solução:
1. Mais produtividade da equipe
Uma vez que todas as falhas são corrigidas pela consultoria de TI, computadores estão sempre em pleno funcionamento, o sinal da internet se mantém estável e o servidor está sempre disponível.
Por isso, não existe nenhum problema que atrapalhe a produtividade ou que cause paradas inesperadas, que comprometam a produtividade da equipe.
A boa consultoria previne que problemas na infraestrutura interrompam o trabalho da equipe e prejudiquem o faturamento da empresa.
2. Otimização dos processos e digitalização do negócio
Como já sabemos, existe uma variedade muito grande de softwares de automatização, que ajudam nessa otimização. No entanto, quem não tem muita noção sobre esses sistemas, pode fazer a escolha errada.
Por isso, o consultor será capaz de escolher a melhor opção, de acordo com o porte, a demanda e os aspectos da empresa. Esse é o caminho mais seguro, para a inovação e a digitalização do negócio.
3. Mais segurança da informação
Uma das principais responsabilidades do consultor de TI é a segurança da informação.
A atualização dos sistemas, instalação de novos antivírus, firewall e softwares de proteção que eles aplicam são, de fato, o que protege a rede do negócio de forma eficaz. Além desses, a consultoria ainda pode desenhar estratégias e processos referentes à cibersegurança.
Muitas vezes, as equipes internas não tem total domínio sobre esse assunto e, por isso, é importante que o consultor, com suas habilidades extras, garanta um monitoramento mais eficiente sobre a proteção.
4. Atualização Tecnológica
Como sabemos, a tecnologia avança em uma velocidade muito acelerada. Por isso, é muito raro que se tenha tempo hábil para acompanhar esse avanço. Além disso, é difícil aplicar todas as inovações no setor.
Isso requer muito tempo de pesquisa e análise das soluções que melhor atendem a empresa. E, para tornar esse processo mais fácil, a consultoria resolverá esse problema.
Isso porque, uma das principais tarefas do consultor de TI, é acompanhar e conhecer tudo o que há de mais novo e moderno em soluções tecnológicas. Assim, eles conseguem apontar as soluções que devem ser descartadas, atualizadas ou adquiridas, para atender as demandas da empresa.
5. Mais economia nos investimentos
Saber o que, de fato, funciona ou não, para a sua empresa, é crucial para a gestão dos gastos. O controle de licenças, compra de sistemas eficientes, equipamentos e outros recursos da infraestrutura é crucial, para que seja investido o certo, e manter a empresa funcionando.
Sendo assim, o consultor também é responsável por fazer essa análise e reduzir os custos com recursos que não fazem sentido para o negócio.
Outro ponto de comparação, no entanto, são os custos da contratação de um funcionário, para realizar essa atividade, e que pode ser muito mais alto que o da consultoria.
6. Expertise que faz a diferença
Faz parte da jornada profissional do consultor, uma série de cursos, preparações, pesquisas e atualizações sobre o setor em que atua. Sendo assim, quando a empresa é séria, ela faz a seleção cuidadosa de consultores, para compor o time.
Por isso, quando essa empresa é contratada, ela oferece aos clientes, uma consultoria de alta qualidade.
Portanto, considere contratar uma empresa que tenha, em seu time, profissionais certificados e com ótimas referências, para atender o seu negócio.
Alguma dúvida sobre isso? Aqui na Strati, nós temos uma equipe especialista em TI que é capaz de oferecer, para a sua empresa, as melhores soluções em tecnologia, através de uma consultoria de alta performance.
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